Salsa

- Eu peço coentro e você me traz salsa?

Olhei aturdido para o maço de ervas que acabara de colocar sobre o balcão da cozinha.

- Puxa... mas é tão parecido...

- É parecido mas não é a mesma coisa - respondeu pacientemente Emília, enxugando as mãos no avental. - Cheire para ver.

Cheirei. Coentro, obviamente, possui um cheiro forte. Salsa não tem cheiro de nada.

- É... é salsa mesmo - tive que admitir. - Imagino que não vai poder usar no filtro que estava preparando...

Emília deu as costas para o balcão, as mãos apoiadas no granito escuro.

- Não mesmo. Imagine se vou fazer um filtro de amor usando salsa! Salsa é para rituais funerários...

Parou subitamente, olhando o vazio, e após alguns instantes remoendo, estalou os dedos.

- Mas claro que posso usar! Só que não para a pessoa a quem se destinava originalmente...

Pegou o livro de receitas de capa preta e folhas amareladas no armário da cozinha, e começou a folheá-lo rapidamente.

- Ah, eu sabia! Aqui está!

E exibiu uma página manchada, onde alguém havia escrito como título em tinta azul: "Amoris Finis". Emília fechou o livro, colocando-o sobre o balcão, e, mãos no peito, recitou com ar de enlevo:

- "E agora me vou com o sol que se deita:

Meu dia é morto e minha lida foi feita.

Não mais para mim a adorável lua irá nascer

Mostrar o esplendor nos olhos de meu bem-querer;

Não mais estrelas nos achar irão;

Partimos sem resquício de esperança no coração;

Pois o Amor jaz morto, e em seu altar, mais,

Permanece em seu quarto, ornado por nossos ais!"

- Que coisa tétrica! - Exclamei rindo.

- "Amoris Finis", de George Frederick Cameron. Vou colocar a salsa nesse filtro e mandar para a sujeita que está embaçando a vida da minha cliente!

Abracei-a pela cintura:

- Amor, cuidado redobrado quando for preparar isso... luvas, máscara contra gás... não vá você cair vítima do seu próprio feitiço!

Ela segurou a minha cabeça com as duas mãos e disse, muito séria:

- Se eu me intoxicar, conheço bem o antídoto que vai me curar!

E tascou-me um beijo que quase me tira o fôlego.

- [09-06-2017]