O Profissional
Uma tarde de segunda-feira, no portão da penitenciaria estadual; Durão ex-detento aguardava a sua condução. Depois de uma Pena de 10 anos esperava receber o conforto de sua família. Um carro pára, três homens saltam da viatura, Durão observa atento e caminha em encontro a viatura. Logo ao chegar próximo aos homens estes o cumprimentam. Sentado no banco de carona, percebe o motorista começar o deslocamento da viatura, todos em silencio. Depois de uma longa jornada o homem que se encontrava ao lado de Durão lhe estende um pacote, Durão o recebe. O carro pára e Durão desce da viatura. Depois de um breve cumprimento com a cabeça a viatura segue o seu caminho enquanto Durão observa a porta de sua casa.
Durão bate à porta, Rosangela, sua esposa atende e abraça o marido, ambos entram. Durão pergunta pelos filhos e o restante dos parentes; Rosangela o informa que eles o haviam abandonado há muitos anos e que ela não morava mais naquela casa, apenas o aguardava para lhe atualizar. Durão escuta o relato de sua esposa sem se manifestar até que comenta:
- Sem problema Rose, eles não iriam compreender. Durão pega o envelope que recebera no veiculo que o trouxera. Retira metade do volume, 50 mil reais, olha para a esposa que lhe fala:- Desta vez foi dureza meu querido.
Rosangela sai da casa deixando durão a observando, seguindo-a com os olhos.
Passa-se Um Ano.
Batem à porta da casa de Durão, ele atende. Três homens entram na casa, entregam-lhe um pacote. Avisam: - Assalto a mão armada, filho do chefe, não foi pego em fragrante, você deve estar neste endereço às duas horas da manhã que um parceiro nosso da Polícia lhe prenderá, entregue a arma. Os detalhes da ocorrência são... Durão escutou atentamente, depois de uma vida na cadeia ele sabia como deveria se portar. Tudo estaria organizado, Advogado, prisão, julgamento, pena e estabelecimento de cumprimento desta.
Durão se despede dos homens e caminha até um ponto de ônibus, vai ao encontro de sua mulher. Chegando próximo a casa onde residia sua esposa, ele pega o telefone e efetua uma ligação. Convida a sua esposa para sair de casa para uma conversa. Rosangela sai de casa e encontra o seu marido; ele lhe entrega um pacote com 60 mil reais, param e se abraçam. Rosangela o pergunta se não seria a hora de parar com este trabalho, ele a informa que um homem nunca deve parar de trabalhar.
Após ser preso, Durão fora condenado a 10 anos de prisão. Não era o que ele esperava, mas com seus antecedentes ele não poderia esperar menor pena.
Dois anos se passaram
Rosangela se encontrava em sua casa quando toca o telefone. Do outro lado da linha um homem a informa que após uma rebelião seu marido morrera e que o seu corpo deveria ser retirado. Rosangela perturbada bate o telefone, chora por alguns momentos se refaz. Observa-se ao espelho e inicia os procedimentos.
Naquele mesmo dia, duas horas da manhã. O corpo de Durão se encontrava fechado em um caixão comum. Rosangela acomodara este na sala da casa onde Durão morava. Nenhum parente se apresentou para velar o corpo, o enterro seria pela manhã, então batem a porta. Trinta pessoas entram na casa de Durão, cumprimentam Rosangela e a informam que não teria problemas para o resto da vida. Um deles a abraça e entrega-lhe um pacote contendo 80 mil reais. Rosangela se assusta, então um dos homens fala-lhe ao ouvido: - Necessito de seu marido para mais um trabalho.
Oito horas da manhã, seis homens designados pelo antigo chefe de Durão carregam o seu caixão acompanhados da viúva a Sr Rosangela, um deles reclama: - Parece que tem um monte de pedras aqui dentro. Outro homem que carregava o caixão o repreende: - Cala a boca e vamos logo terminar com este serviço.
“Jornal do Povo: Na madrugada de hoje foi encontrado o corpo de um mafioso conhecido da polícia. Dentro de um carro incendiado foi retirado o corpo carbonizado do Sr ... “
Fim.
Recomendações Para leitura:
Quem Compreende as mazelas do destino?
Somente Deus.
Para se perder nos Contos Suspense
0800 Suicídio
Para Sempre Todos Te Amam
Uma Lição de Amor