O CAVALO DE OURO:

Jonacy Lopes-

O CAVALO DE OURO:

Esta história segundo a lenda aconteceu no ano de 1943 no distrito Santomé em Inhapim MG.

Lá no retiro no pé do espigão avia uma tapera abandonada onde os caçadores faziam hibernadas pra se esconderem das chuvas.

Contava a lenda que neste local a meia noite passava rumo ao capoeiral um cavalo de ouro ao relinchar seus dentes amostra era de diamantes .

De fato que dois amigos combinaram de pegar este cavalo ele com certeza valeria uma fortuna, quem sabe arrancando seus dentes ou esquartejando o cavalo ficariam ricos, porem todos anciões da região aconselhavam, ninguém poderia prender ou montar neste cavalo pois este cavalo tinha um encanto quem sabe uma maldição pois todos que haviam tentado esta façanha morriam de loucura.

Segundo os anciões a historia foi assim: um rico fazendeiro tinha um rebento de 16 anos que caiu do cavalo fazendo estripulias desta feita o fazendeiro feriu o corpo do cavalo amarroou em um pé de jacarandá e deixou o pobre animal penando por dias de fome e sede e picadas de mosquitos e etc e assim o cavalo morreu, mas todos familiares do fazendeiro morreram de insanidade e a fazenda virou capoeira pois quem ali residia ou mudavam dali ou morriam de loucuras.

O cavalo de ouro tinha uma peculiaridade poucas pessoas viam o cavalo por isto era um disse me disse, tinha quem afirmava sua existência e quem duvidava da mesma.

Zé Breta e Antônio Tiniho ficaram a espreita por 5 noites a espera do cavalo de ouro mas ele não surgiu.

Voltaram dias depois e em uma noite silenciosa quando o relógio marcava a meia noite em ponto surgiu o cavalo de ouro descendo rumo a capoeira brilhando com o reflexo da lua, Antônio tininho e Zé Breta jogaram o laço no animal e pegaram o cavalo e previamente haviam amarrado a corda em um enorme pé de arvore o cavalo relinchava seus dentes brilhavam feito estrela, em um momento o cavalo se acalmou de forma a deixar os amigos lhe tocar parecia manso como um cordeirinho.

Os amigos resolveram colocar um cabresto no animal pois era muito manso e assim fizeram, os dois montaram no cavalo um nas rédeas outro na garupa na primeira marcha o cavalo se fez como um relâmpago.

Segundo a lenda o cavalo levou os dois amigos para lugares horripilantes viram ranger de dentes muito fogo e cheiro de enxofres foram espetados por garfos que estavam nas mãos de seres de chifres assustadores, caíram por vezes em um mar de serpentes e fogo para eles parecia aquela viagem mais que um mês.

Desta forma na manhã seguinte alguns vaqueiros encontram Antônio Tininho e Zé Breta desmaiados nos arredores da tapera, ao acordá-los eles diziam ter ido ao inferno no lombo do cavalo de ouro, e repetiam isto freneticamente sendo assim não viveram nem mais um ano a loucura só aumentou ate sucumbirem na morte.

Ate hoje existe aqueles que dizem que o cavalo de ouro existe e os que dizem ser uma lenda mentirosa, só uma unanimidade ninguém ousa ir capturar o cavalo de ouro...