A chuva

_Menino, saia dessa janela.

_Mãe, eu preciso saber se vai chover.

_Você pode controlar isso?

_Não; claro que não.

_Então, sossegue. Não vai adiantar tentar fazer com que não chova. Lembra da sua tia Judite?

_Sim; o que tem ela?

_Bom, ela tinha labirintite.

_Tá, mas o que isso tem a ver?

_A labirintite é relacionada à tentativa de controlar as coisas.

_Sim, mãe, mas eu não quero sair na chuva.

_Eu entendo, querido. A chuva pode ser assustadora.

_Pois é. Não sei como essas pessoas conseguem ficar lá. E elas nem reclamam.

_Ah, filho, claro que não. Veja! Tem até algumas dançando nela.

_Eu tenho medo, mamãe.

_Filho, não veja as pessoas que dançam na chuva como inferiores a você. Você mesmo pode um dia estar lá. Perceba a importância de amá-las da mesma forma que você nos ama; nós, os “sequinhos”.

_Eu não as odeio, mãe. Eu só tenho medo de ser como elas. A chuva machuca. Você sabe que elas estão sempre espirrando e com frio. Eu prefiro ficar aqui dentro.

_Filho, o que você precisa saber é que, mesmo lá, na chuva, essas pessoas estão felizes. Não é porque elas estão lá que deixaram de viver, entende?

_Eu entendo, mas será que eu conseguiria ser feliz se estivesse na chuva; assim como elas?

_Ah, meu querido... Observe melhor essas pessoas. Está vendo aquela chama que elas guardam no peito? Aquilo se chama esperança. Elas sabem que a chuva poderá feri-las a médio e longo prazo, mas mesmo assim elas mantêm suas chamas acesas. Elas estão vivas e estão sendo felizes à sua maneira.

_É, mamãe, a senhora tem razão. Mesmo estando “sequinho”, eu devo vê-las como vencedoras. Elas são muito fortes.

_Você também é, filho. Agradeça por estar “seco” e aprenda que mesmo que estivesse molhado, você ainda poderia ser feliz.

Tom Cafeh
Enviado por Tom Cafeh em 03/01/2018
Reeditado em 24/01/2020
Código do texto: T6215954
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.