Fique forte

- Essa coisa tem registro na ANVISA? - Perguntei desconfiado, examinando as letras miúdas impressas no rótulo do enorme frasco bojudo que tinha entre as mãos.

- A ANVISA não controla suplementos alimentares - respondeu o propagandista. - Mas não há nenhuma substância proibida na composição, ou já teriam suspendido a venda.

Nos últimos meses, o consumo do tal suplemento, MegaProtein Plus Gold, havia ido às alturas, desbancando praticamente todos os seus concorrentes do mercado. Claro, havia um "item secreto" na fórmula que não era divulgado pelo fabricante - afinal, se a Coca-Cola pode fazer isso, por que não eles? O certo é que o suplemento parecia entregar o prometido: aumento de força e massa muscular com um mínimo de atividade física. O sonho realizado de todo preguiçoso - e o pesadelo das academias de ginástica.

- Quem é o fabricante? É importado?

- O fabricante é daqui mesmo - respondeu o propagandista. - E como o Plus Gold está vendendo feito água no deserto, a ideia agora é construir novas fábricas e começar a exportar para os Estados Unidos.

Coloquei o recipiente multicolorido sobre o tampo de vidro da minha mesa.

- Não vão ter vida fácil com a FDA - declarei.

- Se não oferecer riscos à saúde da população, não vejo como a FDA poderá interferir - retrucou o propagandista.

Ele tinha razão, ponderei. O mercado de suplementos nos Estados Unidos era muito mais desregulamentado - livre, digamos assim - do que no Brasil.

- Os concorrentes têm feito acusações pesadas contra o seu produto - ponderei. - Uma delas, é que causa dependência.

- O senhor acredita realmente nisso? - O propagandista não parecia estar aborrecido. - O que faz com que as pessoas consumam nosso produto é o retorno que ele propicia.

- Mas tem que continuar comprando...

Meu interlocutor completou a frase por mim.

- ...ou perdem os benefícios obtidos. Não há nada de errado nisso.

- E sobre esse programa de adesão de usuários? Para quê serve?

- Os usuários cadastrados recebem descontos progressivos na compra de nossos produtos, kits gratuitos na indicação de novos cadastrados e até mesmo podem vir a trabalhar conosco, como multiplicadores.

Pelo tempo de experiência que eu tinha como comerciante atacadista, a história toda parecia quase boa demais para ser verdade. Havia algo escuso por trás daquilo.

- E o gosto? - Perguntei enfaticamente. - Já provou? É bom?

O propagandista sorriu.

- Ah, claro que sim. Nossos usuários afirmam, inclusive, que este foi um dos principais motivos que os fizeram trocar seus suplementos costumeiros pelo nosso.

E ampliando o sorriso:

- Por que o senhor mesmo não experimenta?

[19-01-2017]