O CICLO CRÍTICO

O CICLO CRÍTICO

No começo de tudo, antes até do Big Bang, eu sei por que estava lá; a vida não tinha oxigênio para se desenvolver, mas se desenvolveu. Os materiais inorgânicos nem oxidavam. Não sei quem, acho que foi o cara da manutenção, meteu oxigênio na coisa. Não deu outra: surgiram as bactérias, os vírus, os vermes e outros trouxas.

Não sei se vocês sabem, mas o sol não brilha só para (algas) alguns; também brilha para estes bichinhos citados acima. Em função disto qualquer dia destes estaremos matando bactérias a tiros. Sabe por quê? Por que a vida é uma loteria, para não dizer roleta russa; e, assim cada um segue com seu azar particular.

Não posso prometer um mar de rosas, tão pouco um tapete de espinhos; ainda que tudo seja semelhante a uma colcha de retalhos; onde um pedaço sim, salta um, o outro também, são dispostos conforme a lógica da coincidência, sem interferência da violenta realidade. Pior. Nada neste contexto é por acaso, há causas e efeitos, mesmo além do resumo do resumo.

Voltando as bactérias; fiz amizade com uma, muito legal. Conheci-a por acaso. Eu estava com uma úlcera péptica daquelas. E sem mais nem por que comecei a dar vômitos horrorosos; e, num deste saiu uma gosma esverdeada; e, nesta eis minha nova amiga. Não, lá não estava só ela, haviam milhares de outras, mas só fiz amizade com: PROCARIOTA. Nome diferente, mas bonito.

Nossa amizade começou pelo fato de uma curiosidade momentânea que tive. Não sou curioso. Mas dizem que o que tem que acontecer acaba acontecendo. Assim aconteceu.

Ao ver aquela gosma esparramada nas paredes da pia (lavabo para alguns). Se não sabem fiquem sabendo: gosma é quase uma cola, não escorre facilmente; por isto ficou ali grudada na pia. Pois bem, vendo aquela verdura resolvi movimentá-la. Mexi com o cabo da escova de dentes, para fazê-la descer. E nesta ação trouxe no cabo da escova minha amiga.

Ao subir a escova para uma observação mais apurada daquela substância que veio do meu interior, ouvi o primeiro berro:

- Me larga! Me deixa onde estava!

De imediato não atinei para o que ou quem poderia estar sendo tão escandaloso. A princípio pensei que fossem os moleques lá na rua. Mas no segundo grito:

- Seu filho da puta! Me devolva para junto das minhas amigas!

Percebi que aquela gritaria vinha da extremidade do cabo da escova.

E sem susto ou repulsa perguntei:

- Quem esta fazendo este escândalo?

- Não vê que sou eu!

- Eu quem?

- Procariota.

Foi aí que percebi de onde vinha o som, mas não via nada. Até por que vocês sabem: bactéria é visível só com microscópio.

- Mas quem é você Procariota?

Ela, agora mais calma, respondeu:

- Sou uma bactéria de alta estirpe que estava na sua úlcera.

Sou coração de manteiga derretida. Fiquei com pena da bichinha. Agora sozinha. Resolvi a questão. Lambi o cabo da escova devolvendo Procariota ao seu lar.

E o ciclo se repetirá indefinidamente.

(março/2011)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 25/03/2011
Código do texto: T2870273
Classificação de conteúdo: seguro