A princesa desfem

Havia sido tão fácil entrar no castelo do rei Zelen de Velikopolie, através de uma antiga passagem subterrânea, que Milutin Rastoder descuidou-se justamente na parte principal da execução do seu plano: raptar a princesa Radana. O quarto da princesa estava às escuras, já que era madrugada, mas a janela fora displicentemente deixada aberta, posto que ninguém temia um ataque sem prévio aviso dos sentinelas que cochilavam em suas guaritas. Portanto, o mercenário esgueirou-se para dentro e ao olhar para a cama, mesmo na penumbra percebeu que ela estava vazia. Onde estaria Radana? Antes que pudesse virar-se, levou uma pancada na cabeça e caiu, desacordado.

- Pelos Nove Infernos... - resmungou ao recobrar os sentidos, algum tempo depois, com a cabeça dolorida. Estava deitado no chão do quarto, ainda às escuras, e solidamente amarrado, como logo percebeu.

- Quem é você? - Indagou uma voz gentil acima dele.

Um rapaz que tomou por um pajem o encarava, o rosto iluminado por uma vela num castiçal.

- Eu... sou um ladrão - mentiu Milutin. - Vi a janela aberta e resolvi conferir se havia algo para roubar.

- Um ladrão. Sei. - A expressão no rosto do pajem era de descrença. - Com tantas janelas abertas neste castelo, e você escolheu justamente a minha.

- A sua... ? - Milutin encarou o jovem, surpreso.

- Ah, não deve ter me reconhecido com os cabelos curtos - replicou o pajem, parecendo divertir-se. - A confusão é proposital. As roupas masculinas também.

- Então, você é... - murmurou Milutin.

- A princesa Radana. Ou, como eu gosto que me chamem, Rogan.

- Mas por que se vestir de homem e usar um nome masculino? - Questionou o mercenário.

- Isso te incomoda? - Radana/Rogan acocorou-se ao lado dele. - Você não é só um ladrão? Tanto faz como eu gosto de ser chamada... mas já percebeu que não sou a princesa indefesa que pensou que iria encontrar aqui, correto?

- Eu... - murmurou Milutin aturdido.

- Já sei que você não é ladrão coisa nenhuma, e ou veio aqui para me matar ou me sequestrar e pedir resgate. Em qual das duas categorias você se enquadra? Assassino ou sequestrador?

Milutin suspirou.

- Bem... na verdade, em nenhuma das duas, princesa... Rogan.

- Isso está ficando interessante - riu Radana/Rogan baixinho. - Se pretendia me levar viva, o que iria fazer depois? Casar comigo?

- Não, princesa; eu não - admitiu Milutin. - O rei Gavro, de Dugadolina, me pagou para sequestrá-la... ele pretendia casá-la com o filho mais velho dele, Davor. Assim, o seu pai seria obrigado a aceitar o acordo de fusão dos reinos que ele propôs e o rei Zelen não aceitou.

- É claro que meu pai não aceitou! - Irritou-se Radana/Rogan. - Davor iria mandar neste reino depois da morte do meu pai!

- Os seus filhos também - lembrou Milutin.

- Os quais não pretendo ter - atalhou secamente Radana/Rogan. - Enfim, acho que estamos perdendo tempo aqui. Eu vou chamar os guardas e você será empalado em frente ao castelo logo que o dia amanhecer.

- Ei, princesa Rogan... creio que posso lhe ser útil caso me deixe ir - apressou-se em sugerir Milutin.

- Se eu te deixar ir, nunca mais vou te ver - replicou ela.

- Mas e se eu lhe trouxer algo que permita controlar Dugadolina? - Indagou Milutin. - Por um bom pagamento, é claro.

- Se eu lhe deixar vivo, já será um excelente pagamento - replicou a princesa. - Mas qual é a sua ideia?

- Davor tem uma irmã, Dara, dois anos mais nova do que ele - disse o mercenário. - Eu sequestro a garota e a trago para cá; e aí, você, príncipe Rogan, se casa com ela. Pronto: por direito, passa a ser o futuro rei de Dugadolina.

- E se o rei Gavro decidir casar o filho com alguma outra herdeira? - Questionou a princesa.

- Não há nenhum outro reino próximo menor do que Dugadolina - lembrou o mercenário. - Davor só poderá contrair casamento com estas herdeiras se aceitar ser vassalo do sogro. A fusão só é possível entre Dugadolina e Velikopolie.

E foi assim que, meses depois, os reinos de Dugadolina e Velikopolie fundiram-se e adotaram o nome de Dugopolie, tão logo oficializaram o casamento de Dara e Rogan. A constituição do novo reino foi alterada para que somente mulheres pudessem herdar a coroa, e os filhos eventualmente nascidos de relações com reprodutores anônimos eram encaminhados para serem criados pelas Slujavke Hrama, as Servas do Templo, onde se tornavam escribas, acadêmicos ou sacerdotes.

Quanto a Milutin Rastoder, o príncipe Rovan deu-lhe terras e nomeou-o cavaleiro. A família Rastoder é conhecida até hoje por fornecer capitães da guarda para o castelo de Dugopolie.

- [28-11-2023]