D. BÔSCO, O LINGUARUDO.

Gente que conseguiu superar a faixa dos setenta precisa ficar de olho aberto para não dar moleza àquele alemão que azucrina tanta gente. Por não ter nenhuma simpatia pelo tal de Alzheimer adotei a opção de ficar martelando o teclado do computador deixando que se esvaia da cachola um montão de idéias que, às vezes, fazem algum sentido.

Ao longo desse tempão aprendi que, também, precisamos ajudar à cuca aproveitando parte do tempo para ler. É nesse diapasão que, logo após o café matinal, faço uma varredura em alguns sites disponíveis e trato de bisbilhotar as fofocas da politicagem nacional.

Nesses últimos meses estamos assistindo a derrocada do governo instalado, juntamente com as suas bases políticas de sustentação. De roldão vão a economia, a segurança, a confiabilidade e tantos outros itens que conduzem a um profundo estado de desânimo na egrégora nacional. Como tábua de salvação, a mentira hierarquizada tomou conta do noticiário oficial invadindo e manipulando as consciências.

Um lugarzinho interessante para iniciar a leitura matinal pode ser encontrado página da “Tribuna da Internet”. Um assunto em pauta desencadeou os prós e os contras de uma “intervenção militar”.

Diversas foram as explicações a respeito da questão. Uns alegavam que isso era pura atitude golpista. Outros cuidavam de afastar essa ideia alegando que intervenção não queria dizer ditadura. Mais alguns, ainda, alegavam que os militares precisam tirar do poder todos os agentes da corrupção devolvendo-o aos civis, devidamente depurado.

Considerando todas as demais argumentações pensei comigo mesmo: “Nada disso! Isso não vai funcionar! Os militares já tiveram uma dolorosa experiência e não vão se meter em outra enrascada! Estão definitivamente vacinados"! Agora, quem comeu a carne, que roa os ossos!

Essa turma não tem a menor ideia do que aconteceria aqui, abaixo do Equador, caso os quartéis abram suas portas! Diante da invocação das nuvens negras foi, então, que vislumbrei o seguinte prognóstico:

Os militares, com o saco cheio de ficarem nos quartéis pintando meios-fios, perdem a paciência, fecham os Três Poderes e mandam todos os seus integrantes para o olho da rua com a voz de comando que lhes é peculiar: “Esquerda e direita! Correndo Curto! Marche!

Os primeiros, iracundos, pedem socorro aos amigos dos “movimentos” espalhados pelo país e dão início a uma guerra civil. Nesse momento vizinhos, da UNASUL, resolvem dar uma mãozinha bolivariana aos defenestrados e, mascando folhas de coca, invadem o sacrossanto território nacional pelas fronteiras amazônicas. Começa o confronto e pau come de norte a sul e de sul a norte.

Os EEUU e aliados europeus vendo nossas riquezas em situação periclitante, de olho nelas, mandam a IV Frota e tropas da OTAN marcarem presença na área, enquanto era tempo, para darem um jeitinho na festa dos companheiros exaltados, da Grã-Pátria.

É que alguém, muito afoito, andara espalhando pelo mundo afora que aqui havia petróleo a dar com pau, num tal de pré-sal, e que D. Bôsco havia se enganado quando disse que se tratava de leite e mel! "D. Bôsco não passava de um linguarudo! Não sabia de nada"! Acrescentava: Não passava de um falastrão"!

Essa conversa agitou os gringos e, nesse momento, a Rússia que não é boba, nem nada, dá um tempo lá no tira-teima da Croácia e da Síria e resolve dar uma ajudinha à bolivarianada alegre das bandas de cá. Afinal, para que servem os integrantes dos "BRICS" senão para a mútua proteção?

Nem bem termina de estacionar sua armada ouve um gritinho saído lá de longe. “Hei! Ói nóis aki! Tamém tamo nessa, né”? Era a China acompanhada daquele pessoalzinho amarelo lá da Coréia do Norte, também querendo tirar uma casquinha na engronga geral que a ideologia armou por aqui.

Pronto! Começa o furdunço, nas terras do funk, das novelas, BBBs, futebol, Vittares, bundas e peitos siliconados, abrindo as porteiras para uma Nova Ordem que viria acabar com essa desordem federal. O furdunço, antes federal, já se tornara praticamente global...

O planeta inteiro fumega! Todo mundo, sem exceção, acaba virando sem terra, sem teto, sem comida, sem escola, sem transporte, sem segurança, sem saúde, sem energia, sem gasolina, sem caixa eletrônico, sem propriedade privada, sem transporte,sem energia, sem novela, sem futebol, sem Faustão, sem abastecimento, sem pancadão, sem show da Anitta, sem shopping, enfim, sem tudo o que tinha antes...

Sobem cogumelos para os céus, abrem-se fendas no chão e começam a sair uns sujeitinhos esquisitos, com cara de gafanhoto! É o Apocalipse que começa bem aqui nas terras tupiniquins!

Aí, esse povo que sobrou sai catando ex-políticos, ex-sindicalistas, ex-banqueiros, ex-líderes de movimentos, ex-dirigentes de partidos, ex-dirigentes de ONGs, ex-autoridades, ex-militantes, ex-empresários, ex-juízes, ex-advogados e onde os encontrarem sentam-lhes o cacete até que virem do lado avesso...

Acaba-se o país, acabam-se as nações e o conceito de pátria vai para o saco! Então, o que sobrar daquela turma do politicamente correto, sai escrevendo manchetes dizendo que o culpado de tudo isso é o FHC.

Então, um antigo sem teto, todo esfarrapado e barbudo, no saguão da Rodoviária, sai gritando feito possesso: Agora vamos pegar aquele tal de FHC! Disseram que a culpa é dele! Deu no jornal! Foi aquele fdp quem abriu as portas para essa situação! É pau mandado do Soros! A multidão sai como formiga em dia de correção jurando que vai catar o homem!

Enquanto isso, um velho eremita, lá de cima da montanha, com um livro na mão, berra a plenos pulmões, parafraseando Pascal: “A liberdade e a justiça somente existirão quando o último político for enforcado com as tripas do último juiz!”

No que restou do Eixo Monumental, no Memorial, ainda se podia ver JK com os braços caídos, numa demonstração do mais lídimo desânimo... “Ainda bem que não colocaram a culpa em mim!” Pensava o ex-presidente... Ao longe, JK vislumbrava a bandeira, esfarrapada, no topo do maior mastro do mundo...

Enquanto esse desfecho, ainda imerso na incubação, já começasse a dar seus sinais, um recruta, pensativo, disse ao colega: "Nada melhor do que ficar em paz, pintando meios-fios, né"? Dá cá essa brocha!" Em seguida, meteu a dita cuja no balde de cal e saiu assoviando pela rua do quartel dando cumprimento à sua tarefa...

O quartel estava ficando lindo, a tropa na Educação Física se esmerava na corrida rústica e as portas do Material Bélico estavam todas trancadas com enormes cadeados... O comandante passou, deu um sorriso de aprovação, respondeu a continência de praxe e saiu ouvindo os sons do "Avante Camaradas" que vinha lá das instalações da Banda de Música...

Amelius

30/03/2014

Amelius
Enviado por Amelius em 06/04/2015
Reeditado em 11/04/2018
Código do texto: T5197303
Classificação de conteúdo: seguro