TRÁGICA OCORRÊNCIA

O telefonema no meio da madrugada:
- Alô, seu Tertuliano?...
- Ele mesmo que fala, é quem por favor?...
- Aqui é do oitavo DP,o Delegado de plantão Haroldo, o senhor pode comparecer com urgência? ...vou lhe passar o endereço, anote por favor e venha rápido.
- Tudo bem, pode falar DR.
E assim foi...Tertuliano sequer acordou a esposa que dormia pesadamente.
Chegou trêmulo a delegacia, e se apresentou ao plantão que o encaminhou ao delegado.
- Pois não doutor, sou o Jóca Tertuliano, o senhor me ligou...
- Sente-se bom homem, as notícias não são nada agradáveis...
- Mas o que aconteceu doutor, me fale por favor, homem!
- Seu filho chama-se Gercino, pois não? ...
- Sim doutor, mas o que ocorreu???
- Sinto muito, ele foi assassinado há poucas horas no Complexo do Alemão.
A notícia foi como um tapa na cara do pobre vivente.
- Mas seo delegado nós moramos na zona leste, ele não poderia estar na favela a estas   horas, estava vindo para casa, da zona norte.
- Mas ocorreu seu Jóca, coisas acontecem abaixo das nuvens sem a nossa vontade ou conhecimento.
- Mas o Gercino é um filho bom, trabalhador, quase nunca sai de casa de noite, sempre nos fala aonde vai, não acredito que tenha acontecido algo com ele.
- Todos dizem o mesmo, mas vem cá meu amigo, vamos até  o IML anexo a delegacia.
Jóca  seguiu o delegado, pernas bamboleando, lágrimas aflorando aos olhos, sensação de vazio e um ardume intenso e dolorido no estômago.
- Por favor, entre disse-lhe o policial... aqui temos o IML provisório: mas qual mesmo o sobrenome de Gercino?
- Antunes Sr. ... sobrenome Antunes...
- OK. Por favor, vamos descobrir o corpo e o Sr. o reconhecerá ou não como seu filho, basta um sinal,combinado?
- Está bem balbuciou tragicamente o desesperado cidadão.
- Descobriram o corpo – o estrago fora enorme, muitas balas alojadas em regiões fatais.
- E aí balbuciou o delegado...reconhece???
- Não sei, minhas vistas estão turvas, mas não se parece com meu filho.
- Mas como não? – Não é o Gercino Tertuliano seu filho???
- Esse é seu nome, mas aquele ali não é seu corpo! Tenho certeza, ai que alívio para o meu coração!
- Sinto muito cara, nosso IML está cheio de corpos que ainda não foram reconhecidos.
Vem comigo, temos mais este aqui, que vou tirar da gaveta e que tem o mesmo sobrenome de vocês...
Ranger do arquivo mórbido, cadáver já esbranquiçado pela rigidez da morte, hei-lo...
- Toda a esperança, a certeza de um enorme engano correram como águas ligeiras das corredeiras para o mar...
- Deus meu! Não pode, Deus..., meu filho! ... não posso crer...Tertuliano!!!
No lusco-fusco da madrugada uma figura grotesca  ziguezagueava pelas calçadas esburacadas do bairro mal iluminado, olhos fixos num ponto indefinido,a baba escorrendo-lhe pelo canto da boca,quase em grunhidos balbuciava palavras desconexas.
No horizonte o céu acinzentado anunciava mais um dia comum...
Histórias de violência se repetem diariamente principalmente nas grandes metrópoles do mundo.

                    
                 *******
A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano (João Paulo II)