138 - DISQUE AMIZADE

BREVE HISTÓRICO

Tudo iniciou com a chamada Guerra Fria, que foi uma ostentação de poder entre Estados Unidos e URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) ou, simplesmente , União Soviética que era um grupo de países do nordeste da Europa e que era encabeçado pela Rússia . Apesar desses dois países , Estados Unidos e Rússia, terem lutado contra o mesmo inimigo na segunda guerra mundial e terem saído vitoriosos , divergiam nos seus sistemas de governos :de um lado estava o representante do capitalismo, Estados Unidos, e seus aliados ( Inglaterra e França) países que têm um histórico de se aproveitarem dos recursos naturais e invadirem os países mais fracos ou de se apossarem de territórios mais avançados de outrem e, do outro lado estava a Rússia que liderava o comunismo com uma associação de países que têm os seus territórios congelados a maior parte do tempo com recursos naturais escassos e que nunca tiveram importância relevante para a história mundial .

Nesse jogo de poder quem se deu bem foi a população mundial que herdou as descobertas da corrida tecnológica produzida pelas duas esferas governamentais . Se de um lado o bloco comunista há tempos vinha cambaleando e com a queda do muro de Berlim em 1987,que era o maior símbolo da Guerra Fria, não resistiu ao consumismo expandido , por bem ou por mal num jogo de informação e contra - informação, por países de relevância histórica , mas, ninguém há de negar que os vermelhinhos também deixaram a sua contribuição tecnológica e cultural ao redor do mundo.

Este “Bum” tecnológico que hoje vivemos começou mesmo foi na década de 80 onde se popularizaram várias coisas que, antes eram exclusivas só para as forças armada, as agências de inteligência desses dois blocos antagônicos e às pessoas das altas classes social, e que foram liberadas para a população. Com a decadência do bloco soviético e do fim da Guerra Fria , a tecnologia das comunicações , como eram empregadas nesse jogo de poder ,era o teor principal em que as indústrias se empenhavam em expor ao cliente como o é até hoje.

O telefone que era um artigo raríssimo nas casas dos cidadãos passou a ter maior presença para a população e, para que se popularizasse mais ainda, as companhias telefônicas investiam em mil maneiras para que o cliente adquirisse uma linha que tinha um preço altíssimo . Uma linha telefônica naquela época tinha mais ou menos o mesmo valor de um carro popular e, quem adquirisse uma , teria o prazer de desfrutar do número 138 – DISQUE AMIZADE que não era liberado para quem usasse telefones público ,os chamados orelhões . Este serviço restrito ao público ,logo no início da expansão telefônica, consistia num canal entre pessoas solitárias ou com intenções sexuais as quais discavam esse número 138 e, simplesmente, via se havia alguém na linha para começar um papo...Se parecia muito com esse atual Bate- Papo da internet .Depois, esse serviço ficou acessível ao público em geral.

O que vamos contar – lhes é uma lenda urbana ,paraibana ,do final dessa década de ouro de 1980 :

JOÃO PESSOA 19/05/1989

23:55 h – Márcio : Olá, boa noite ! há alguém na linha?

23:57 h – Vanda : Olá !Quem está na linha?

23:57 h – Márcio : Oi, boa noite.

23:58 h – Vanda : Boa Noite ! Com quem eu falo?

23:58 h – Márcio: Com o Márcio...Quem é você?

23:58 h – Ouvinte : Oi, gostosa. Deixa esse trouxa e vamos conversar entre nós dois pelo fone 32402314... Liga aí que eu retorno...

23:59 h – ( pausa)

00:00 h – Márcio: Oi, boa noite!

00:00 h – Vanda: Oi! Você está aí?

00:00 h – Márcio: Ola´, tudo bom?... Vamos conversar? Eu só quero passar o tempo...

00:00 h – Vanda : Você tem uma voz grossa, bonita...Com uma voz dessa você deve ser um tipão!( risos )

00:00 h – Ouvinte: Deixa esse cara ,meu bem, vamos levar um papo nós dois . Eu não tenho a voz bonita , mas, tenho um pau delicioso...

00:00 h – ( pausa)

00:00 h - Vanda : Cara, você está sendo inconveniente .Eu não estou aqui à procura de sexo .

00:00 h – Ouvinte: Desculpe ,Chuchu ... Se você quiser anotar o meu telefone ,pode anotar 32402314...Vou repetir :32402314...Se você quiser ligar pra gente começar do início será um prazer...Me desculpe...

00:01 h – Vanda: Ok. Tá desculpado . Anotei ... Se der eu lhe ligo.

00:01 h – Ouvinte : Beleza .Vou ficar aqui na escuta.

00:01 h - ( pausa )

00:03 h – Márcio: Olá ! Há alguém na linha? ( Aquele vozeirão encantador preencheu novamente o 138)

00:03 h – Vanda: Oi ,você ainda está aí? Pensei que tivesse ido...

00:03 h – Márcio : Olá ! Ainda estou aqui...Muito solitário ,aliás! Gostaria apenas de conversar um pouco pra sair da solidão .

00:03 h – Vanda : Ah, eu também .Até minha filha chegar da casa do noivo dela.

00:03 h – Márcio: Você é casada?

00:04 h – Vanda: Não. Sou separada há dois meses ...E você?

00:04 h – Márcio: Sou viúvo . Minha esposa caiu e bateu a cabeça no chão... Ah ,deixa essa história triste pra lá... Eu sinto muito pelo seu casamento!

00:04 h – Vanda : Não ,não sinta não. Aquele safado tinha uma outra família e uma vida dupla.

00:04 h – Márcio: Como assim?

00:05 h – Vanda: Ele é piloto de avião e trabalha na VASP... Quando vinha para cá ficava aqui e quando ia pra São Paulo ficava com a outra família...

00:05 h – Márcio: Poxa! Como você descobriu?

00:05 h – Vanda: Me desculpe , meu bem, a minha filha chegou e é bom ela não me ver nesta linha.

00:05 h – Márcio: Ok, tchau.

JOÃO PESSOA 20/05/1989

23:45 h – Márcio: Olá, boa noite...Há alguém na linha?

23:45 h – Silvia: Oi, boa noite! Você deve ser cantor ou locutor de rádio (risos) ... Que voz bonita!

23:45 h – Márcio: ( risos)...Não senhorita, eu sou professor .

23:45 h – Silvia: Professor de quê? ... senhorita não, eu sou casada

23:45 h – Márcio: Educação física ... Poxa, nem é bom brincar com mulher casada (risos)

23:45 h – Ouvinte : Se ele não quiser eu quero delícia.

23:45 h – Silvia: Anota o meu número aí 32514401...Vamos bater um papo.

23:45 h – Ouvinte: Anotei

23:47 h – ( pausa)

23:48 h – Márcio: Olá, boa noite ! Há alguém na linha?

23:48 h – Vanda: Oi, é você de ontem à noite?

23:48 h – Márcio : Realmente ,eu estava aqui ontem à noite ,mas, não me lembro do seu nome.

23:48 h – Vanda : Ah ,meu bem, eu esqueci de falar pra você o meu nome. Eu sou a Vanda e estávamos falando a respeito da vida dupla do meu ex... Lembra-se?... O piloto da VASP?

23:48 h – Márcio: Ah, sim, lembrei!... Ontem você ia me contar como descobriu a vida dupla do seu ex-marido ... Como foi?

23:49 h – Vanda : Eu não descobri .chega um momento na vida das pessoas que elas têm que decidir e, ele decidiu pela outra família. Foi aí que me contou . Porém, ele ainda continua frequentando a nossa casa e eu tenho que aguentar tudo isso ,porque, ainda o amo e não tenho condições de levar a minha vida sozinha . (pausa)...

23:49 h – Márcio : Entendo! ( pausa)...Ainda continuam dormindo juntos?

23:50 h – Vanda: Não...Apesar de eu gostar dele não dou o braço a torcer...Ele dorme num outro quarto ...A minha casa é grande , tem vários quartos...

23:50 h – Márcio: Essa sua vida não é nada boa!

23:50 h – Vanda :É... Com certeza! ( pausa) ... Você tem um número para a gente conversar com maior discrição?

23:51 h – Márcio : Na verdade, eu não gostaria de dar esse número aqui ,porque, é do meu trabalho ,mas, se você dê-me o seu, retorno-lhe ...

23:51 h – Vanda : Posso fazer-lhe algumas perguntas ? ( pausa )...

23:51 h – Márcio : Fique à vontade!

23:51 h – Vanda: Primeiro eu vou lhe dar o meu número (pausa)...

23:52 h – Vanda : Alô, quem é?

23:52 h – Márcio: Oi, é o Márcio!... Tá limpo?

23:52 h – Vanda : Tá ... Daqui a pouco a minha filha vem pra cá . Ela está estudando para uma prova que vai fazer amanhã ... Márcio, você faz o quê da vida?

23:52 h – Márcio : Eu sou professor de Educação Física e policial civil.

23:52 h - (pausa)

23:52 h – Vanda : como você é? (risos) ... Assim...Pela voz, você deve ser bem gostoso?

23:53 h – Márcio : (risos)... (pausa)... 1,82 m , meio claro , olhos verdes esmeralda, cabelo castanho claro, cheio e liso, 90 Kg... Estou um pouco cansado ,porque, faço musculação e daí ,vim direto da academia para cá pro plantão...

23:53 h – Vanda : qual sua idade?

23:53 h – Márcio : Estou com 28 anos (pausa)...

23:53 h – Vanda : E com uma voz dessas é pra acabar (risos)... Você ensina onde? ... Estou lhe incomodando, Márcio?

23:54 h – Márcio : Não ... No SESI ... Já sei que é da natureza humana a curiosidade (risos)...

23:54 h – Vanda : (risos)... E sou mesmo!... (risos)

23:54 h – Bete : (barulho da porta abrindo)... Ei, mãe, a senhora me acorda amanhã cedo? A prova vai ser na primeira aula.

23:54 h – Vanda : Está certo, lhe acordarei cedo!

23:54 h – Bete : Ei, a senhora tá conversando com quem? (risos )...

23:55 h – Vanda : Vai ver se a sua irmã está dormindo e deixa de ser bisbilhoteira...

23:55 h – Bete : Tá Ok... Ele é bonito? (risos)... (abriu a porta e saiu)

23:55 h – Márcio : Poxa, que furacão!...( risos)...(pausa) Você tem duas filhas?

23:55 h – Vanda : (risos) ... Sim, uma mais velha do que a outra... Esta que saiu daqui é a Bete que tem 23 anos e está cursando engenharia na UFPB e a outra que tem 12 anos é a Lúcia...Oh, meu bem, eu vou ver como estão essas meninas ,amanhã conversaremos mais . Me interessei pela sua descrição ... ( risos)

23:55 h – Márcio : ( risos )...Ok ,tchau.

JOÃO PESSOA 21/05/1989

00:00 h – Vanda : Alô ,boa noite!

00:00 h – Márcio : Oi, boa noite

00:00 h – Vanda : Faz tempo que estou aqui perto do telefone ...Estava com medo que a minha filha atendesse (risos)... E aí, Márcio, quando é que a gente vai se encontrar?

00:00 h – Márcio : É só você dizer (risos)...Aliás, durante o dia eu só tenho a quinta – feira livre , porque, dou aulas de segunda à sexta -feira e à noite seria mais favorável para mim, pelo menos estou sempre pelo centro durante à noite ... Mas, terá que ser por essas horas(pausa)

00:01 h – Vanda : Por que por essas horas?... Você está com muito mistério!...Não pode ser na quinta – feira à tarde não? Ou no sábado ou no domingo ?

00:01 h – Márcio : Eu já lhe disse que trabalho de segunda à sexta – feira no Sesi e agora estou

treinando o time de basquete dos garotos que vão disputar os jogos estudantis... Vamos fazer o seguinte, Vanda ,você sabe onde fica a Central de Polícia aqui no Varadouro? Bem pertinho da rodoviária... É um prédio cinza bem antigo... Eu trabalho de plantão todas as noites aqui, até o Arimatéia voltar ...

00:01 – Vanda : Quem é esse Arimatéia ,Márcio?... Tu estás com muito mistério!

00:01 h – Márcio : (risos)... É um colega que foi resolver uns problemas pessoais em São Paulo e como ele é muito meu amigo eu estou tapando a vaga dele no serviço aqui. O normal é uma noite ele e outra noite eu ,mas, como ele foi resolver essas paradas ,eu aproveitei e vou tirar dois meses de folga: dezembro e janeiro, no mês de dezembro é ele que vai ficar na minha vaga ,mas ,eu vou estar terminando as aulas e janeiro eu viajo ao Rio de Janeiro (risos)...Não tem nada de mistério, só muito serviço...

00:02 h – Vanda : acho que nesses serviços todos aí deve haver uma esposa...Estou certa? ... Vai fala: como faço pra lhe ver?

00:02 h – Márcio : Já que você está com tantos receios faremos assim: eu estarei lhe esperando na frente da Central de Polícia , o mais bonito que tiver lá sou eu (risos)

00:02 h – (pausa)

00:02 h - Vanda : acho que você está brincando comigo ( pausa)...Você acha que eu vou sair daqui de onde moro ,em Manaíra, pra ir até a Central de Polícia no outro lado da cidade?

00:02 h – Márcio : Bom, se não for assim eu não vou ter tempo também de lhe encontrar ,principalmente, nesse momento de final de bimestre .Tá uma correria minha vida... E outra coisa, não tenho esposa nenhuma ... Já lhe disse : eu sou viúvo . O muito que tenho é de vez em quando eu ficar conversando com uma senhora por nome de Vanda (risos)... Você não me disse nada sobre você e nem por isso eu estou desconfiado ,pois, pela voz dá pra ver que você é uma pessoa do bem . Á propósito, como é você?

00:03 h – Vanda : você tem uma lábia hem! É de fazer avião cair (risos)... (pausa)...Bom, meu bem ,você perdeu de conhecer uma morena de cabelos cacheados e lábios carnudos de 1:70 m ,60 Kg e bumbum de causar tesão em qualquer marmanjo . Estou com 42 anos , mas, o povo vive achando que eu errei a minha idade .Não ligue mais pra mim não ,pois, eu não vou sair daqui lá pro outro lado da cidade pra lhe conhecer...Tchau ( Bateu o telefone na cara de Márcio) ...

JOÃO PESSOA 22/05/1989

23:50 h – Márcio : Olá, há alguém na linha? ( a voz melodiosa encheu o 138 novamente . Parecia o chamado da sereia hipnotizando os marujos )

23:50 h – Joana : Oi, fofo .Quem é você com essa voz tão bonita ?

23:50 h – Márcio : Olá, boa noite. Como você esta´?

23:50 h – Joana : ui, me arrepiei todinha agora (risos) ... Você fala de onde meu amor?

23:50 h – Márcio : Estou no trabalho .

23:50 h – Joana : Em qual é a rádio que você trabalha? (risos)... Só pode ser...Você tem um número pra eu lhe ligar pra gente marcar um encontro? ...

23:51 h – Márcio: Eu só quero conversar um pouco pra sair dessa solidão . Podemos conversar?

23:51 h – Joana : Eu quero mais do que isso, meu bem .Vou lhe passar um número se você quiser ligar pra gente se encontrar anote aí: 36164211

23:51 h – Márcio : Ok , obrigado.

23:51 h- (pausa)

23:52 h – Márcio : Olá, há alguém na linha?

23:52 h – Vanda : eu fico me perguntando aqui se você não tem nada melhor pra fazer não!?... Que trabalho bom é esse de ficar assombrando as pessoas de madrugada com essa voz hipnótica!

23:52 h – Márcio : Olá, quem é? Boa noite!

23:52 h – Vanda : Poxa ! Não está me conhecendo mais não?

23:52 h – Márcio : Oi, tudo bom? Você ficou nervosa ontem e bateu o telefone na minha cara!... Achei que não fosse querer mais papear comigo!

23:52 h – Vanda : Você falou bem : para papear você é ótimo , para outras coisas fica devendo!

23:53 h – (pausa)

23:53 h – Márcio : Nem sei mais o que falar pra você , meu bem .Também, não sei o que você quer de mim ... Você anda atrás de um envolvimento emocional? ... Olha, estou aqui . Já lhe falei que vivo ultimamente numa correria doida e nem malhando estou mais... Meia hora dar para você vir aqui e voltar... Eu sei que você tem um carro ... Não é possível que uma pessoa que mora em Manaíra não possa ter um carro... Então, eu pago a corrida do taxi de lá pra cá e daqui pra lá... eu também, fiquei com vontade de lhe conhecer. Fiquei babando quando você se descreveu e além disso sou chegado numa coroa (risos).,. Eu só acredito nas coisas vendo!

23:53 h – Vanda : Tudo bem... Vamos fazer assim: Eu não vou me expor na frente da Central de Polícia... Eu vou ao teatro Santa Rosa assistir a um espetáculo amanhã . É uma peça do Chico Buarque referente àquela música “Geni e o Zepellin” e como vai até tarde ,depois de sair eu darei uma voltinha pela rodoviária mais ou menos a essa hora que você pode e dai ficarei te esperando dentro do carro, perto da praça de taxi.

23:53 h – Márcio : Feito... Qual é o seu carro e que cor?

23:54 h – Vanda : É um Kadett Turim verde escuro ...Se você não aparecer até às 00:00h eu vou embora pra casa e nunca mais a gente se fala...

23:54 h – Márcio : Você não se arrependerá ,eu lhe garanto...Eu vou descer pra falar com você às 23:50 h depois disso não me espere mais .

23:54 h – Vanda está feito!

JOÃO PESSOA 23/05/1989

(Geni terminou sendo sacrificada para salvar a cidade do zepellin alemão com o que ela sabia fazer de melhor e a população mesmo sabendo da importância dela para a sua sobrevivência ainda lhe amaldiçoava ...O último ato terminou exatamente às 23:40 h )

23:48 h – Vanda : (para o seu carro após a última faixa de pedestre ,já subindo a ladeira da Sanhauá e de longe vê uma pessoa descendo de encontro aonde ela se encontrava . Era um rapaz branco , alto e muito bonito ,com o corpo definido que dava para ver através da camiseta sem mangas que usava e da calça esquente característica das que professores de Educação Física usam . Ele foi se chegando para perto sem olhar bem para o nada e se encostou no alambrado da rodoviária ... Vanda deu sinal de luz e ele se aproximou ... Ela abriu a janela )

23:48 h – Vanda : Oi, eu estou esperando alguém por nome de Márcio. É você?

23:48 h – Márcio : Sim...É um prazer lhe conhecer ,gata.

23:48 h – Vanda : ( abre a porta ) Vamos entra!

23:49 h – Márcio : Poxa! Eu nem acredito que você veio e teve essa coragem toda!?

23:49 h – Vanda : ( assim que Márcio entrou no carro Ascendeu um cheiro de alecrim ou sabonete Phebo . Um aroma delicioso)... Realmente você é tudo o que disse e ainda mais . Você tomou banho agora?

23:49 h – Márcio : Obrigado! Eu lhe disse que não ia se arrepender . Não ,não tomei banho agora .Faz um tempo...Você também é uma delícia. Igual ao que me falou... Pena que eu não possa me ausentar do local de serviço por muito tempo , se não a gente iria num lugar mais tranquilo...

23:49 h - (Se atracaram num beijo infindável e foram para o banco de trás que não era muito conveniente pelas dimensões do banco e também por estar perto de um prédio da segurança pública todo apagado sem um bico de luz aceso e portas e janelas quebradas . Enquanto mais Vanda encarava aqueles olhos que pareciam duas esmeraldas incandescentes mais se apaixonava e mais se perdia nos carinhos)... (pausa)

23:59 h - Vanda : Olha, meu amor .você me fez sentir viva novamente e espero que você me ligue a hora que quiser . Vou deixar você sair até chegar ao seu posto de trabalho depois eu vou...

23:59 h – Márcio : Espere minha ligação amanhã

00:00 h - (Se beijaram loucamente ,apaixonadamente e se despediram .Ele se foi subindo a ladeira e caminhando para uma Central de Polícia toda iluminada e sem defeitos)

JOÃO PESSOA 24/05/1989

23:40 h Vanda : Alô!

23:40 h Márcio : Olá, meu bem. Tudo Bom?

23:40 h Vanda : Eu não estou aguentando de saudades ,meu amor .Quando vamos nos ver de novo?

23:40 h – Márcio : Como eu lhe falei ,até o mês de outubro eu vou estar totalmente ocupado com o time de basquete que irá disputar os jogos estudantis e também neste serviço aqui, além disso vou começar a me preparar pra fazer um novo concurso para a polícia federal e já comecei a estudar . O único jeito da gente se ver é você vindo aqui ,meu amor. Eu sei que pra você é muito ruim ,mas, aqui é um serviço só de plantão e eu posso dar uma saída ou me ausentar por alguns instantes. Entretanto, você será recompensada quando toda essa agitação passar na minha vida.

23:40 h – Vanda : Tudo bem ,amor, eu serei paciente. Boa noite. Tenha um bom serviço...

JOÃO PESSOA 25/05/1989:

00:00 h – Vanda : Alô!

00:00 h – Márcio : Oi ... ( pausa)

00:00 h – Vanda : O que foi? Estou lhe sentindo muito triste . Aconteceu alguma coisa? Me conta!

00:00 h – Márcio : Não, não é nada não...(pausa)

00:00 h – Vanda : vai, fala...O que está lhe afligindo?

00:01 h – Márcio : Você quer ouvir mesmo o que tenho a lhe falar?... Primeiro quero lhe dizer que desde aquela noite não consigo parar de pensar em você e que lhe fiz alguns poemas que tenho vergonha de lê-los ... Pronto falei...

00:01 h – Vanda : Poxa, meu amor! É só isso, meu doce?... Olha se você quisesse vir morar aqui comigo eu estaria disposta a colocar as coisas daquele traste para fora e colocá-lo na justiça para ele ficar me mantendo ... eu já estive pensando nisto!

00:01 h – Márcio : Não, amor...Eu não quero me meter na sua vida nem na paz da sua família . Eu até acho que é melhor nós não nos vermos mais ... (pausa)

00:01 h – Vanda : O que é que está pegando meu anjo? Você tem mais alguma coisa para me dizer?

00:01 h – Márcio : Tenho!... Mas, só diz respeito a mim... E tenho vergonha, porque ,menti para você...Por isso eu queria lhe dar adeus !

00:02 h – Vanda : eu sabia !... Você é casado?.. . Um gostoso como você não estaria nunca solteiro .

00:02 h – Márcio : Não, não é nada disso . Eu já lhe disse que sou viúvo e não tenho ninguém...Quanto a isto eu não menti...Adeus, meu amor, me desculpe...

00:02 h – Vanda : Tudo bem , adeus ... Já que você quer assim... Quer me deixar sem ao menos um motivo lógico ... Você não gostou de mim ?

00:02 h – Márcio : Que é isto, meu bem .Você é uma musa inspiradora, eu só não quero é lhe envolver nos meus problemas . O que estou sentindo por você é que me faz tomar esta decisão de não lhe envolver nos meus problemas que são bem complicados...

00:03 h – Vanda : Então, me diga o que é pra eu mesma tomar as minhas decisões e não você tomar as decisões por mim...

00:03 h – Márcio : amor, eu quero lhe poupar ,mas, já que você insiste e eu já lhe dei adeus, vou lhe contar o que é .Mas, saiba que aconteça o que acontecer você nunca irá sair da minha mente, morena linda ...( pausa)...Bom, na verdade eu lhe menti em partes ,porque, sou policial civil e já fui professor de Educação Física , mas, não pude lecionar mais ,porque, estou preso...

00:03 h – Vanda : Preso?... Como assim, preso?... Eu lhe vi naquele dia solto !

00:03 h – Márcio : Pois, é ... Agora eu estou mais leve , porque, estou lhe contando a verdade... A minha prisão é semi - aberta e como eu tenho um emprego fixo e isso me dá garantia, eu tinha duas opções: ou ir cumprir a minha pena na penitenciária junto com os bandidos que eu prendi e trabalhar durante o dia e voltar à noite para dormir na penitenciária ou, cumprir minha pena na Central de Polícia em regime semi - aberto trabalhando direto e a cada três dias trabalhado diminuindo um da pena que é de doze anos . Eu optei pela segunda opção... Só que a Central de Polícia está em reformas e está funcionando no bairro dos bancários e esse prédio aqui quem está tomando conta dele sou eu ... Quer dizer : eu vivo aqui ; moro aqui.. Foi por isso que nunca falei onde morava...Desculpe ,meu amor .Eu não queria lhe envolver nisto ,mas, a minha consciência falou mais alto ... E adeus ...

00:03 h – Vanda : Espere aí! Não entendi nada do que você está me falando . O que aconteceu pra você está preso? Isso é verdade ou é só um jeito de me tirar de tempo?

00:04 h – Márcio : Amor, não prolonga esse interrogatório que para mim é um martírio ... Lhe amo, adeus . Fica bem e na paz deixa eu ficar sozinho.

00:04 h – Vanda : Não, agora que você começou vai ter que ir até o fim... Como você foi preso e como você tem acesso ao telefone?

00:04 h - Márcio : Por enquanto a reforma da Central é só na estrutura e não na fiação elétrica nem telefônica... Eu tenho acesso aos telefones e estou tomando conta dia e noite do prédio que consta mais de duzentos anos de idade ... A esta hora estou sozinho aqui e posso sair para onde eu quiser .Não tem ninguém aqui `a noite ,a não ser eu e, o superintendente ás vezes passa aqui pra ver como está indo a reforma ... Só isso... Eu fui preso depois de dois óbitos de vagabundos que o ministério público me acusou de matá – los só que peguei pena mínima e poderia tirar essa pena em regime sem-aberto ... Já lhe falei...Poxa! Estou me abrindo pra você ...

00:04 h – Vanda : Foi bandido? ... (pausa)

00:05 h – Márcio : foram dois ... mas , isto não vem ao caso . A questão agora é o meu amor e a minha vergonha por você... Desculpe por ter mentido tanto ,mas, você me pegou pelo coração ... Olha, eu estou vinte e quatro horas aqui e se você quiser passar aqui pra me ver estarei lhe esperando... É só ligar no número 32162426...Adeus...Lembre – se de que não posso sair ,tem que ligar antes...

00:05 h – Vanda : Tá ok... Você também sabe o meu número do telefone . ligue quando quiser.

00:05 h – Márcio : Obrigado pela compreensão . Beijo.

00:05 h – Vanda : Eu posso ver você amanhã lá pelas onze da manhã? Eu posso levar um almoço pra comermos juntos !

00:05 h – Márcio : Não, não pode ,pois, tem uma mulher por nome de Maria que tem um bar aqui em frente que fala tudo o que acontece ao coordenador, Dr. Carlos ,e isso iria pra minha ficha e eu seria trancafiado, isto é, a cadeia seria em regime fechado...Por isto, que eu só posso aparecer de noite . Ela fica o tempo todo me olhando... Aqui só pode vir gente da família: meu pai ou minha mãe ou parente que ela conhece...Já falei pra todos da família que deveriam conversar com ela...

00:05 h – Vanda : Poxa, achava que a minha vida era a pior que tinha!... Amor, eu estou louquinha pra fazer amor com você de novo... Eu posso ir aí de novo à noite?

00:06 h – Márcio : Pode se você quiser... É só ligar antes pra dizer que vem , porque, pode ter algum dedo - duro na área

00:06 h – Vanda : Pois, amanhã eu vou e vou ligar antes pra você ver se está tudo bem... Estou doida pra provar esse pau gostoso todinho na minha garganta...

00:06 h – Márcio : Vem que preciso disso!

JOÃO PESSOA 26/05/1989

23:30 h – Vanda : ( Para o carro bem em frente ao prédio centenário e ver o márcio com a mesma indumentária. Lindo, gostoso , cheio de músculos e aqueles cabelos escorridos por sobre o rosto ... Estava sentado num banco que circundava uma das castanholas)... Oi gato ,vem aqui !

23:30 h - Márcio : Estaciona mais na frente e vem aqui comigo .

23:30 h – Ela estaciona ao lado do prédio e se aventura nesta empreitada contra a solidão .Chega ao lado do amante e dá – lhe um beijo ardente de saudade... Ele leva – a para o lado escuro do banco afim de que ficassem mais encoberto pela sombra e depois a convida para entrar no prédio. Vanda reluta no início ,logo em seguida se convence de que não há viva alma na rua e segue seus desejos incontidos . ..Ao entrar no prédio ,ela vê que lá para dentro havia materiais de construção e muita água das chuvas dessa época...Márcio a carrega num corredor à direita onde entra num cômodo que havia uma cama de ferro num canto da sala arrumada com cobertores ,uma escrivaninha com uma máquina de datilografia, um criado - mudo ao lado da cama com um livro aberto como se alguém o estivesse lendo e um telefone em cima e perto da cama um ventilador enorme que fazia o maior barulho e ventania... Fizeram amor de todo jeito e em todas as posições ...trocaram juras de fidelidade e de amor eterno e quando foi duas da manhã ela disse que ia embora que estava tarde . Ele concordou e ela disse que viria no outro dia depois de telefonar...Ele concordou...

Cinco dias depois de tanto esperar por um telefonema do galã que conquistou seu coração ou de esperar que ele atendesse aos seus telefonemas, Vanda resolveu dar uma passada em frente à Central de Polícia de dia .Ela estava apaixonada novamente ,mas, não queria demonstrar seu sentimento ,porém, já tinha passado da hora do Márcio ter se comunicado com ela . Primeiro ,passou bem devagarinho olhando o imponente e histórico prédio que já tinha sido o primeiro hospital de emergência da ParaÍba e depois a primeira penitenciária estadual ... Deu a volta na quadra toda a qual se chama de praça Firmino da Silveira que tem aqueles pés de castanholas centenários e gigantescos . Viu a situação degradante do edifício e deu a volta parando na frente. Bem embaixo de uns dos pés de castanholas frondosos. A porta da frente estava trancada com um cadeado que de longe se via e as janelas quebradas dava pra ver o estado de abandono em que estava o prédio.

Do outro lado da rua havia ,realmente, um bar e ela decidiu tirar isso a limpo .Atravessou a rua e viu uma senhora com idade já avançada sentada numa cadeira de vime se balançando . Alguns homens que se torciam para ver o traseiro da linda morena a acompanharam até a Dona Maria:

Bom dia, a senhora é a Dona Maria ?

Dona Maria: Sim . O que a senhora deseja?

Vanda : Eu gostaria de falar com a senhora a sós...

Dona Maria : Pois não ( com esforço enorme se levanta e chama a estranha para sentar num sofá na sala)

Vanda: Dona Maria, eu gostaria de saber se essa Central De Polícia ainda está em funcionamento ou se tem alguém tomando conta dela ?

Dona Maria: Minha filha, faz dois anos que a Central está para ser reformada e até hoje nem começaram por conta de que as licitações foram fraudadas e teve até processo rolando por causa disto...Só sei que houve roubo ... Tinha um guarda aí até a semana passada, mas , também não pagaram ao guarda e não vi mais ninguém aí á noite...até fecho mais cedo, porque, isso aqui fica um breu e eu tenho medo... Só sei que perdi muito de clientela dos meninos que vinham aqui almoçar e beber.

Vanda: O nome desse guarda é Márcio?

Dona Maria: Não ... Moça, como é seu nome?

Vanda: Vanda ,por quê?

Dona Maria: Dona Vanda , a senhora está falando de um galego que tem uns olhos verdes ?

Vanda : Sim.

Dona Maria: A senhora é a terceira mulher que vem aqui conversar comigo a respeito desse cafajeste .O cara é vagabundo até depois de morto . Ele matou a própria esposa com um soco que deu nela aí mesmo dentro da Central e ela caiu por cima da balaustrada e bateu com a cabeça... Coitada. Depois o sacana para não ir para a penitenciária se enforcou no banheiro da sala da superintendência ... A moça ,esposa dele era médica e dava de tudo ao sacana e um dia pegou ele no flagrante com uma vadia que mora ali na esquina por nome de Sandra ...Ele não matou só a esposa não... A senhora quer ir ver a Central para comprovar o que eu estou dizendo?... O Dr. Carlos César é muito meu amigo e deixa as chaves aqui ...

Neste momento, Vanda tem um acesso de choro e se tremendo toda diz:

A senhora deve estar brincando comigo ,né?

Dona Maria: Ó Zé, traz um copo d`água aqui pra moça e depois vai chamar a Sandra e pede pra ela trazer uma foto do Márcio que ela tem .

Zé , um moleque de uns dezoito anos com jeitinho afeminado ,vem com um copo de água ,entrega para Vanda que quase não segura o copo e vai embora chamar a Sandra.

Enquanto o Zé se afasta Vanda começa a falar repetidamente : “não é verdade”

Dona Maria se senta ao lado da moça e segura sua mão e leva o copo à boca dela fazendo com que ela tome alguns goles e diz: É verdade . Não sou mulher de mentira não!

Daí a pouco ,aparece o Zé com uma loura de parar o trânsito por nome de Sandra .Lindíssima .Ela tinha uma foto do Márcio nas mãos

Dona Maria : olha, Dona Vanda ,esta é a Sandra que namorava o Márcio ... Trouxeste a foto dele?

Sandra : Sim . Está aqui! ... Aconteceu de novo, Dona Maria? Eu deixei duas moças esperando pra fazer escova.

Dona Maria pega a foto das mãos da vizinha e mostra para os olhos de terror da infeliz que vidrados viam o cabelo louro escuro escorrido, os olhos esmeralda e aquele perfil de astro que ela se apaixonou indo embora na escuridão do seu desmaio .

JOÃO PESSOA 31/05/1989:

Hospital Juliano Moreira ala de recuperação de traumas psicológicos :

23:40 h – Vanda : Alô ,tem alguém na linha ?... ( Risos ) ... (choro)... ( choro e risos)...

Quem tinha ido pegar a mãe foi a Bete depois de dona Maria pegar o número da terceira vitima em sua própria bolsa .Bete ficou transtornada com a história e vendo sua mãe naquela espécie de estado catatônico a levou direto para o hospital afim de que ela se recuperasse dessa história .

Bete estudava para fazer novas provas de matemática para concluir o semestre e de repente o telefone toca e desta vez foi direto, não foi pelo 138 . Enquanto sua mãe repetia como um gravador quebrado “Alô ,tem alguém na linha?”, Bete vai atender o instrumento do mal, o verdadeiro símbolo da frieza da Guerra Fria:

Alõ!Boa noite

Alô! Boa noite ! ... A linha se encheu com aquela voz hipnótica que a moça ficou maravilhada e disse:

23;40 h – Bete : Olá ,com quem eu falo?...

Dizem que este espírito ainda se materializa pelos grupos de bate – papos na atual INTERNET.

PORTO VELHO : 10/01/2019

Professor J Silva
Enviado por Professor J Silva em 30/01/2023
Código do texto: T7707573
Classificação de conteúdo: seguro