Comunhão

[Continuação de "O garoto novo"]

Mariana se encheu de coragem e acabou por perguntar a Emmanuel qual era, afinal de contas, a religião dele e dos pais. O garoto achou graça.

- Atualmente, nenhuma!

- Mas você disse que sua mãe era religiosa... - observou Mariana.

- Verdade. Mas depois do milagre... que é como ela chama ter ficado grávida depois dos 50, deixou de frequentar igrejas.

- O que é exatamente o contrário do que as pessoas que conseguem um milagre fazem - ponderou Mariana.

- Acho que é um pouco como acertar um prêmio grande na loteria - refletiu Emmanuel. - Você para de jogar para dar mais chances de que outras pessoas acertem.

Foi a vez de Mariana rir.

- Essa eu nunca tinha ouvido!

Emmanuel também abriu um sorriso, não se dando por vencido.

- Mas é uma boa explicação, não é?

Mariana deu de ombros.

- Francamente? Não sei se acredito muito nela...

Emmanuel balançou a cabeça, afirmativamente.

- Acho que você vai querer fazer jornalismo... investigativo - avaliou.

- Se você continuar tão bem no time da escola, acho melhor fazer jornalismo esportivo - admitiu Mariana.

* * *

- Descobri uma coisa sobre os pais de Emmanuel - anunciou Antonella com ar de mistério para Mariana, alguns dias depois.

- Espero que não venha me dizer que eles são foragidos ou algo assim - advertiu Mariana. - Eu convidei Emmanuel para ir comigo ao baile de primavera e ele concordou.

- Eles se mudam muito, é verdade - Antonella tirou da necessaire que levava uma folha dobrada com vários registros impressos, aparentemente obtidos em algum sistema online. - Parece que gostam de privacidade ou tem alguma coisa a esconder. Mas não é com a justiça, pode ficar sossegada.

- Onde conseguiu isso? - Questionou Mariana, sobrolhos erguidos.

- Pedi pra minha irmã fazer uma pesquisa pra mim; ela é craque em informática - redarguiu Antonella.

Mariana olhou para a folha impressa de cima a baixo.

- Praticamente todo ano Emmanuel troca de colégio - observou. - E não é por causa das notas ou mau comportamento, imagino. Ele é um excelente aluno.

- Exatamente. Esse garoto é inteligente, simpático, bom atleta... - enunciou Antonella. - Estou esquecendo alguma coisa?

- Ele dança bem - suspirou Mariana.

- Eu quase diria que ele é perfeito - disse Antonella. - Mas isso não existe, não é mesmo?

Mariana balançou a cabeça, em concordância.

- Não, não existe perfeição nesse mundo, embora o Emmanuel me pareça estar bem perto dela...

Antonella tirou outra folha dobrada da necessaire. Esta era uma reprodução da matéria de um jornal ou revista.

- Talvez porque ele não seja mesmo desse mundo, amiga - afirmou.

A reportagem era de 17 anos atrás, verificou Mariana; pouco menos de um ano antes do nascimento de Emmanuel. E contava como os pais dele haviam relatado terem sido abduzidos por um disco voador enquanto trafegavam à noite por uma estrada deserta.

- Ainda vão continuar chamando isso de milagre? - Questionou Antonella, mãos nas cadeiras.

- [Continua]

- [24-09-2023]