Baixe Grátis também no Google Play Livros se preferir!

Produzida e publicada pela Mafra Editions, editora com sede em Joinville/SC, 'Esquizofrenia' é uma obra de suspense que já conquistou milhares de leitores no Brasil! E se a alucinação se tornar realidade? É o que se passa na vida de Brianna, uma jovem escritora mundialmente reconhecida. Tudo parecia em paz, quando de repente ela passa a ter graves alucinações, dentre elas: um ladrão a persegue para roubar seus manuscritos. A princípio seria esse apenas mais um sintoma de sua esquizofrenia, no entanto, o pior acontece quando essa visão passa a ser real. Ainda, sofrendo com a doença e com a perturbadora realidade, Brianna descobre seu amor por Joseph, um jornalista determinado a guardar a vida da amada.

 

A Escritora 

Desde a sua tenra infância, Brianna Parkinson já demonstrava ser muito diferente das outras crianças. Ela preferia sempre estar sozinha e isolada em seu mundo, brincava de boneca, mas na maioria das vezes permanecia sentada observando o céu, as estrelas, a natureza. Já rabiscava histórias, lia muitos livros, quase não queria brinquedos. Sua juventude não foi diferente. Vivia trancada no quarto escrevendo, sonhando, viajando a fundo em seus devaneios e pensamentos.

Aos quinze anos de idade, Brianna revelou-se uma grande escritora à sua família e ao seu país, que já a prestigiava por seus versos e romances que encantavam a todos os seus leitores de todas as faixas etárias.

Enquanto seus jovens colegas se divertiam e conversavam sobre namoro e festas animadas, ela era tida por muitos como autista e passava a maior parte do seu dia enclausurada, redigindo suas histórias e versos um tanto quanto dramáticos. Seus pais, já acostumados com a situação, nunca estranharam o seu comportamento. Sim, sabiam que ela era diferente, mas anormal talvez nem tanto. Pelo menos era o que achavam.

Ela recebeu muitos rótulos, entre eles, “menina doida”, “menina traumatizada”, “a estranha”, etc. Porém, a verdade era que “Brie” era uma moça discreta, reservada e, acima de tudo, superdotada de um talento imensurável. Aos seus dezessetes anos já era uma escritora contratada pela editora American House Publishing, já que inevitavelmente recebia ofertas de editoras estrangeiras para publicar os seus livros em outros países.

Não, ela não foi ao baile de formatura, simplesmente porque preferiu ficar em casa terminando mais um de seus romances, talvez o mais importante de sua vida. Para ela, sua literatura era algo muito mais relevante do que uma noite boba em que as moças e os rapazes ficam dançando e desejando, em seu íntimo, apenas beijarem-se até o fim da festa.

Sendo filha única, nunca precisou dividir nada com ninguém, tudo era sempre seu. Sim, Brianna era uma garota linda, loira, olhos azuis, dentes brancos, sorriso largo e pele macia. Sua estatura comprida e corpo divinamente magro deixaram muitos rapazes com o coração partido. Seus parentes moravam longe, eram todos de Massachusetts, e nos natais e réveillons era ela e seus pais que viajavam até seus familiares, mas nada de muito entrosamento; mesmo diante de seus parentes, Brianna era resistente, ficava sempre muda e quase absolutamente indiferente a todas as comemorações que aconteciam ao seu redor. De modo geral, era a garota de poucas palavras. Suas melhores manifestações aconteciam efetivamente de maneira escrita. Essa era sua maneira única e peculiar de dizer tudo que queria, e assim ninguém a contestava, ninguém ousava pronunciar qualquer argumentação contra aquela jovem autora.

O sucesso de Brianna, principalmente entre os leitores adolescentes, foi simplesmente absoluto. Sua obra intitulada “Um Amor Que Eu Não Esperei” entrou para a lista dos mais vendidos em todo o país naquele ano. Seu sucesso foi tanto que surgiram até convites de algumas universidades para que ela estudasse letras com bolsa de estudos. Mas aquela garota doida parecia não demonstrar interesse por nenhuma das propostas, pois sua única vontade era ficar sozinha escrevendo tudo que sua mente desejasse.

E não era só isso. Brianna carregava dentro de si um amor secreto pela ciência, em especial pela Física e Química. Mesmo assim, não planejava entrar na universidade por querer evitar o assédio das pessoas ao redor. Afinal, ela já uma celebridade, uma moça famosa, era assediada pela internet, tinha fãs.

Brianna viajou por vários países depois de encerrados seus estudos no High School, não somente a passeio, mas também em turnê de divulgação de seus livros. 

 

 A Volta Para A América 

Depois de dois meses, ao voltar para a América, coisas estranhas começaram a acontecer. Ela começara a ter certos comportamentos estranhos à vista de uma profunda análise. Brianna passou a carregar seu celular dentro de suas calças para que ninguém o roubasse, pois era através deste celular que ela recebia as ligações da editora e de seus empresários.

— Brianna, tire um pouco esse celular de suas calças! Estamos dentro de casa, aqui ninguém vai te roubar! – Cheri, sua mãe, repreendeu-a.

— Eu peguei o costume de carregar o celular comigo, mãe. Tenho medo de perdê-lo ou de ser roubada – justificou sua neurose.

Pesadelos terríveis começaram assolar a mente daquela jovem escritora, que por diversas vezes sonhava que seu quarto era invadido por um ladrão que roubava seu notebook e seus escritos. Ela sempre acordava assustada, pois seus poemas e histórias estavam arquivados em seu computador e, sendo este roubado, correria o risco de ser plagiada. Em uma dessas madrugadas de pesadelo Brianna acordou gritando. Seus pais, assustados, correram até seu quarto para ver o que acontecia.

— Filha, querida, o que houve? – George, seu pai, questionou, assustado com o grito da filha.

— Mãe, pai, eu sonhei de novo com o ladrão! Ele entrou no meu quarto pra roubar meu notebook e meus cadernos de poemas! – Brianna exclamou, aflita.

— Acalme-se, foi só um pesadelo – George tentou tranquilizá-la.

— Brianna, você não está bem. Precisa de ajuda! – Cheri reconheceu, um tanto angustiada por já estar presenciando aquela cena há várias madrugadas.

Sempre, após cada pesadelo, Brianna chorava muito, e esse medo de que um ladrão invadisse seu quarto e roubasse seu computador dominou-lhe a mente de tal maneira que a fez carregar consigo seu notebook para onde quer que fosse, até mesmo dentro de casa.

A situação piorava, pois aquela escritora já consagrada no mundo da literatura começara a ouvir sons estranhos vindos do lado de fora no quintal de sua casa. E, por conseguinte, começou a enxergar o ladrão rodeando seu quarto à espera de uma chance para roubá-la.

Sentada no sofá da sala, Brianna ouviu um barulho e correu até seu quarto, que ficava no andar de cima. Pensava consigo: “Eu sou esperta! O ladrão não sabe que o notebook está aqui comigo! Vou flagrá-lo tentado o furto!” Mas, ao chegar no quarto, não havia ladrão nenhum. Ao vê-la descer eufórica pelas escadas, Cheri questionou-a:

— Por que está ofegante?

— Mãe, ouvi o barulho do ladrão tentando invadir meu quarto para roubar meu notebook, corri até o quarto para flagrá-lo, mas quando cheguei já havia ido embora! Esse ladrão é um imbecil, ele nem imagina que o computador não estava lá! Com certeza fugiu logo que percebeu a minha chegada! A intenção dele é me plagiar, mas não vai conseguir – respondeu, convicta do que dizia.

— Filha, não escutei barulho nenhum, não havia ninguém em nosso quintal, muito menos rodeando a casa. Esqueça isso, tire essa ideia da sua cabeça logo, antes que se torne um mal na mente. Estou indo ao shopping center fazer umas compras. Vamos comigo? Assim você se distrai um pouco.

— Não, mãe. Te agradeço, mas prefiro ficar em casa cuidando das minhas coisas – decidiu, irredutível.

— Mas você não sai de casa já há quinze dias por medo de ser roubada por esse ladrão que nem sabe se existe de verdade. Não se preocupe mais com isso. A empregada está em casa. Se o ladrão aparecer, ela chama a polícia – Cheri lembrou-lhe, já acreditando que sua filha não estava bem.

— Você não acredita em mim, não é mesmo, mãe? Acha que eu estou ficando louca!

— Não é isso, Brianna! Apenas acho que está indo longe demais esse seu medo de um ladrão que nem existe. Não há nenhum ladrão! Não percebe que você não está bem? Precisa de ajuda! – exclamou em tom de repreensão e advertência.

— Precisa acreditar em mim. O ladrão está rodeando a nossa casa. Ele quer arrombar a janela do meu quarto, roubar meu computador e meus cadernos de poesias. Não suportarei ser plagiada.

— Filha, estou mesmo preocupada com você! Logo que eu voltar, teremos uma conversa. Até mais tarde – Cheri concluiu suas palavras e em seguida foi para o shopping center.

Talvez Brianna estivesse mesmo enlouquecendo. Qualquer barulho que ouvia já corria até seu quarto para ver se era o ladrão pretendendo roubá-la. 

 

Visões 

  

— Então, minha filha, ansiosa para o início das aulas na faculdade no próximo mês? – perguntou George, momentos antes do surto de Brianna

— Não, pai, decidi não ir mais à faculdade – ela respondeu rispidamente.

— E por que não? Estudar Física sempre foi o seu sonho! – questionou-a, sem entender nada.

— Não irei à faculdade porque não posso sair de casa. Devo ficar aqui e vigiar o meu quarto para que o ladrão não roube meus cadernos de poesias. São muitos cadernos, não poderei levá-los comigo para a faculdade. Ele quer roubar todas as minhas coisas. Quero flagrá-lo e chamar a polícia para prendê-lo. Talvez ela ainda queira fazer algum mal contra mim! Ele tem que ser preso! Além do mais, ele tem a intenção notória de me plagiar – explicou-se, extremamente aflita.

— Brianna, do que está falando? – George perguntou, sem compreender o que se passava de fato na cabeça de sua pobre filha.

E foi neste momento, ao encerrar suas palavras, que Brianna escutou o barulho vindo de seu quarto. Subitamente, levantou-se da mesa do café e correu em direção ao quarto.

George e Cheri também se levantaram e foram atrás da filha. Era óbvio que, se chegassem ao quarto dela e constatassem o mínimo de vestígio da ameaça de um ladrão, suas consciências ficariam aliviadas por saberem que sua filha única não estava ficando louca. Mas não foi o caso. Não havia nem ladrão nem o menor indício de que um ladrão esteve ou estaria por ali.

— Pai, mãe, ouvi o barulho do ladrão tentado arrombar a janela do meu quarto! Sim, ele estava aqui, e antes que eu pudesse chegar ele fugiu! – explicou, ofegante devido à corrida.

— Brianna, aqui não tem ladrão nenhum! Filha, você não está bem!

— Sim, Brianna, não há ladrão algum aqui! – George exclamou, nervoso.

— Mas precisam acreditar em mim! Ele rodeia a casa, espera a melhor hora pra invadir o meu quarto e, quando eu chego, vai embora. Ninguém acredita em mim, ninguém! – lamentou, chorando sem parar.

George e Cheri entreolharam-se com feição de dúvida, como se perguntassem um ao outro ao mesmo tempo o que fariam com sua filha. Depois de uma longa e séria conversa decidiram levar Brianna a um psiquiatra muito bem-conceituado e dono de uma clínica na região.

Pai e mãe entraram no quarto. Encontraram-na na cama, escrevendo em seu notebook. Preparava a continuação de seu último romance publicado.

— Brianna, querida, eu e seu pai queremos conversar com você – disse-lhe com voz tímida e inquieta.

— Pois então digam o que é. Estou aqui para ouvi-los – respondeu friamente, sem tirar os olhos do computador.

— Filha, eu e sua mãe decidimos levar você a um psiquiatra para uma consulta – George teve coragem de dizer.

— Ó, sim! Estão achando que eu estou louca. Bem, já sou maior de idade. Vou morar sozinha. Já tenho a minha carreira de escritora, ganho o meu próprio dinheiro, não dependo de vocês! Sou uma jovem escritora rica! Já estava mesmo pensando em comprar um apartamento pra mim em outra cidade. Quem sabe assim o ladrão até desista de me roubar. Amanhã mesmo procurarei um novo lar – Brianna afirmou com ousadia.

— Que história é essa de mudança? Não fale essa besteira! Sabemos que você é uma jovem escritora rica e que certamente não depende de nós financeiramente, mas somos seus pais e isso já é motivo suficiente para nos preocuparmos com o seu bem-estar. Queremos que vá ao psiquiatra para que se livre desse seu medo por esse ladrão que não existe, e não porque achamos que está ficando louca. Nós te amamos, Brianna – George explicou-lhe, sentando-se ao lado dela na cama.

— Pois eu quero mesmo ir embora dessa casa. Penso que já está na hora de eu me virar sozinha, de assumir minha independência. Sou uma escritora de renome internacional e devo seguir meu próprio caminho. Vocês fizeram suas escolhas e agora vivem a vida que escolheram. Acho que agora é hora de eu fazer as minhas próprias escolhas.

— Está certo, Brianna! Amanhã conversaremos mais sobre tudo isso. Vemos que está ocupada com o seu trabalho, que deve entregar logo para a editora. Deixaremos você sozinha. Bom trabalho, filha – George disse, fazendo sinal para Cheri e, assim, saíram do quarto, deixando a escritora a sós com seu trabalho.

Nessa mesma noite Brianna dormiu com seu celular dentro da calça. Também colocou seus cadernos e o computador portátil dentro de uma bolsa e dormiu abraçada à bolsa. Sim, as coisas não estavam fáceis para essa garota, que durante a madrugada ouviu aquele maldito barulho de novo, acordou assustada, gritando e saiu correndo escada abaixo. Seus pobres pais levantaram-se pasmos com os gritos, mas ficaram mais pasmos ainda ao se depararem com a própria filha encolhida em um canto da escada segurando a bolsa com seus escritos.

Não, eles não perguntaram nada. Sabiam que provavelmente Brianna havia escutado o barulho do ladrão e saíra correndo do quarto. Tudo que fizeram foi tentar acalmá-la dizendo que tudo foi apenas um pesadelo que logo terminaria. Foi deprimente para George e Cheri verem sua filha naquele estado lastimável, chorando no canto de uma escada, de cabeça baixa, segurando freneticamente uma bolsa com um notebook e cadernos. Naquele mesmo instante, eles chamaram a ambulância do hospital psiquiátrico para levar Brianna. Era evidente que ela não estava bem, sua alucinação com o tal ladrão já passara dos limites.

Brianna, por sua vez, não resistiu e deixou que a levassem para o hospital, afinal, apesar de transtornada, reconhecia seu estado doentio. Ela foi, mas também levou consigo sua bolsa com seus cadernos e notebook. Deixara ainda em sua mente uma preocupação: não estavam todos os seus cadernos de poemas na bolsa, somente os mais recentes, com poemas que ela ainda não havia publicado. Assim, temia que o ladrão invadisse seu quarto e lhe roubasse seus escritos antigos.

A sós com o psiquiatra no consultório, a pobre escritora contou tudo o que sabia sobre o ladrão que pretendia lhe roubar. O doutor pediu que largasse um pouco aquela bolsa, mas ela se recusou, justificando que era necessário que mantivesse seus escritos o mais próximo possível de sua visão.

— Tudo bem, Brianna, fique com a bolsa. Então me conte mais detalhes. Um ladrão quer roubá-la? – o doutor iniciou.

— Doutor, meus pais pensam que eu estou louca! Mas eu não estou louca. Existe um ladrão rodeando a minha casa. Ele quer roubar meus escritos para plagiá-los. O senhor sabe, doutor, sou uma escritora de renome e muitos têm inveja de mim, porque conquistei o mundo da literatura em tão pouco tempo e sendo ainda tão jovem! E o doutor sabe que o sucesso desperta a inveja. Eu escuto o barulho dele chegando pra invadir meu quarto e subtrair meus pertences, mas então, quando chego no quarto para flagrá-lo, ele já não está mais lá porque foge – explicou-se.

— Nessa bolsa você carrega seu notebook e seus cadernos com seus escritos?

— Sim, doutor. Carrego tudo comigo agora, para que o ladrão não leve embora.

— Onde está o seu celular, Brianna?

— Eu carrego meu celular dentro das minhas calças. Sabe, aqui na região da cintura. Mas não estranhe, faço isso para não perder o celular, pois é através dele que recebo as ligações da minha editora.

— E me diga: quais são as horas em que o ladrão geralmente aparece?

— No começo ele aparecia de noite, depois começou a aparecer de manhã, e agora ele está aparecendo todo o tempo. Estou fazendo minhas coisas e de repente escuto o barulho dele chegando.

O doutor diagnosticou um caso típico de esquizofrenia e solicitou a internação de Brianna naquele mesmo dia. Comunicou o caso aos pais da doente:

— Senhor George, senhora Cheri, a filha de vocês tem esquizofrenia. Daqui mais um tempo sem tratamento ela começaria a esconder as coisas e diria que o ladrão efetivamente as roubou. Ela está desenvolvendo um quadro típico de obsessão. Vejam, ela não larga mais aquela bolsa. Brianna ficará internada por um tempo. Ela está vivendo em um mundo imaginário, que ela mesma inventou, correndo o risco de nunca mais voltar à realidade. Isso aconteceu devido a outros distúrbios psicológicos que ela desenvolveu ao longo de sua vida. Pelo que eu soube, ela sempre foi uma menina isolada e excluída do convívio social. Talvez o fato dela ter se entregado sem limites à escrita e não desenvolvido nenhuma outra atividade fez com que entrasse nesse mundo depressivo. Aqui no hospital ela terá várias atividades e sessões terapêuticas, além dos remédios – o doutor concluiu.

Brianna foi conduzida para o seu quarto de hospital onde passaria seus próximos dias. Tudo foi mantido em segredo para preservar sua imagem, já que era uma pessoa pública. Mas o sigilo não durou por muito tempo. Duas semanas depois de sua internação, a notícia de sua doença vazou na imprensa e logo todos os jornais do país noticiaram que a jovem escritora se encontrava internada em um hospital psiquiátrico para tratamento contra a esquizofrenia. Por fim, seus pais acabaram dando uma entrevista a uma revista para esclarecer tudo de uma vez.

Brianna continuava escrevendo no hospital, e às vezes durante o tempo que passava no jardim escutava o barulho do ladrão se aproximando. O hospital se localizava em um lugar um tanto quanto ermo, afastado da cidade, em um belo campo.

Passava das onze horas da noite. Brianna estava sem sono e observava a paisagem e as estrelas pela janela de seu quarto, que ficava no terceiro andar do hospital. De repente, ela ouviu o barulho do ladrão se aproximando. Dessa vez não era mentira! Ela viu um sujeito estranho se aproximar do prédio do hospital! Ele adentrou o edifício com certa facilidade, simulando ser um funcionário talvez. E ela estava certa, aquele não era um sujeito familiar.

Brianna decidiu ir atrás do sujeito e verificar o que estava acontecendo. Discretamente, desceu pelo elevador e, sem que ninguém a percebesse, seguiu rumo à entrada. O suposto ladrão a viu e saiu correndo novamente em direção à saída, não sem antes ser abordado por ela, que o indagou: “Olá sujeito estranho. Pretende me roubar, não é mesmo?”. Talvez ele tivesse pensado em sua consciência: “Ó, essa menina sabe o que estou fazendo aqui! Acho que agora é hora de fugir!” E foi o que ele fez. Fugiu naquele mesmo instante.

Ela correu atrás dele, que desapareceu estrada afora. O hospital não tinha muro, o que facilitava a fuga do ladrão e a corrida de Brianna. Ela correu até suas forças se esgotarem, pois pela primeira vez em tanto tempo esteve efetivamente frente a frente com o ladrão que tanto lhe atormentava. Correu por trinta minutos até cair de joelhos no chão daquela estrada um tanto quanto lamacenta.

Brianna chorou e um carro passou. O motorista a viu ali largada em lágrimas. Era ele, o jovem jornalista Joseph Tyler. Com seus poucos mas muito bem vividos 25 anos de idade, ele já vira de tudo um pouco em sua vida e em sua carreira jornalística, mas uma moça à quase meia-noite sozinha, chorando de joelhos em uma estrada escura era a primeira vez. Joseph era alto, branco, cabelo preto, olhos azuis, magro, porte de príncipe de conto de fadas, mas nem mesmo o fato desse cavalheiro ter parado o carro para socorrer Brianna fez com que ela se comovesse. Nada movia o coração congelado dessa moça que nunca tivera nenhum namorado e nem mesmo demonstrado interesse pelos rapazes.

— Moça, o que faz aqui nessa estrada a essa hora da noite? É perigoso! – Joseph questionou-a, aproximando-se depois de sair do carro.

— Por que ele quer me roubar! Ele saiu correndo por essa estrada e eu estava o seguindo – Brianna tentou explicar.

— Quem quer te roubar?

— O ladrão! Um sujeito estranho está me perseguindo. Ele quer roubar meu notebook e meus escritos! Sou escritora! Internaram-me dizendo que eu estou louca. Mas acabo de ver o ladrão que está tentando me roubar. Ele até entrou no hospital, mas fugiu quando me viu.

— Agora reconheço você! É Brianna, a escritora! Conheço seus livros. Fui crítico de alguns deles na coluna do meu jornal. Mas você não pode ficar aqui jogada no meio da estrada. Vamos, entre no carro, levarei você de volta ao hospital – disse, erguendo-a do chão e a conduzindo até o carro.

Ao chegarem ao hospital, Joseph e Brianna depararam-se com enfermeiras à procura da paciente fugitiva.

— Obrigado por tê-la trazido de volta. Ela é doente, diz que tem um ladrão querendo roubá-la. É uma escritora neurótica, carrega o celular dentro das calças para não o perder – disse a enfermeira discretamente a Joseph, para que a paciente não a ouvisse.

— Entendo. A princípio não a reconheci, mas depois que ela me falou sobre o tal ladrão e sobre os seus escritos, pude perceber quem ela era. Mas pelo seu relato não parece estar louca. Ela me disse que viu um sujeito estranho adentrar o prédio do hospital esta noite. Parecia estar falando sério – Joseph afirmou, tentando defendê-la.

— Todo louco parece estar falando sério – a enfermeira contrariou-o.

Joseph seguiu seu caminho pra casa, mas permaneceu intrigado com essa história durante os dias que se seguiram. Além de jovem jornalista, ele também era lutador de caratê. Aprendera com seu pai o gosto pelas artes marciais, praticava meditação e gostava de nadar. Era um atleta intelectual. 

  

A Visita 

Alguns dias depois do incidente na estrada, Joseph apareceu no hospital para visitar Brianna.

— Que visita é essa? – ela perguntou, um pouco curiosa ao receber a notícia da enfermeira enquanto escrevia sentada à mesa do quarto em seu computador portátil.

— É aquele moço que te trouxe naquela noite. Ele parece muito ansioso para ver você! – informou a enfermeira.

— Ansioso? Provavelmente quer uma entrevista. Eu conheço esse tipo de jornalista! – alegou, desconfiada.

— Se ele quer uma entrevista eu não sei, mas que ele é bonito isso é! – salientou, sorrindo.

— Ok! Diga ao jornalista que já estou indo ao se encontro! – afirmou, meio irônica.

Joseph esperou mais de quinze minutos até que Brianna chegasse ao seu encontro na sala de visitas.

— Olá, Joseph! Sua visita é uma surpresa! Veio atrás de uma notícia, não é? E quem sabe também uma entrevista minha! – declarou, convicta.

— Quantas afirmações, moça! Venho visitá-la, mal pudemos nos falar naquela noite – defendeu-se, analisando-a com olhos fixos em seu rosto.

— Senhor jornalista, eu agradeço muito por você ter-me “resgatado” naquela noite. Eu estava descontrolada e determinada a pegar aquele ladrão!

— Não precisa me agradecer e, por favor, não me chame de senhor, apenas de Joseph. E, a propósito, não pretendia fazer nenhuma entrevista com você, mas já que tocou no assunto, poderia me falar mais sobre o ladrão que a persegue.

— Não me diga que você está acreditando nessa minha conversa de menina louca!

— Não acredito que você esteja louca. Parece tão lúcida e convicta do que diz.

— Ó, Joseph! Então você é o único que pensa assim. O resto das pessoas acha que estou esquizofrênica.

Sentados frente à frente na mesa do pátio de visitas, a jovem escritora e o jovem jornalista tiveram uma longa conversa.

— O que exatamente acontece? – questionou-a.

Ela explicou-lhe aquela velha história do barulho vindo sempre de seu quarto e também o fato inédito ocorrido no hospital naquela noite em que foi resgatada por ele.

— Entendo, Brianna. Sei que você não está louca. E, já que estou aqui, você poderia me dar um autógrafo? Li quase todos os seus livros. Adoro romances dramáticos – pediu com ousadia, estendendo um exemplar do livro para ela assinar.

— Sim, mas é claro. Onde quer que eu assine?

— Assine aqui neste exemplar, por favor! – entregou-o nas mãos dela.

No decorrer dos dias que se seguiram, foram muitas as visitas de Joseph à Brianna. Eles passeavam pelo jardim do hospital enquanto conversavam. Vez e outra, durante esses passeios, ela ouvia aquele maldito barulho vindo do quarto, e então saía correndo hospital adentro para flagrar aquele ladrão que queria furtá-la. Quase sempre Joseph corria atrás dela.

— Eu sei que ele estava aqui! Se não, por que escuto isso se não há ninguém? Eu não posso estar louca! – exclamou, desabando em lágrimas.

Joseph abraçou-a consolando-a.

— Não chore, Brianna. Se esse ladrão existe, eu o encontrarei!

A notícia de que Brianna estava esquizofrênica se espalhara por toda a imprensa. Todos já sabiam que ela se encontrava internada. Até cartas de fãs chegavam para ela no hospital.

Para que o ladrão não roubasse também seus escritos inéditos, ela escrevia suas histórias no notebook, em seguida passava tudo para um pen drive e apagava tudo do computador. Não poderia correr o risco de ser plagiada.

A essa altura, o escritor e principal crítico rival das obras de Brianna, o solteirão de quarenta anos Clark Matt, comemorava a internação de sua concorrente. Nada explícito, ele sempre dizia à imprensa que a crítica era apenas o seu trabalho e que jamais levaria isso para o lado pessoal. Mas isso era uma mentira que ele carregava consigo, pois morria de inveja de Brianna.

Clark não se conformava em perder o seu lugar de escritor número um na lista dos best-sellers para uma menina de 18 anos de idade. De acordo com sua mente indignada, ele deveria ser o grande escritor, o melhor de todos, mas não era. Sua indignação aumentava mais ainda por ser considerado menos que uma esquizofrênica. Assim, decidiu vingar-se de sua inimiga da maneira mais oportuna.

Sabendo perfeitamente da história do ladrão, Clark decidiu assumir as vezes de ladrão e roubar de uma vez por todas o notebook de Brianna. Ele estava pronto para invadir o quarto de hospital da moça e tornar realidade suas ilusões esquizofrênicas, pretendendo, com isso, fazer com que ela ficasse louca de vez, pois ela contaria para todos, mas ninguém acreditaria.

Em uma noite de céu estrelado, disfarçado de enfermeiro, Clark Matt adentrou o quarto de Brianna simulando levar-lhe medicamentos.

— Boa noite, Brianna! Está na hora do remédio – Clark anunciou-se.

Ela estava olhando pela janela e se virou.

— Clark Matt! O que está fazendo aqui? E por que está vestido de enfermeiro? Até onde sei o senhor é apenas um crítico literário, e escritor, malsucedido por sinal – disse, sem entender nada.

— Brianna, vim apenas para pegar seu computador portátil e seus cadernos. E nem adianta gritar, porque estou armado. Se gritar, você morre! – ele declarou, apontando-lhe a arma.

— Senhor Clark, eu sempre soube que você não gostava de mim! Você tem inveja do meu sucesso e da minha fama! Não sente vergonha? – ela o questionou com olhos ardendo de fúria.

— Brianna, estou aqui apenas para transformar seu pesadelo em realidade! Bom, deixe-me levar seu computador e seus cadernos, onde provavelmente estão escritas muitas coisas inéditas. E nem adianta contar isso a ninguém, pois não acreditarão em você, já que você está louca! Adeus! – Clark a esnobava enquanto Brianna lhe entregava o computador e os cadernos.

A jovem escritora ficou muito assustada, mas tranquila, porque, afinal, apagara seus arquivos do notebook e as poesias dos cadernos já haviam sido publicadas.

Minutos depois de ser roubada, Brianna foi até a diretoria do hospital relatar tudo ao diretor do estabelecimento, Gregory. Após relatar-lhe tudo, o diretor se manifestou dizendo:

— Brianna, o que acaba de me dizer é algo muito grave, principalmente porque isso denuncia uma falha na segurança deste hospital. Você está me dizendo que o escritor Clark Matt invadiu seu quarto disfarçado de enfermeiro e roubou seu computador te ameaçando com uma arma? Tem noção da gravidade da sua acusação?

— Sim, senhor Gregory! Tenho a perfeita consciência do que estou dizendo! Se quiser, pode confirmar o que digo revistando o meu quarto. Verá que meu notebook não está mais lá. Verá também pelas câmeras de segurança que não saí do prédio do hospital o dia todo. E verá ainda que um estranho vestido de enfermeiro esteve aqui.

— Está certo, Brianna. Conversarei com seu médico e talvez encaminharei uma perícia no seu quarto – o diretor manifestou-se, um tanto quanto descrente nas palavras da paciente.

No dia seguinte, Gregory reuniu em seu escritório Brianna, seus pais e o doutor para uma conversa. Joseph também estava presente nessa reunião.

— Decidi fazer essa reunião com vocês porque ontem à noite Brianna veio à diretoria me relatar um fato criminoso ocorrido aqui no hospital. Segundo ela, na noite de ontem, um ladrão vestido de enfermeiro invadiu seu quarto e roubou-lhe o computador portátil e os cadernos. E ainda ameaçou matá-la com uma arma de fogo caso ela não lhe entregasse o que pedia. Mas não é só isso: segundo ela, o ladrão não era ninguém menos que o escritor e seu concorrente Clark Matt. As câmeras de segurança registraram a entrada de um possível pseudo-enfermeiro ontem aqui no prédio do hospital. Mas não é nada confirmado. Não temos câmeras dentro dos quartos para preservar a privacidade dos pacientes, por isso fica difícil confirmar as palavras de Brianna. De fato, seu computador não está mais em seu quarto nem seus cadernos, e está comprovado que Brianna não saiu do prédio durante todo o dia. Solicitarei uma perícia no quarto, mas acho que será difícil encontrar algum vestígio. Se isso for verdade, estamos diante de uma falha grave na segurança deste hospital – Gregory esclareceu.

— Senhor diretor, estou surpreso que tenha dado o mínimo de confiança às palavras dessa moça. Sabe até mais do que eu que Brianna é uma garota doente. Ela sofre de esquizofrenia. Não duvido que ela tenha visto o ladrão e até conversado com ele. No estado em que Brianna se encontra, ela poderia ter visto até mesmo o bicho-papão! – o doutor argumentou, totalmente descrente de que aqueles fatos tivessem mesmo ocorrido.

— Está chamando minha filha de louca? – Cheri questionou-o furiosa.

— Se minha filha foi roubada dentro deste hospital, o ladrão deve ser encontrado, mesmo que esse ladrão seja Clark Matt – George ressaltou, com certa imposição.

— Vocês estão todos loucos! Não estou querendo ofender a filha de vocês, mas ela está doente, por isso está aqui, para ser curada. Brianna, me desculpe, mas dizer que o escritor Clark Matt disfarçado de enfermeiro invadiu esse hospital e te ameaçou com uma arma já é o ápice de sua esquizofrenia. Você está beirando a loucura! – o doutor enfatizou, convicto do que dizia.

— O doutor está me ofendendo! Pago para ser bem tratada neste hospital, e não insultada! – a paciente protestou.

— Brianna, não quis ofendê-la, mas penso que deveria tomar seus remédios corretamente, porque do jeito que as coisas estão indo, seu tratamento não está progredindo. Já está até afirmando que Clark Matt é o ladrão que lhe atormenta.

— Doutor, todos sabem que Clark Matt é o principal crítico e rival das obras de minha filha. Ele tem inveja por ela ser uma escritora tão jovem e já tão famosa e bem-sucedida! – Cheri lembrou-lhe.

— Sim, Clark Matt me odeia!

— Exatamente. A sua esquizofrenia está apenas exteriorizando a rivalidade existente entre você e esse escritor que te detesta.

— Não convoquei esta reunião para brigarem. De qualquer maneira, iniciarei as investigações – concluiu o diretor.

— Será inútil, senhor diretor! Apenas perderá o seu tempo e seu dinheiro com perícias e interrogatórios. Não há nenhum ladrão. O que Brianna viu foi apenas mais uma de suas alucinações – o doutor sentenciou.

— Basta, doutor! Vou embora deste hospital agora mesmo! Não admito que me chamem de louca – Brianna levantou-se furiosa e saiu da sala.

Joseph foi prontamente atrás dela e pediu calma:

— Espere, Brianna!

— Joseph! Vou embora daqui agora mesmo!

— Brianna, acalme-se! Eu acredito em você!

— Não aguento mais isso.

— Eu sei. Mas então você diz que o ladrão é Clark Matt! Sei bem que ele morre de inveja de você! Todos da imprensa sabem disso. Já chegou a afirmar que um de seus livros era um completo lixo. Sim, ele teria bons motivos para se vingar dessa maneira.

— Ele não se conforma com o meu sucesso.

— Brianna, não saia do hospital! Aqui você continuará segura. Vou te ajudar. Conseguirei uma entrevista com Clark Matt e certamente descobrirei algo. Ele adora dar entrevistas e fazer sensacionalismo. Não sei se você sabe, mas há muito tempo ele foi acusado de matar a própria esposa. Agora esta história está vindo à tona novamente. Você sabe, Clark também tem seus críticos e opositores.

— É uma boa ideia. Certamente ele já planejou tudo isso desde o momento em que soube da minha doença. Joseph, obrigado por me ajudar. Você é um amigo de verdade – ela o agradeceu.

Eles se abraçaram fortemente, consagrando assim o significado daquela amizade. 

  

A Entrevista 

Joseph marcou a entrevista com Clark para aquela mesma semana.

O escritor revoltado ficou extremante indignado por ter roubado um computador com a memória vazia e cadernos de poesias já publicadas. Ao sentar-se no sofá do senhor Matt para entrevistá-lo, Joseph pôde observar, olhando ao redor, o computador e os cadernos de Brianna sobre uma mesinha em um canto da parede. Naquele momento ele teve certeza que sua amiga estava falando a verdade.

Clark Matt ainda tinha sede de vingança. Ser passado para trás por uma novata, que segundo ele era “metida à escritora”, lhe causava uma fúria imensurável. Por isso decidiu sequestrar sua rival. Planejou tudo minuciosamente contratando os quatro bandidos que fariam o serviço.

Alguns dias depois, Joseph voltou ao hospital para apresentar a Brianna o resultado de sua entrevista. No entanto, para sua surpresa. ela não estava lá! Brianna havia sido sequestrada.

“Sequestro é muito mais lucrativo que o plágio”, Clark Matt comentou com um dos bandidos. As ligações aos pais de Brianna exigindo o dinheiro para o resgate já haviam começado. Ninguém suspeitava de Clark, a não ser Joseph, é claro, que já tinha certeza de que o escritor era o mentor daquele crime.

Joseph dirigiu-se imediatamente à casa de Clark, mas não havia ninguém lá. Brianna fora levada para uma cabana em um lugar ermo, fora mantida com os braços amarrados para trás e sentada em uma cadeira. A cabana era vigiada por dois bandidos armados. Eles só não esperavam que Brianna tivesse um telefone celular guardado dentro das calças.

Ela teve uma ideia. Levantou-se da cadeira e, sentada no chão, passou suas pernas por dentro dos braços para colocá-los à frente e, assim mesmo, com os punhos ainda presos, conseguiu pegar o celular e enviou uma mensagem para Joseph. “Graças a Deus!”, ela sussurrou baixinho.

O jovem jornalista recebeu a mensagem em seu celular enquanto dirigia. Imediatamente embrenhou-se por todas as estradas isoladas de terra daquela região. Passou por várias, mas não avistou nada. Até que, ao fim do dia, depois de tanto procurar, avistou uma cabana velha e meio escondida no mato. Percebeu que dois caras mal-encarados vigiavam o local, e assim deduziu que só poderia ser ali o local do cativeiro.

 

Esquizofrenia 

Joseph se aproximou do cativeiro, chegou por trás dos bandidos e deferiu-lhes golpes em suas cabeças com um pedaço de madeira bem grosso que carregara consigo. Os sequestradores desmaiaram, pois eram do tipo que só tinham força com a arma de fogo na mão muito bem engatilhada. Logo que entrou na cabana deparou-se com sua amiga amarrada e amordaçada. Correu ao seu encontro e desatou-lhe as amarraduras.

— Joseph, ainda bem que está aqui! Foi aquele escritor maluco que encomendou o meu sequestro! Ele esteve aqui para rir da minha cara – ela explicou.

— Sim, já sei disso! Fui até à casa dele para entrevistá-lo e vi seu computador e seus cadernos por lá. Aquele cara te odeia de verdade.

— Tenho certeza disso!

— Agora vamos sair daqui depressa antes que os bandidos levantem!

Eles correram diretamente para o carro. Joseph acelerou para saírem dali o mais rápido possível. Infelizmente, um dos bandidos reergueu-se, entrou em outro carro e começou a persegui-los estrada afora. A disputa foi intensa. O sequestrador disparava tiros contra o carro de Joseph, pretendendo com isso atingir principalmente Brianna.

O bandido errava a direção dos tiros, já que, por sorte, aquela estrada de terra levantava muita poeira, o que dificultava a visibilidade. Logo adentraram a rodovia de asfalto e os tiros continuaram, dessa vez mais certeiros.

Ao final daquela estrada havia um precipício. Joseph desviou seu carro daquele abismo, porém o bandido que o perseguia não foi atento o suficiente para isso e despencou a caminho da morte precipício abaixo.

Brianna e Joseph puderam respirar aliviados. Os dois jovens estavam sujos, suados, seus cabelos bagunçados e extremamente cansados, mas ainda tiveram forças suficientes para chamar a polícia e apresentar o local do cativeiro. 

  

Passados os anos, Clark Matt enlouqueceu. Fora internado permanentemente em um hospital psiquiátrico, ou seja, tivera sua derrota definitiva sentenciada.

Brianna continuou morando com seus pais e ingressou na faculdade de Física, onde se formou aos vinte e dois anos. Sua amizade com Joseph se eternizou em um namoro que durou por todos aqueles anos em que ela frequentou a universidade.

Certa tarde, enquanto Brianna escrevia em seu quarto, Cheri apareceu anunciando uma visita especial. Era seu jovem jornalista que a esperava na sala. Brianna desceu as escadas correndo, feliz por ir ao encontro de seu amado.

— Joseph! Meu amor! Que surpresa vê-lo aqui hoje! – exclamou, abraçando-o e estalando um beijo em sua boca.

— “Brie”, estou aqui para lhe dar os parabéns por sua formatura na faculdade. Agora você é a minha física! – lisonjeou-a, prolongando ainda mais aquele abraço.

Passados os sorrisos e o abraço daquele momento, Brianna olhou através da janela da sala e viu alguém andando em seu quintal. Olhou com a face assustada. Ao perceber seu semblante assombrado, Joseph seriamente a questionou:

— Brianna, há algo errado?

— Acabo de ver através da janela um ladrão rodeando o jardim – ela respondeu em tom racional.

Joseph se aproximou da janela e, apreensivo, observou o lado de fora. Em seguida, virou-se e olhou para sua amada. 

 

Jamila Mafra 

 

 

 

Mafra Editions e Jamila Mafra
Enviado por Mafra Editions em 22/08/2023
Reeditado em 22/08/2023
Código do texto: T7867548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.