Pra que a vida presta, se é tudo um teatrinho?

PERGUNTA: anônimo

Bom, no teatro o ator ganha muito mal uns guebos para se sustentar durante a temporada da peça. E na vida?

Que me perdoem os espiritualistas de carteirinha mas esse papo de evoluir até o C fazer bico já não me convence mais!

Na terra fazemos cursos/faculdade/escola (evoluímos) por um simples motivo: ter status profissional para você não morrer de fome.

Ninguém faz um curso maldito de faculdade cheio de encheção de linguiça (pra manter você enriquecendo os donos da universidade por semestres e mais semestres) por 5 anos ou mais, gastando R$ 900 reais por mês quando se ganha R$ 1030, pra viver recitando poemas ou por hobby, quem se submete à tamanha "evolução"(graduação) , quer é mesmo ganhar mais dinheiro ou se tornar de uma classe social maior.

Quem quiser como eu, deixar de ser miserável e passar a ser de classe média, do tipo que compra um HB20 branco e já se acha de elite, precisa ralar para pôr no mínimo 27 mil na calda de uma faculdade... Pois é, isso é evolução na terra: decora-se de tudo para ganhar um status por meio de um diploma, para manter a sua empregabilidade ou ganhar mais.

A propósito, nem faculdade eu fiz!

Já a vida, os espíritas ortodoxos dizem que é pra evoluir, evoluir, ter amor, amar, mas não falam pra que! Na terra eu posso escolher não evoluir e ficar trabalhando em subempregos pelo resto da vida ou virar mendigo. Já na evolução espírita, eu sou obrigado a evoluir tanto, mas pra que? Tudo que nos esforçamos para fazer ou fazemos para ganhar algo no final ou porque somos forçados a fazer por algum explorador que quer nos adestrar. Por exemplo, o homem domina o gado, então para ele, o gado evoluir é crescer rápido, engordar, ter uma boa carne flácida para depois morrer cruelmente e dar prazer para o homem que o devora num lanche do MCdonalds. Detalhe: assim como nós, o gado não sabe por que vive e só sente o que irá lhe acontecer, as vezes até chorando, quando está na fila da morte nos abatedores nojentos.

Bom, se a vida é evoluir tanto assim e se não formos gado, presume-se que tanta evolução terá o seu uso cobrado em algum lugar que será ainda mais desafiador. Meu pai! pra um lugar ser mais desafiador que a terra, deve ser o mapa do inferno rascunhado em braile e xerocado depois!

E se eu não quiser mais evoluir e ficar lá vagando no espaço até cansar? Qual o problema? Vai me faltar energia? Onde está o respeito às diferenças? Se eu sou obrigado a nascer nessa desgraça ruim e ainda em todas as condições que eu não desejo, fica claro que eu tenho um dono ou patrão, e como todo patrão, ele tem interesse em explorar a minha mão de obra. OK, mas o que eu ganho com isso? Amor? Sou gay e nessa terra ninguém quer amor de gay, vamos ser sinceros! Sem falar que amor só da dinheiro para quem trabalha de mulher da vida.

Alguém aí que tem contato com o sobrenatural poderia perguntar para algum espírito pra que vivemos se tudo é um FAZ DE CONTA? Se bem que me falaram que até os espíritos são enganados nesse caso.

Detalhe: não quero evoluir, não quero ser Jesus, não quero ser Deus, quero ficar em paz com condições de me manter financeiramente e fisiologicamente, mais nada.

Eu não me acho tão inferior e ruim assim a ponto de ter obsessão em evoluir, afinal, o termo "evoluir" para os espiritualista é algo bem subjetivo e impreciso que nem eles sabem o que é.

Evoluir na terra é fazer 500 faculdades, ser um psicopata e se bancar a ser o espertão que quer ser um alpinista social.

Evoluir no ponto de vista reencarnatório é nascer de novo pra rever o mal que eu causei em outro teatro a outro ator onde o outro ator fingia que sofria. Então existe uma plateia se divertindo com o meu sofrimento? Que nexo tem voltar na terra pra rever o que eu fiz se tudo é novela da tv globo?

Já imaginaram: a Beatriz Segall vai ter que fazer milhões de novelas ganhando pouco e em locais ruins só por penalidade dela ter feito a vilã Odete Roitman ! Que coisa sem nexo, sem sentido, pois é, os espiritualistas pintam a vida assim: pagar por ter fingido ter feito mal a outro personagem que fingia sofrer. Isso é sem nexo!

Me ajuda aí pessoal!

Bom, no teatro o ator ganha muito mal uns guebos para se sustentar durante a temporada da peça. E na vida?

Que me perdoem os espíritas de carteirinha mas esse papo de evoluir até o C fazer bico já não me convence mais!Na terra fazemos cursos/faculdade/escola (evoluímos) por um simples motivo: ter status profissional para você não morrer de fome.

COLOCAÇÃO:

Bem, para variar você está interpretando tudo pelo lado mais pessimista que consegue. Parece que você se esforça para ver só o lado mais superficial das escolhas.

É óbvio que estudar gera melhoria do aspecto financeiro da vida. No mundo todo é a estratégia que mais resultado oferece para diminuir a desigualdade, mais que outras várias medidas, que em geral tendem a ser anuladas pelas contra-estratégias do capitalismo. Mas nem todo mundo tem essa visão tacanha da vida.

Você pode fazer uma criança estudar ameaçando de bater nela caso ela não se sai bem na prova, ou treinando-a sutilmente para a corrupção, oferecendo prêmios caso ela tire boas notas... Depois ela cresce e varia aquele tipo de adulto travado que só pensa: “vou fazer isso aí por que? o que vou ganhar com isso?”. Mas você também pode educá-la para entender que o estudo amplia sua capacidade de compreender a vida e os fenômenos que a cercam.

Então você pode ter vários tipos de alunos em sala de aula, gente de mentalidade interesseira que só está ali para se posicionar melhor socialmente, mas também terá gente séria, que reconhece a importância do conhecimento e tem humildade suficiente para aceitar aprender com quem sabe mais. É como a discussão sobre salários iguais para todo mundo ou salários diferentes em função do que os interesses do mercado valorizam mais. Quem acha que precisa ter salários diferentes costuma alegar que se todos ganhassem o mesmo salário ninguém teria estímulo para se dedicar às profissões mais qualificadas, que exigem muito mais anos de estudo. Só que esse argumento fala mais sobre suas próprias limitações do que sobre o mundo, porque quando uma pessoa usa esse argumento você já sabe que ela tem vocação para “se prostituir” né? Já que ela parece considerar que somente o salário leva as pessoas a avançar em algo, e não a curiosidade, a afinidade com certas atividades, as vocações individuais, a satisfação pessoal. E esse tipo de pessoa, que vive só para o dinheiro, acha que todos são assim, mas não são.

Muitos não seguem esse padrão. Eu mesmo não trabalharia em banco por nenhum salário do mundo. Conheço um cara com mestrado que abriu um restaurante de Sushi, ele é o cozinheiro, porque ele descobriu que não tem perfil para ser pesquisador( que terá de passar a vida toda estudando) . Outro, com pós doutorado em fisiologia animal, idem, virou vocalista de uma banda , e abriu um micro-negócio de doces, e é ele quem faz os doces, porque gosta de cozinhar. Foi vendo que a ciência não era bem o que ele pensava, perdeu a confiança em se dedicar a ela pelo resto da vida. Assim como muitos professores de ensino fundamental e médio poderiam ganhar bem mais trabalhando com vendas, mas na sua maioria são pessoas que acreditam na importância do que fazem, apesar se ser uma profissão pouco valorizada. Agora, se a pessoa não tem essa satisfação pessoal com o que faz, o lado financeiro passa a ser seu único motivador.

Da mesma maneira, tem gente que procura levar uma vida correta porque acredita que isso é o melhor a fazer. Já outros precisam ser ameaçados com fogo do inferno para deixarem de se comportar como predadores com outros seres humanos, ou para não passarem o dia “movidos a álcool”. É por isso que há variedade de crenças e religiões, cada um o seu nível escolhe aquilo que funciona para si.

Assim como na vida física, se você escolher ficar de fora do sistema, você sofre as consequências materiais disso mas não parece ver nisso nenhum problema, a julgar pela sua pergunta, também na espiritualidade sofrerá as consequências espirituais disso, então não há porque ver problema nisso né? Trata-se de coerência. Em ambos os caso você terá escolhido a forma mais difícil de viver, e em ambos os casos terá dificuldades por isso. Se não vê um caso como obrigação, não tem porque ver o outro dessa forma.

Quanto a não falar para que evoluir, ter amor, etc... ora, pelo motivo óbvio, explicado em tudo quanto é tradição religiosa,a que você colhe o que planta:

Se você quer ter uma experiência de vida agradável, ou menos desagradável, tem que reduzir a quantidade de lixo emocional que joga sobre os outros, porque isso é como cuspir contra o vento.

É o mecanismo da nossa matrix funcionar assim, então sabendo disso você procura jogar de forma inteligente, usando as regras a seu favor e não contra você que é como o pessoal metido a revoltado gosta de fazer.

Não estamos em guerra uns contra os outros, estamos todos no mesmo barco. Então antes de defecar no meio do barco você precisa lembrar dos seus companheiros de viagem. Ou algum deles pode também perder a consideração com você e te devolver o material excretado.

Você pode ficar exposto ao sol o dia todo se quiser, mas fatalmente isso vai gerar queimaduras. Pela sua visão isso seria a “Mãe natureza”, aquela megera má, tentando te adestrar???

No caso do boi virar McDonalds, pode sim ser relacionado ao capitalismo, no tempo da escravatura. Ou mesmo hoje em dia, em que algumas empresas forçam seu empregados a usar fraldas para não precisarem parar de trabalhar para ir no banheiro. Então empregado bom é o que não vai ao banheiro, não tira férias, não adoece e não faz greve. É similar ao seu exemplo do gado. Mas ambos são exemplos do atraso persistente na evolução da raça humana.

Note que o principal argumento do vegetarianismo, por exemplo, é exatamente não contribuir para a escravidão de outros seres. Usar os erros e abusos da sociedade, que faz tudo só pensando no material, para estabelecer uma analogia com objetivos da espiritualidade é corromper sua própria compreensão da vida.

Numa sociedade que seguisse os princípios da evolução espiritual, contra os quais você parece estar se pronunciando, esse tipo de exploração animal seria extinta exatamente por ser incompatível com a ética da espiritualidade. Mesmo hoje em dia tem muito vegano militando para acabar com isso no mundo todo, mas as pessoas tem prazer em viverem sintonizadas com o mal, e portanto desprezam essas iniciativas. Depois não sabem porque a humanidade está enterrada na fossa até a boca.

É simples de entender: qualquer um consegue ser bom pai, bom amigo bom marido, sob condições favoráveis. Mas é muito mias desafiador continuar sendo bom em condições terríveis, estressantes. Para quem vive em condições estressantes, parar de agredir esposa e filhos, não se entregar a vícios, pode significar já uma evolução. Mas para quem vive em boas condições, evolução significa não alimentar maus pensamentos, ou palavras meio ríspidas, em relação a sua família. A progressão do processo educativo sugere que as condições sejam cada vez mais exigentes, mas isso não significa maior dureza, mas sim cobrar mais QUALIDADE EVOLUTIVA de quem já tem condições de fazer mais.

Todo processo de aprendizado é assim, mesmo o escolar. Se a criança pensar “não vou seguir estudando porque se as aulas de aritmética já são horríveis, imagine como será na faculdade!!!!” , ela estará ignorando que a vida traz desafios crescentes porque sua capacidade de superá-los também cresceu, o que mantém constante (ou até reduz), o desconforto no processo de aprendizado.

De acordo com a sua colocação:

"E se eu não quiser mais evoluir e ficar lá vagando no espaço até cansar? Qual o problema? Vai me faltar energia?"

É similar ao que acontece quando você não quer estudar, não quer trabalhar, não quer sair de casa... vai ficando preso num mundo de fantasias mentais, numa espécie de loucura, obcecado pelos próprios padrões mentais repetitivos. Por milênios....

A mente se volta sobre si mesma e você vira uma espécie de autista, que perde contato com a realidade astral o seu redor, depois vira um “ovóide”, uma “coisa”, um corpo similar a uma pedra. E se nada for feito, sua individualidade desaparecerá, porque ns regiões astrais inferiores há uma “gravidade”, uma atração em direção ao centro do planeta, que dissolve tudo que cair nele. Milhares de anos sem avançar levam essa individualidade para o retrocesso progressivo, não há como ficar parado. E o retrocesso te leva à dissolução dos corpos inferiores (astral e mental), e você vira uma gota no oceano.

"Onde está o respeito às diferenças?"

Está em deixar que você faça suas escolhas e arque com as conseqüências. Que estranho seria o universo se escolhas não gerassem conseqüências... Você jogaria algo no fogo e ele não queimaria. Tomaria água e não mataria sua sede. Limparia a louça mas ela permaneceria suja. Faria o bem e só receberia o mal em troca.

"Sem falar que amor só da dinheiro para quem trabalha de mulher da vida."

Sexo né? Não amor. Mas também, sempre existiu “casamento por interesse”, que é uma forma velada de prostituição, com o aval da "sociedade de aparências".

Mas amor não foi feito para dar dinheiro mesmo. O trabalho é que foi feito para isso. Mas pouco, ehehhe, porque quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro né? Ganhar dinheiro é atividade de desocupados que já tem dinheiro e estão sempre procurando novas formas de multiplicá-lo, sem precisar trabalhar.

"Alguém aí que tem contato com o sobrenatural poderia perguntar para algum espírito pra que vivemos se tudo é um FAZ DE CONTA? Se bem que me falaram que até os espíritos são enganados nesse caso."

Acontece que sua natureza interior não é faz de conta. O faz de conta são os eventos externos, que são usados como estímulos para você enxergar o que tem dentro de si e corrigir.

É fácil achar que é evoluído se estiver isolado numa caverna no tibet, só meditando e comendo uma vez por dia. Não terá estímulos que te façam enxergar seus defeitos. Difícil é ter o mesmo equilíbrio numa capital, cheia de fumaça, buzinas, pedintes, cachorros, e balas perdidas.

Muitas mulheres não querem ser perfeitas como ser humano, só querem casar, ter filhos, uma vida comum. E por algum mistério, toda vez que tentam engravidar acabam tendo abortos espontâneos e nunca conseguem ter filhos. Porque essa simples “felicidade” tão fácil para a maioria (a ponto de ser um problema, como a gravidez precoce), é negada para elas? É porque algo dentro delas precisa ser corrigido, e essas experiências frustrantes é que são a correção.

A cada um cabe as experiências corretivas de acordo com sua psique, mas o bom é que isso passa.

Todo processo de sofrimento é um processo de cura, um remédio, e quando acaba tudo volta ao normal. Mesmo um câncer que leva à morte é apenas isso, um processo de cura, energias densas fruto de emoções e pensamentos tóxicos que se condensam e descem para o físico, coo se fosse uma espinha inflamada que estoura. Após estourar, você se livrar do problema. No caso o desencarne pelo câncer limpa o corpo astral desse livro, e na proxima vida a pessoa vem melhor, menso intoxicada por essas emoções e pensamentos negativos.

Mas se a pessoa se revolta contra o próprio remédio, a doença ficará mais grave, é inevitável, e automático. Se você ajuda o remédio a funcionar,tetando melhor sua psique nos aspectos que identifica como necessários de alterar, a cura será mais rápida. Nesse caso, observe dentro de si quais sentimentos e pensamentos surgem como reação ao remédio, e procure neutralizá-los, para que não fiquem mais fortes, ou o remédio também terá que ter sua dose aumentada.

Existe seu “Eu superior”, que nota que sua parte inferior enviada para encarnar aqui fez um mau trabalho, e então envia ela de volta para repetir a aula e ver se dessa vez ela faz direito. Agora ela vem desmemoriada, mas o arquivo da experiência anterior existe, estocada no Eu superior. Se a parte inferior, encarnada aqui, se voltasse para dentro, ara saber melhor como agir, ao invés de reagir no automático, quando a cena do teatro se repetir n próxima vida, ela não repetiria o erro novamente. Mas se ela só percebe a vida com uma sucessão de eventos EXTERIORES, ela vai agir sempre no automático, repetindo as mesmas respostas que deu nas vidas anteriores, e cada nova encarnação se torna uma repetição infinita dos mesmos problemas. Quanto mias repete, mais haverá uma compulsão de repetir. Até que precise acontecer uma quebra total, uma crise violenta que obrigue essa pessoa a parar tudo, a rever tudo que pensa sobre a vida, a botar para funcionar uma verdadeira reflexão interna e parar com esses automatismos, esse perseguir prazeres e fugir das dores, como se isso fosse o único sentido da vida.

E é esse o ponto. Temos papéis na vida. Cumpri-lo bem ou não é uma escolha, como tudo o mais. Mas chega um momento nessa jornada, que voce olha para o palco com um olhar mais sereno, mais comprometido, quando percebe que cada atuação sua gerou uma série de acontecimentos que influenciaram outros. Voce aprendeu a gostar desses "outros", e voce começa a pensar melhor na sua atuação neste palco. É como, de repente, amadurecer, e tomar a responsabilidade para si mesmo, ao invés de ficar apenas criticando e reclamando. Isso tem a ver com amadurecimento. Pessoas interpretam as coisas erradas pelas palavras erradas. Evolução não é uma via de mão unica que vai de baixo pra cima. A palavra deveria ser mais, amadurecimento. Tem mais a ver com sentimentos profundos que deveras nasce em toda alma. Para sentimentos assim nascerem, há de haver um primeiro impulso, que tira a consciência do estado inerte que ela se encontra. Talvez isso explique as asperezas da vida, que depois se descobre, impostas por nós mesmos para fazer nós mesmos andar em outras direções.