Deusa ausente

- Como Cryppys encontrou a rota para a Savana Vana? - Questionei, um tanto desconfiada da veracidade da informação que acabara de me ser dada. - Mesmo para quem domina as técnicas do posicionamento dinâmico, essa não é uma tarefa das mais simples.

- O grimório, lembra? O repositório, como você o chama... - replicou Sybell, parecendo feliz por poder me dar uma lição.

- Quer me dizer que isso também está lá? - Ergui as sobrancelhas, incrédula.

- Eu lhe disse que esse era o "livro de poder" do Eastyn - reafirmou ela, confiante.

Há lugares que, embora se ouça falar deles, quase sempre são tidos como lendários, como o Jardim do Éden, ou a Savana Vana, também conhecida como Savana Dourada - embora, no momento, parecesse estar num período de seca. Era um território numa dimensão superior que outrora fora presidida por uma deusa, Vana, de cujo templo provavelmente eu vira as ruínas ao acordar. Se Vana ainda tinha seguidores, era uma incógnita, mas talvez Peter Key estivesse justamente indo ao encontro dos seus remanescentes - ou de quem os houvesse sucedido.

- O que houve com esse lugar? - Indaguei.

- Eastyn achava que Vana foi morta... e que tudo o que era sustentado pelo poder dela, perdeu eficácia - especulou ela.

- Se ele estava em busca de poder, este talvez não seja o melhor lugar para começar a procurar - ponderei. - Não sei se a deusa morreu ou não, mas isso aqui me parece bem decadente.

- Eastyn também achava que o conhecimento do "livro de poder" havia sido obtido de alguma antiga civilização destas terras, e que havia pistas sobre isso no templo de Vana... umas ruínas perto daqui.

- Sim, acho que as vi da janela do meu quarto. Foi para lá que mandou o Peter Key?

Ela me lançou um olhar especulativo.

- Eu não sei exatamente o que Eastyn procurava no templo, mas todas as vezes em que paramos aqui, mando o Peter dar uma boa olhada nas ruínas e fazer um relatório de tudo o que viu.

- Você não sabe o que está procurando, tampouco ele - repliquei em tom de desafio. - Parece que vai precisar de alguém com um pouco mais de conhecimento para ir dar uma olhada, não acha?

- Portia... eu nunca iria pedir algo assim tão perigoso para você - disse Sybell, juntando as mãos no peito. - Aquele matagal lá fora parece ser bastante traiçoeiro...

- Estava pensando justamente nisso - redargui. - E você não manda o Peter Key, de qualquer forma? Imagino que deva tomar medidas para, bem... proteger o seu patrimônio.

- Oh, sim... não sou tão esperta quanto você, mas domino o básico de proteção contra bestas de todo tipo - assentiu Sybell em tom circunspeto. - Bestas não-mágicas, naturalmente, mas Eastyn nunca me disse que havia algo de outro tipo aqui.

Uma terra mágica que fora exaurida de toda a magia, pensei comigo mesma. Se o seu poder provinha da deusa Vana, não havia resistido ao desaparecimento desta. Eu duvidava muito que ainda houvesse ali algo que ajudasse a decifrar o mistério do repositório interativo. Ou, talvez, toda aquela história fosse apenas uma diversão criada pelo Cryppys para desviar a atenção da sua verdadeira fonte de poder, nominalmente os Plátanos Paraninfos.

- Se não vou conseguir chamar o meu Leafty daqui, talvez depois possa dar uma olhada lá fora - sugeri. - Pelo menos, vou poder dizer que estive na Savana Vana...

- Sim, você almoça comigo e depois peço para o Peter ir te levar às ruínas; quem sabe, você não vê alguma coisa interessante?

Pelo menos, eu poderia tirar algumas fotos, avaliei. Se alguém iria acreditar nelas, era outra história, naturalmente.

- [Continua]

- [20-05-2022]