Os que andam sobre dois pés

Loxias costumava dizer à Aura, sem maldade, o quanto ela era feia.

- Como todos os humanos - replicava ela, sem se abalar com o comentário.

- O meu povo acredita que vocês, quadrúmanos, são uma espécie primitiva, um exemplo de como nossos remotos antepassados poderiam ter sido.

- Na verdade, embora vocês insistam em nos chamar de quadrúmanos, não temos quatro mãos - como os macacos - corrigia-o educadamente Aura.

- Mas vocês sobem em árvores, - insistia Loxias - o que comprova o parentesco.

- Não negamos o parentesco, - admitia Aura - mas nosso desempenho nessa tarefa, é pior do que o dos verdadeiros quadrúmanos. Eu, por exemplo, sou péssima subindo numa árvore...

- Poupe-me de imaginar esta cena dantesca - replicava Loxias, cobrindo os olhos com a mão direita.

- Pelo menos, você não fica tão chocado pela minha presença quanto alguns dos subaquáticos - provocava-o Aura. - Eles até nos toleram quando estamos nadando, particularmente se fazemos o nado golfinho, pernas juntas. Mas, quando saímos da água, caminhando, parecem estar vendo uma cena de filme de terror.

- Eu compreendo o ponto de vista deles, - declarava Loxias - embora ver uma criatura caminhar sobre dois pés seja corriqueiro para quem vive fora d'água; é primitivo e pouco eficiente, mas a deusa da perfeição não abençoou igualmente a todos os seres vivos...

Aura passou um braço pela cintura do amigo, no ponto onde o torso humano encontrava o corpo de cavalo e replicou:

- Nem todos nós tivemos a honra de nascer centauros, não é Loxias?

- Lamentavelmente para você, isso está correto - acedia ele, gravemente.

- [09-10-2021]