O bem do homem, versus o Bem verdadeiro: pouquíssimas pessoas começam tentando ser o pior possível

Quando você está discutindo a natureza do bem e do mal, está realmente em terreno complicado, pois muitas, ou a maioria das atrocidades do homem com o homem foram cometidas na busca equivocada do "bem".

Na sua arena de eventos, obviamente, o bem de um homem pode ser o desastre de outro, Hitler perseguiu sua versão do “bem” com uma intenção fanática inabalável. Ele acreditava na superioridade e retidão moral da raça ariana. Em sua versão grandiosa e idealizada da realidade, ele viu a raça "colocada em seu devido lugar", como mestre natural da humanidade.

Ele acreditava em características heroicas e ficou cego por uma versão idealizada do super-homem de um ariano forte na mente e no corpo. Para atingir esse objetivo, Hitler estava bastante disposto a sacrificar o resto da humanidade. “O mal deve ser arrancado.” Esse canto infeliz está por trás das crenças de muitos cultos, científicos e religiosos, e o reino ariano de Hitler foi um curioso entrelaçamento dos piores aspectos da religião e da ciência, nos quais suas tendências de culto foram encorajadas e estimuladas.

A arena política era o campo prático de trabalho em que esses ideais encontravam frutos. A ideia de Hitler do bem não era inclusiva, portanto, e quaisquer ações, por mais atrozes, eram justificadas.

Como os ideais indefinidos, inicialmente insolentes, de Hitler, de bondade nacionalista, se transformaram em uma catástrofe mundial?

Os passos foram os mencionados anteriormente, como aqueles envolvidos em qualquer culto. Os devaneios de Hitler tornaram-se cada vez mais grandiosos e, à luz deles, a situação de seu país parecia piorar a cada dia. Ele contou suas humilhações repetidamente em sua mente, até que se tornou um ambiente quase completamente fechado, no qual apenas certas idéias eram permitidas.

Tudo o que não era ariano, na verdade, se tornou o inimigo. Os judeus sofreram a maior parte por causa de seus sucessos financeiros e coesão, devoção a uma cultura que não era basicamente ariana. Seriam vítimas do ideal fanático de Hitler pelo bem da Alemanha.

Hitler pregou sobre o grande valor da ação social em oposição à ação individual. Ele transformou crianças em informantes contra seus próprios pais. Ele se comportou nacionalmente, como qualquer líder de culto menor em um contexto menor. Os judeus acreditavam no martírio. A Alemanha tornou-se o novo Egito, no qual seu povo estava assentado. Não quero simplificar demais aqui, e certamente não estou justificando as crueldades que os judeus encontraram na Alemanha.

Cada um de vocês cria sua própria realidade e, em massa, cria as realidades de suas nacionalidades e países, de modo que os alemães se viam como vencedores e os judeus como vítimas.

Ambos reagiram como grupos, e não como indivíduos, de um modo geral agora. Para todos os seus idealismos, ambos acreditavam basicamente em uma visão pessimista do eu. Foi porque Hitler estava tão convencido da existência do mal na psique individual que ele estabeleceu todas as suas regras e regulamentos para construir e preservar a "pureza ariana".

A ideia dos judeus também era sombria, na qual suas próprias regras e regulamentos foram estabelecidos para preservar a pureza da alma contra as forças do mal. E enquanto nos livros judaicos [do Antigo Testamento] Jeová de vez em quando aparecia com grande majestade para salvar seu povo escolhido, ele também permitia que sofressem grandes indignidades por longos períodos de tempo, parecendo salvá-los apenas no último momento , e desta vez, ao que parecia, ele não os salvou.

Apesar de si mesmo e de seus seguidores, Hitler trouxe à tona uma ideia muito importante e que mudou sua história. Todas as fantasias nacionalistas mais mórbidas que vinham crescendo há séculos em todas as nações, todas as celebrações mais grandiosas da guerra como o direito inalienável de uma nação de buscar o domínio, enfocaram finalmente a Alemanha de Hitler.

A nação serviu como exemplo do que poderia acontecer em qualquer país se o nacionalismo mais fanático fosse descontrolado, se as idéias de direito estavam alinhadas com a força, se alguma nação estivesse justificada em contemplar a destruição de outras pessoas.

Você deve perceber que Hitler acreditava que qualquer atrocidade era justificada à luz do que ele considerava o bem maior.

Até certo ponto ou outro, muitos dos ideais que ele defendia haviam sido aceitos há muito tempo nas comunidades mundiais, embora não tivessem sido adotados com tal descaramento. As nações do mundo viram suas piores tendências personificadas na Alemanha de Hitler, prontas para atacá-las, porque no fundo, elas também queriam fazer isso.

Os judeus, por várias razões, e novamente, essa não é a história completa, os judeus agiram como todas as vítimas do mundo, tanto os alemães quanto os judeus basicamente concordando com a "natureza nefasta do homem". Pela primeira vez, os modernos o mundo percebeu sua vulnerabilidade a eventos políticos e a tecnologia e a comunicação aceleraram todos os perigos da guerra. Hitler trouxe à superfície muitas das tendências mais infames do homem. Pela primeira vez, novamente, as espécies entenderam que só por si não significava certo, e que em termos maiores uma guerra mundial não poderia ter vencedores reais. Hitler pode muito bem ter explodido a primeira bomba atômica do mundo.

De uma maneira estranha, Hitler sabia que estava condenado desde o início, e a Alemanha também no que dizia respeito às esperanças de Hitler. Ansiava por destruição, pois em momentos mais sutis ele até reconhecia as distorções distorcidas de seus ideais anteriores. Isso significava que ele inconscientemente e frequentemente sabotava seus próprios esforços, e várias vitórias importantes dos Aliados foram o resultado de tal sabotagem. Do mesmo modo, a Alemanha não possuía a bomba atômica pelas mesmas razões. No fundo, a Alemanha não queria ser a Alemanha "ariana", mas queria sim, renascer e tornar-se a Alemanha que é hoje.

Agora, porém, chegamos a Hiroshima, onde esta bomba altamente destrutiva foi explodida, e por que motivo? Salvar a vida, salvar vidas americanas. A intenção de salvar vidas americanas era certamente "boa", às custas dos japoneses desta vez. Nesse sentido, o bem da América não era o Japão, e um ato adotado para "salvar vida" também foi planejado para levar vidas individuais.

A que custo “o bem” deve ser alcançado, e cuja ideia do bem deve ser o critério?

A busca do homem pelo bem, até certo ponto, gerou a Inquisição e a caça às bruxas de Salem. Politicamente, muitos hoje acreditam que a Rússia e a China são inimigos, e que, portanto, podem ser tomados quaisquer meios para destruir esses países. Claro, não mais meios bélicos...

Algumas pessoas acreditam que homossexuais e lésbicas são "maus", que de alguma forma lhes falta as verdadeiras qualidades da humanidade, e, portanto, não precisam ser tratadas com o respeito normal. Todos esses são julgamentos de valor que envolvem suas idéias para o bem.

Lembrem-se, pouquíssimas pessoas começam tentando ser o pior possível. Pelo menos alguns criminosos sentem que, roubando, estão simplesmente corrigindo os erros da sociedade. Não estou dizendo que esse é o único motivo, mas de uma maneira ou de outra eles conseguem justificar suas atividades vendo-as em sua própria versão do bem e do certo.

Você deve perceber que os fanáticos sempre lidam com ideais grandiosas, ao mesmo tempo em que acreditam na natureza pecaminosa do homem e na falta de poder do indivíduo, são congregações de pessoas que têm medo de afirmar sua individualidade, que esperam encontrá-la no grupo ou que desejam estabelecer uma individualidade conjunta, e isso é uma impossibilidade.

Os indivíduos verdadeiros podem fazer muito por meio da ação social, e a espécie é social, mas as pessoas que têm medo de sua individualidade nunca a encontrarão em grupo, mas apenas uma caricatura de sua própria impotência.

Os chamados líderes religiosos do mundo deveriam aceitar que não precisa haver uma explicação específica para as suas existências mágicas. Ninguém precisa ser o detentor dos direitos autorais dessa informação, sendo o mais forte, mais rico, e organizado com o maior número de pessoas em suas fileiras. Mas isso demanda um longo caminho, é claro...

O bem portanto não é só aquele que faz bem para você, mas também aquele que atinge o outro. O bem é um "holos", ele não pode ter só um lado.