TERRA VIOLENTADA (texto sem a letra "U")

T E R R A V I O L E N T A D A

Fazer parte da Via Láctea... melhor, estar contida nesta galáxia não mais dá crédito à terra de planeta habitável, colosso verde, morada abençoada, como os viajantes do espaço chamam-na. Pois ao analisar bem de perto a “Terra”, com os pés em terra, a cabeça sobre os ombros, e não sonhando nem viajando na maionese, vemos coisas escabrosas, parecendo escondidas debaixo de tapete. Lá do alto são invisíveis, tais como a propagação da AIDS, o aparecimento do ebola, o retorno da cólera, a proliferação do câncer, o fanatismo religioso e político, a legalização da fome via boicote de países ricos contra países pobres, onde crianças morrem de inanição.

Também são males de passagem no nosso meio: televisão reacionária, imprensa marrom, analfabetismo político, ingratidão filial, indefinição dos sexos, trabalho infantil e escravo, exploração do corpo de machos e fêmeas, sofisticação dos crimes organizados, depreciação dos valores éticos e morais, degradação da família, espoliação dos trabalhadores, formação de cartéis de editoras de livros escolares, incrementação do tráfico e vendas de drogas nas escolas, enfim, daria para escrever livros e mais livros só com a lista de negativismo.

Porém contra a imprensa marrom e a televisão reacionária temos os jovens formandos saindo agora das escolas; contra a ingratidão filial temos o amor paternal, contra indefinição de sexos temos os casamentos com bodas de diamante, contra a degradação da família temos a volta de dogmas e valores antigos; e assim para cada ponto negativo temos dois, três, até mais saídas positivas, basta olhar sempre enfrente, e às vezes para trás. E também trabalhar. Gritar. Berrar.

“- Hei! Você! Está lendo. Está comendo, tem pão, né? Está vivo, está são, é sadio, né? Tem teto, casa para morar; tem amigos, tem emprego; o melhor, tem família. Agora olhe à direita, olhaste? Vire e olhe para o lado canhoto, olhaste? Veja os vizinhos, após estes, olhe mais distante. Você verá miséria, pobreza, desafeto, mãe matando os filhos ainda fetos dentro das placentas, pais violentando filhas, padres e pastores enganando os fiéis e ficando ricos, enfim atrocidades mil.”

“- Nós dois, você o leitor e o escritor, sabemos ser difícil consertar esta terra decrépita. Mas tentemos.”

“- Para começar vamos desejar bom dia às pessoas, onde estiverem e estivermos, independentes de ser nossos amigos, conhecidos. Ao mesmo tempo vamos sorrir, mas sorrir de verdade, não é arreganhar os dentes em careta falsa. Concomitantemente vamos acenar com as mãos separando o polegar e apontando-o para cima com o resto dos dedos fechados, em sinal de positivo. É o ato banal, mas é o início, e com o tempo faremos “o meio”, daremos abraços e beijos.”

“- O bom neste “concerto” é ele não ter fim, estará sempre iniciando e indo até o meio, indefinidamente”.

Amigos e inimigos sempre avante!

CRISTO! CRISTO! CRISTO! Não deixei os homens violentarem ainda mais esta terra já tão violentada.

(agosto/1985)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 16/02/2011
Código do texto: T2795094
Classificação de conteúdo: seguro