O FANTASMA DO MAGRICELA

Os anos de ditadura militar aqui no Brasil mostraram com exatidão para o povo que político é ladrão, militar se entrar na política também segue o mesmo caminho e com um adendo : a truculência e a covardia juntos e, gestor honesto da economia pública aqui no Brasil há bem poucos . Mas, a ditadura militar que foi de primeiro de abril de 1964 até 15 de outubro de 1985 foi chamada também de a quinta republiqueta das bananas pelos críticos, causou um estrago enorme na economia e no progresso do país, pois, quem mandava e desmandava estava pouco se lixando para o bem estar do povo e tinha deles que dizia gostar mais do cheiro dos seus cavalos puros-sangue do que do cheiro do povo . Todos viviam subordinados aos planos dos Estados Unidos e até hoje é desta forma. Só não percebe quem é idiota . Bom , pobre nunca teve vez e se o cara fosse militar era tratado como se fosse um rei . Ai daquele se ao menos contrariasse um pedido de um militar que no outro dia amanhecia com a boca cheia de formiga ,como eles diziam .

Breno e Brett eram da polícia militar nesta época da covardia militar e Breno já tinha feito parte de grupos de extermínio de pobres , como eles diziam : subversivos . Tinha matado muita gente e ainda de vez em quando era chamado para serviços extras. O Brett era mais calmo ,mais família e tirava o seu plantãozinho ,colocava a farda dentro de uma sacola e ia pra casa . Já o Breno mais afoito tinha um opala que rasgava os pneus na rua quando chegava em casa . Ambos eram casados ,mas, antes de irem a sua casa passavam na casa da dona Rose ,uma barbadiana que ao invés de ir mais para o Norte casou -se com um sargento de milícia valente feito um siri dentro de uma lata . Era uma negra alta ,forte que ainda batia nos filhos adultos e casados na frente de qualquer um . Breno mesmo apanhou dela na frente dos seus comparsas de extermínio e ficava de joelho e de cabeça baixa ,calado aguentando as cipoadas de galho de goiabeira . Depois a velha ainda o deixava de castigo e expulsava aqueles filhos da puta do seu portão. Era feio esse tipo de atitude ,mas, era a criação de antes .

Dona Rose além desses dois filhos que antes de chegar às suas casas tinham que vir dar abenção à velha ,ainda tinha mais duas filhas moças velhas que filho da puta nenhum podia encostar lá pra jogar conversa na cabeça dessas donzelas ,pois, a velha e os filhos não deixavam e no máximo Brenda e Brian iam à missa aos domingos com a velha . O sargento pai dessa gentalha havia sido morto numa emboscada feita por vagabundos que ele tinha espancado e tinham dado 66 facadas do pé do umbigo ao coração . Depois decapitaram o sargento e foi assim que Breno começou a caçar e a matar gente .

Certa vez à noite, Brian correu esbaforida pra sala dizendo que tinha ouvido alguém andando pelo quintal e foi na hora que estava todo mundo em casa e Breno diz para que fossem para o primeiro quarto , Brett ficasse vigiando a porta com a arma pronta e que ele iria dar a volta pela mata até chegar ao seu quintal . Foi dito e feito .

Nessa época, quem era militar podia tomar conta do que quisesse e o quintal dos barbadianos era imenso saia da rua beira-mar até dentro da Mata Atlântica de onde se ouvia os silvos característicos dos saguis ,as diversas cobras que se escondia sob as folhagens, as preguiças em cima das imbaubas e de vez em quando se via uma ou outra preguiça sendo capturada pelo Carcará, a chamada Harpia maior ave de rapina do Brasil.

Breno deu a volta por dentro da mata e pulou o muro que dava acesso ao quintal para não fazer barulho e deu de cara com um sujeito magrela sentado num monte de tijolo Breno de armas em punho;

-- Não se mexe ,vagabundo . O que você está fazendo aí?

Desconhecido:

-- Desculpe, senhor. Eu não quero fazer mal a ninguém. Sou o sacristão da igreja de São Sebastião.

Breno:

-- Vai vagabundo , não olha pra mim não ,porra . Deita no chão com a cara na lama e vai dizendo o que quer .

Desconhecido :

-- Eu já me encontro com a Brenda ,sua irmã faz uns tempos e sempre nos encontramos a essa hora aqui .

Neste momento Brett que já tinha ouvido a conversa toda do outro lado da porta, Abriu a porta e disse para o irmão:

Brett:

-- Neste caso , Breno, vamos chamar a Brenda para confirmar essa história!

Breno assentiu com a cabeça e chamou o restante da família . Por último aparece Brenda com os cabelos todo espetados e Breno lhe faz a pergunta:

Breno:

-- Você anda saindo com esse magricela ,Brenda?

Ela baixa a cabeça e os olhos . Olha para a mãe e para a irmã. Também dá uma olhada comprida para o magricela e faz não com a cabeça e diz.

Brenda:

-- Não, nunca o vi .

Era umas nove horas da noite e a brisa fria vinda do mar com aquele cheiro gostoso de maresia premeditava que haveria um temporal com as nuvens ficando com o tempo fechado ,haveria chuva ,sim senhor .

Breno diz para todos se trancarem e a dona Rose diz :

Rose:

-- Tenho ódio de ladrão. Mata essa peste Breno e, daí as moças-velhas começaram a chorar . A brenda mais ainda ,mas, não falou nada do seu caso amoroso com o sacristão e se desmanchava em lágrimas.

Breno pergunta a Brett se quer participar e Brett diz que vai ficar com as mulheres e depois vai pra casa que tinha umas coisas para fazer .

Breno:

-- Fechem a porta e só abram quando eu mandar .falou pro magricela ir na frente e pegar a pá que estava encostada à cerca e vai na frente seu ladrão.

O magricela chorava e repetia que não era ladrão, era apenas namorado da Brenda e há uns cem metros de distância do portão da cerca, ele obrigou o magricela a cavar seu próprio túmulo dentro da mata ,o quanto mais fundo melhor . Naquelas paragens de Costa Atlântica o que mais tem é terra e o terreno no geral é formado por terra que é muito mais fácil de cavar . Há mais ou menos um metro de profundidade e um e meio de tamanho ,Breno mandou parar e pediu para que ele orasse o padre nosso e ficasse de joelho no buraco . Quando o magricela ia terminando de dizer amém, recebeu um tiro certeiro no meio dos olhos e como se algo invisível o tivesse ajeitado no túmulo caiu certinho já no ponto de jogar a terra . O que fez Breno em menos de meia hora .e ao olhar para o céu caiu uma chuva que mais parecia uma torneira em sua cabeça. Colocou algumas rochas por cima do túmulo e a chuva aumentava e procurava pedras e mais pedras por cima do túmulo e depois foi pra casa com a pá e tudo . Meia noite e meia ele chega a casa e a dona Rose pergunta como foi e ele conta tudo à mãe.

Rose:

-- Bem feito . Odeio ladrão!

Transcorreu-se o outro dia normalmente ninguém tinha visto ou ouvido falar em nada e Brenda trancada em seu quarto estava doente e dona Rose olhava para ela com vontade de estrangulá-la e dizia :

Rose:

-- Se tu não se levantar daí para ir lavar os pratos eu arranco esses teus pixaim.

Brenda chorava feito criança em seu quarto e com os olhos inchados de chorar foi de noite lavar os pratos da janta que ela não tinha jantado e de repente no vidro da janela que dava para o quintal aparece a cara do magricela dizendo :

Fantasma:

-- Brenda , Brenda, Brenda ...

Ela viu aquilo e correu para a sala onde a velha e a irmã assistiam a TV em preto e branco e esbaforida começou a querer contar tudo de uma vez e ninguém entendeu e foram ver o que era e ,no momento a porta se abriu levando toda a chuva que caia desde a noite passada para dentro de casa e ficaram todos arrepiados . Correram para a sala e de lá da sala uma voz dizia :

Fantasma :

-- Brenda , Brenda, Brenda. Estou aqui . Vamos namorar .quero me casar com você.

E a dona Rose disse:

-- Te assuverte pro inferno seu monstro ,satanás, que ninguém quer você aqui .

Neste momento a porta fechou com tramela e tudo e elas saíram de trás da parede . Aí a energia foi embora e ficaram uma encostada na outra e de vez em quando alguém batia na porta como se quisesse entrar e o vento da tormenta trazia pelas infinitas brechas da casa o nome de Brenda como se fosse uma sinfonia maldita e as mulheres juntas se tremiam de pavor e não sabiam quando os filhos iriam lá por conta da chuva . Passaram a noite assim , corcoradas no canto da parede todas se tremendo de pavor sem olhar para nada e a energia não voltava e quando foi amanhecendo , aquele amanhecer molhado ,com cara de que nada iria mudar . Elas começaram a criar coragem e olharam para o dia e para a cozinha . Não viram nada e dona Rose ,mais que depressa diz :

Rose:

-- Vamos meninas . Arrumem as malas e vamos para casa do Brett . Antes vamos passar na igreja e rezar para aquela alma penada .

Brenda :

-- Não, mãe ! Na igreja não .

Rose:

-- Isso tudo é por sua causa, sua negra safada . E deu -lhe uns tabefes e disse:

Rose:

-- Vamos orar na igreja sim para ver se aquela praga deixa de nos atormentar.

E daí fizeram as malas com as coisas mais básicas e antes de irem para casa do Brett

entraram na igreja e a Brenda entrou de olhos fechados e toda arrependida começou a orar soluçando como se o inferno estivesse logo ali e ,quando abre os olhos ver o magricela lhe sorrindo ,com aqueles dentes alvos e os olhos cheios de vida . Ela vê o rapaz e diz :

Brenda:

-- Ele não morreu não. Olha ele lá !

Todas olharam para onde Brenda estava apontando e não viram nada e Brenda começou a chorar e a rezar o pai nosso e alguém por trás dela diz :

Fantasma :

-- Foi a última reza que rezei antes de ir ao pai.

Brenda voltou-se para ver quem era e sentiu um golpe de vento fedorento nas narinas e sentiu nojo e se levantou e saiu correndo não se sabe pra onde e daí as outras a acompanharam, deixando as malas que ainda se encontravam sobre o banco da igreja e, chegando a um certo ponto da cidade ,numa praça qualquer, elas pararam e começaram a entender que aquele fantasma não iria lhes deixar em paz e começaram a trabalhar um plano e chegaram à conclusão de que desenterrando o morto e fazendo um enterro descente ; mandando rezar uma missa para ele e confidenciando ao delegado que fizeram aquilo pensando que o homem era um ladrão ou um tarado e para ninguém ficar sabendo o enterraram nos fundos do quintal na mata Atlântica. Então, seria esse o plano .

Primeiro ,foram para casa do Brett que achou tudo aquilo estranho e logo em seguida chamaram Breno que havia feito o serviço e era mais chegado do delegado.

Breno:

-- Tudo bem ,se vocês querem assim . Assim será. Primeiro ,vamos desenterrar o cadáver e chamar o cabo Xerem para dizer que tudo não se tratou de um engano ,pois, o bicho estava querendo fazer mal a minha irmã e foi confundido com um ladrão .

Assim ,arquitetaram esse plano fajuto colocando como adendo as missas e novenas em memória do falecido . Foram falar com o cabo Xerém que assumia naquela época a delegacia da cidade de Alhandra no litoral paraibano e todos seguiram para o local onde se encontrava o presunto e mais os soldados Peixada e Babador . Chegando ao local da desova ,viram muitas pedras jogadas por toda a parte .Eram as pedras que o Breno havia colocado em cima da cova . Não viram buraco nenhum e cavaram não encontraram cadáver algum . De repente ,um enxame de abelhas daquelas africanas os atacaram e de longe ouviu -se no vento uma risada de prazer e ,em seguida o próprio vento encerrava com a frase : Brenda você será miiiinhaaa! E todo mundo arrepiado começou a correr de volta para a delegacia. Chegaram com os olhos e a cabeça inchada de tantas picadas de abelhas e o cabo Xerém que era bom em leis diz:

Xerém:

-- Se não há corpo não há vítima e se não há vítima não há crime . Está tudo certo . Ninguém veio reclamar o sumiço nem deram parte sobre desaparecimento... Tudo normal . Vida que segue ... Pega essa porcaria de álcool logo Babador e, todos passaram álcool nas picadas dos insetos e ficou dito que todo mundo voltaria a sua rotina ,sua vida normal sem pensar nesse caso e, Brenda desconfiada diz :

Brenda:

-- Se ele voltar ?

Xerém :

-- Manda ele ir para o inferno ,demônio . Demônio gosta de inferno ... Fale assim ,minha senhorita.

E foram-se todos recomeçar a sua vida como se nada tivesse acontecido e dona Rose entrou em casa pé ante pé como se em qualquer fresta estivesse escondido um demônio e vendo tudo normalizado se sentou na cadeira de balanço e pediu ao Breno que lhe trouxesse um copo d'água e Breno , o mais corajoso , foi à cozinha pegar um copo d'água . Ele deixa o copo na pia e abre a porta da geladeira e o copo cai da pia e se quebra . Ele olha para o copo a porta da geladeira se fecha e daí ele puxa a arma e diz :

Breno :

-- Se for homem apareça !

E uma risada longa e triste se ouve junto com o vento da brisa fria que vinha do mar e Breno abre novamente a porta da geladeira e fica segurando a porta . Então, pega o copo e o enche d'água e ouve -se o farfalhar do voo de centenas de mariposas batendo na porta e ele todo trêmulo e arrepiado volta para a sala e diz o que aconteceu . Todos se arrepiaram e quando dona Rose tomou a água disse :

Rose :

Quem vai levar o copo e a garrafa para a cozinha é essa negra sem vergonha que não deveria dar bola para aquele ordinário.

Brenda de cabeça baixa pega o copo e a garrafa e se encaminha para a cozinha e todos a acompanha com olhares aterradores . Ela foi e começou a conversar numa conversa baixa com alguém e todo mundo de ouvido na parede . Depois a conversa parou e ninguém viu Brenda voltar da cozinha nem ninguém tinha coragem de ir lá olhar o que estava acontecendo . Aí, Brett, o mais sensato ,diz :

Brett;

-- Era para ela já ter voltado . Vou lá olhar e ao voltar , o negro vinha cinza ,pois, não poderia ficar branco . Viu a Brenda enforcada na corda da rede que tinha na cozinha.

Dona Rose não aguentou o choque e quase que instantaneamente teve um AVC e Brett a levou para o SANDU em João Pessoa ,enquanto , o cabo Xerém batia na porta com os soldados Peixada e Babador com uma ordem de prisão para Breno , pois, tinham achado o corpo mais à frente estraçalhado por animais da Mata, e o padre tinha dado parte do sumiço do sacristão.

. Quando ele soube o que havia acontecido com a dona Rose disse:

Xerém :

-- A lei é para todos .

Porto Velho 03/01/2021

Professor J Silva
Enviado por Professor J Silva em 14/02/2023
Código do texto: T7719426
Classificação de conteúdo: seguro