TOCAIA

MARCADO PARA MORRER, TORNAVA-SE DIFÍCIL A VIDA DO MEU MARIDO, A CIDADE FICAVA PEQUENA PRÁ ÊLE, NÃO TINHA MAIS

UM CANTO SEGURO PARA SE ESCONDER, VICIADO EM CRAQUE E SEM DINHEIRO PARA COMPRAR A DROGA, DEPOIS DE TER VENDIDO TUDO QUE TINHA EM CASA, SÓ LHE RESTAVA A PRÓPRIA VIDA COMO GARANTIA DA DÍVIDA, ÊLE SABIA QUE DÍVIDA DE DROGA NÃO TEM PERDÃO, OU PAGA OU MORRE. EU, APESAR DE TER SOFRIDO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA AO LADO DE UM FRACO E DROGADO, NÃO CONSEGUIA ODIÁ-LO, O QUE SENTIA POR ÊLE NÃO ERA AMOR, MAS ESPÉCIE DE TERNURA, MATERNAL. VÊ-LO FEITO UM BICHO AQUADO A SE ESCONDER DIA E NOITE, NÃO PODERIA DEIXAR DE APOIÁ-LO NESSE MOMENTO TÃO DIFÍCIL DE SUA VIDA.

SE É QUE PODEMOS CHAMAR ISSO DE VIDA, A CLANDESTINIDADE,

O AVISO DO CHEFÃO DO TRÁFICO FOI MUITO CLARO, OU PAGA EM 24 HORAS OU MORRRE... UM VELHO PORÃO SOB O ASSOALHO DE NOSSA CASA ERA SEU ESCONDERIJO, NINGUÉM SABIA DE EXISTÊNCIA DA ADEGA DE VINHO DE MEUS AVÓS, QUE MORAVAM AQUÍ QUANDO CHEGARAM DA ITÁLIA PARA TRABALHAREM NAS LAVOURAS DE CAFÉ AQUÍ NO BRASIL, QUE NA ÉPOCA ERAM UMA FEBRE E GERAVA EMPREGO AO IMIGRANTES E RIQUEZAS AOS SENHORES DO CAFÉ.

ERA TARDE DA NOITE QUANDO EU ME ENCONTRAVA SOZINHA NO QUARTO, (DEPOIS DE TER LEVADO COMIDA E ÁGUA O POBRE INTRNCHEIRADO DE MEU MARIDO QUE TREMIA FEITO VARA VERDE,NÃO SENDO NEM SOMBRA DO MACHÃO QUE ME APAVOROU ESSES ANOS TODOS.) UM ENVELOPE COLOCADO SOB A PORTA FEZ-ME GELAR, PARECIA QUE ELES SABIAM QUE O MEU MARIDO ESTAVA ESCONDIDO LÁ EM CASA, UM LINHA SÓ CONTINHA O AVISO... FALTAM APENAS OITO HORAS.

AO LER O BILHETE, LÁGRIMAS MOLHARAM SUA FACE, SABIA NÃO HAVER UMA SAÍDA, MAS TERIA QUE TENTAR, MANDOU-ME QUE EU PAGASSE TODAS AS LUZES DA CASA E SAIU SORRATEIRO NO MEIO DA NOITE, ENQUANTO EU FIQUEI REZANDO POR ÊLE, LOGO EM SEGUIDA OUVÍ DISPAROS DE ARMA DE FOGO, LÁ FORA EM MEIO A ESCURIDÃO NÃO SE ENCHERGAVA NADA, SÓ SE OUVIA O CANTO DE GRILOS E MAIS ADIANTE VIA-SE AS LUZES DOS VAGALUMES QUE PISCAVAM RISCANDO O CÉU. FOI UMA NOITE MUITO LONGA, EU NÃO CONSEGUÍ DORMIR, MAS ME FALTAVA CORÁGEM PARA SAIR LÁ FORA E VER O QUE TINHA ACONTECIDO. TERIA ÊLE ESCAPADO DA TOCAIA ...

ERAM DEZ HORAS DA MANHÃ QUANDO DOIS HOMENS MAL ENCARADOS, BATERAM NA MINHA PORTA, SEM ESPERAR EU ABRIR, FORAM EMBORA SEM DIZER NADA, DEIXANDO BEM ALÍ UM CAIXÃO DE DEFUNTO, DENTRO DELE ESTAVA O CORPO DE MEU MARIDO.