A SOMBRA DO MORTO

APÓS A MEIA NOITE NINGUÉM SE ATREVE A SAIR DE CASA.

NA LOCALIDADE DE NOVA LONDRINA UMA PEQUENA E PACATA CIDADE DO NORTE DO PARANÁ, A CIDADE FICA COMPLETAMENTE DESERTA ASSIM QUE O RELÓGIO SE APROXIMA DA MEIA NOITE.

CONTA-SE QUE UMA ASSOMBRAÇÃO PERCORRE OS BECOS E RUELAS ESCURAS, APAVORANDO E MATANDO QUEM SE ARRISCA A

ANDAR A NOITE.

A SOMBRA DO MORTO COMO É CHAMADO, APARECE E PERSEGUE A VÍTIMA OBRIGANDO-A A ENTRAR NO CEMITÉRIO, DE ONDE NINGUÉM SAI COM VIDA.

NA ÚLTIMA SEMANA CINCO HOMENS E DUAS MOÇAS FORAM MORTOS, SEUS CORPOS FORAM ENCONTRADOS NÚS E DECAPITADOS SOBRE OS TÚMULOS DO CEMITÉRIO LOCAL.

O MISTÉRIO ENVOLVENDO A MORTE DESSAS SETE PESSOAS ESTÁ DESAFIANDO OS PERÍTOS DE TODO PAÍS, UMA VEZ QUE A NOTÍCIA DESPERTOU A CURIOSIDADE DOS ESPECIALISTAS.

SETE CRIMES OCORRIDOS DA MESMA FORMA NAS SETE NOITES CONSECUTIVAS, SEM QUE FICASSE PISTAS DO CRIMINOSO.

OS MORDORES SÃO UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE A SOMBRA DO MORTO, É REAL E QUE SEGUNDO ELES É O ESPÍRITO DE UMA PESSOA QUE FALECERA UM DIA ANTES DO PRIMEIRO ASSASSINATO, O CAUSADOR DE TODOS OS CRIMES.

COMENTA-SE QUE ANTES DE MORRER O MORTO TERIA DITO QUE VOLTARIA PARA SE VINGAR DO POVO DA CIDADE QUE ZOMBAVA MUITO DELE, DEVIDO A UM DEFEITO FÍSICO QUE ELE TINHA.

DURANTE O DIA NOS BARES E RUAS NÃO SE FALAVA EM OUTRA COISA, TODOS COMENTAVAM OS CRIMES E AFIRMAVAM QUE A SOMBRA DO MORTO NÃO PERDÔA NINGUÉM QUE O VÊ.

POR ESSE MOTIVO SÓ SE SAI DURANTE O DIA ASSIM QUE O SOL SE PÕE TODOS FICAM FECHADOS EM SUAS CASAS.

NO MEIO DA NOITE O GRITO DAS VÍTIMAS FORAM OUVIDOS A QUILÔMETROS DE DISTÃNCIA SEM QUE NINGUÉM SE ATREVESSE A SAÍR PARA VER O QUE ESTAVA CONTECENDO.

SETE NOITES SEGUIDAS DE HORROR, O DESESPERO DE CADA UMA DELAS FORAM SENTIDOS POR TODOS, QUE ACOVARDADOS PREFERIRAM CONTINUAR ACOITADOS POR DETRÁS DA JANELAS E PORTAS DE SUAS CASAS ONDE ESTARIAM PROTEGIDOS.

ASSIM QUE O DIA AMANHECIA CORRIAM TODOS PARA CEMITÉRIO E LÁ ESTAVA MAIS UM CORPO, NÚ E SEM CABEÇA, A CABEÇA TODA ENSANGUENTADA ESTAVA BEM ALÍ AO LADO DO CORPO DA VÍTIMA.

OS PERÍTOS INTERDITARAM A ÁREA A CADA CRIME NA TENTATIVA DE ACHAR UMA ÚNICA PISTA QUE OS LEVASSE AO SSASSINO, MAS ERA EM VÃO.

ERA COMO SE A SOMBRA DO MORTO FOSSE ALGO REAL QUE SURGISSE DO NADA NO MEIO DA NOITE, COMETESSE O CRIME E VOLTASSE PARA O ALÉM.

O MEU DESAFIO COMO JORNALISTA ERA O DE DESVENDAR O MISTÉRIO, ACABAR DE VEZ COM A MÍSTICA DA SOMBRA DO MORTO.

A POLÍCIA CONTINUAVA INVESTIGANDO PARA PRENDER O POSSÍVEL CRIMINOSO.

O MÉDICOS LEGISTAS NÃO ENCONTRARAM NENHUM VESTÍGIO QUE AJUDASSE A ILUCIDAR AS MISTERIOSAS MORTES.

O POVO NÃO TINHA DÚVIDA O CRIME ERA COMETIDO APÓS A MEIA NOITE PELA SOMBRA DO MORTO.

SE O TAL FANTASMA ERA TÃO CRUEL E NÃO PERDOAVA QUEM O VISSE, ENTÃO COMO ALGUÉM PODERIA AFIRMAR COM TODA A CERTEZA QUE O CRIMINOSO ERA O FANTASMA?

SE OS SETE QUE O VIRAM ESTÃO MORTOS, ENTÃO DE ONDE SAIU ESSA ESTRANHA CRENÇA?

EU TINHA QUE LEVAR EM MINHA BAGAGEM DE REPORTER O MISTÉRIO DESVENDADO, ASSIM PROCUREI ENTRE OS MORADORES ALGUÉM QUE FOSSE COMÍGO APÓS A MEIA NOITE ANDAR PELAS RUAS A PROCURA DA TAL SOMBRA ASSASSINA, NINGUÉM TEVE CORÁGEM EMBORA EU TIVESSE OFERECIDO UMA POLPUDA SOMA EM DINHEIRO NÃO LOGREI ÊXITO, NINGUÉM SE OFERECEU PARA ME ACOMPANHAR.

NÃO QUE EU TIVESSE MEDO DE IR SOZINHO, MAS SE EU DESVENDASSE O MISTÉRIO E NÃO TIVESSE UMA TESTEMUNHA DE NADA VALERIA A MINHA PALAVRA, ASSIM CONTINUEI TENTANDO CONVECER ALGUÉM A ME ACOMPANHAR.

UMA SEMANA SE PASSOU SEM QUE O CRIMINOSO DESSE SUAS CARAS, O SILÊNCIO DA NOITE CAUSAVA MEDO ATÉ MESMO EM MIM QUE ME RECUSAVA A ACREDITAR NA SOMBRA DO MORTO.

EU ESTVA TRANQUÍLO NO QAURTO DE UM HOTELZINHO ZERO ESTRELA ONDE ESTAVA HOSPEDADO, O RELÓGIO SE APROXIMAVA DA MEIA NOITE, E INSTINTIVAMENTE A EXEMPLO DO QUE ACONTECIA COM TODOS NA CIDADE, AGUCEI MEUS OUVIDOS NA TENTATIVA DE ESCUTAR QUALQUER RUÍDO QUE VIESSE DE FORA.

EU JÁ TINHA APAGADO AS LUZES E ACABADO DE DEITAR-ME, QUANDO UM GRITO ESTRANHO ECOOU QUARTO A DENTRO VARRENDO O SILÊNCIO DA NOITE ESCURA, IMEDIATAMENTE COLEI-ME JUNTO A JANELA ONDE UMA FRESTA DEIXAVA VER A RUA NA FRENTE DO HOTEL.

TIVE MEDO, POR UNS INSTANTES EXITEI EM SAIR DO QUARTO, JUSTIFIQUEI-ME COM O PENSAMENTO DE QUE NÃO ADIANTARIA EU IR SEM UMA TESTEMUNHA.

DEMOREI PARA PEGAR NO SONO MINHA CONCIÊNCIA JORNALISTICA ACUSAVA-ME POR NÃO TER IDO FAZER O MEU TRABALHO, QUANDO EU ESTAVA ME VESTINDO PARA SAÍR, VEIO-ME A MENTE AQUELES CORPOS DECAPITADOS NO CEMITÉRIO E OLHANDO PELA FRESTA DA JANELA VÍ QUE NÃO HAVIA NINGUÉM NA RUA,SÓ UMA FOLHAS CECAS ROLAVAM LEVADAS PELOS VENTO, FAZENDO UM RUÍDO FANTASMAGÓRICO, DÁI QUE EU NÃO ARREDEI O PÉ DALÍ, VIREI-ME PRO CANTO E SÓ ACORDEI NO DIA SEGUINTE, QUANDO OUVÍ VOZES, ERA UMA MULTIDÃO QUE SE DIRIGIA ATÉ O CEMITÉRIO, APRESSEI-ME E LOGO ME ENCONTREI DIANTE DO CADAVER DE UMA CRIANÇA DE UNS QUINZE ANOS, ERA UM MENINO E ESTAVA NÚ E SEM CABEÇA.

UM NEGRO FORTE APARENTANDO TER UNS TRINTA ANOS DE IDADE, VEIO AO MEU ENCONTRO ASSIM QUE ME VIU CHEGAR, COMO SE QUISESSE ME DIZER ALGUMA COISA IMPORTANTE, OLHANDO-ME NOS OLHOS DISSE_ MOÇO EU SOUBE QUE O SENHOR ESTÁ PROCURANDO ALGUÉM PARA ENCONTRAR O FANTASMA ASSASSINO.

EU SOUBE TAMBÉM QUE ESTÁ OFERENDO UM BOM DINHEIRO PARA QUEM O ACOMPANHAR?

É VERDADE VOCÊ VÉM COMIGO? VOU MOÇO,PODE CONTAR COMIGO, QUANDO A GENTE VAI?

ESTA NOITE MESMO, ENCONTRE-ME A MEIA NOITE EM MEU HOTEL...

ASSIM QUE EU DESCI DE MEU QUARTO, LÁ ESTAVA ÊLE ME ESPERANDO, APARENTAVA ESTAR MUITO TRANQUÍLO, ASSIM INICIAMOS A CAMINHADA A RUA ESTAVA DESERTA E NÃO TINHA ILUMINAÇÃO, AS CASAS TODAS FECHADAS E AS ESCURAS, DAVAM UM ASPECTO BASTANTE TÉTRICO E DIANTE DOS ATUAIS ACONTECIMENTOS ERA INEVITÁVEL ESTARMOS TENSOS E APREENCÍVOS.

COMO JORNALISTA O MEU SONHO ERA ENCONTRAR O CRIMINOSO E DESVENDAR O MISTÉRIO, UM FURO E TANTO NEM ME PASSAVA PELA CABEÇA A IDEIA DE AMANHECER DECAPITADO NO CEMITÉRIO.

BEM ALÍ A NOSSA FRENTE SURGIA O CEMITÉRIO, ESCURO E ASSUSTADOR, SOMBRAS PARECIAM SE MEXER ENTRE OS TÚMULOS, DE ONDE ESTAVAMOS PODIAMOS VER AS CRUZES QUE SUBIAM POR SOBRE O MURO, UM FRIO SUBIU-ME PELAS COSTAS FAZENDO-ME ESTREMECER, VEIO-ME A CABEÇA A IDEIA DE ME DEPARAR COM A SOMBRA DO MORTO E ACABAR COMO TODOS OS OUTROS.

E SE O ASSASSINO ESTIVESSE A ESPREITA NOS ESPERANDO E SE HOUVESSE MESMO UMA ALMA PENADA ASSASSINA, COMO SE DEFENDER DAS SOMBRAS DA MORTE?

EM MEIO A TANTOS FANTASMAS QUE ASSOMBRAVAM NOSSOS PENSAMENTOS, EU VÍ OU MELHOR EU OUVÍ, NESSAS ALTURAS EU ESTOU EM DÚVIDAS SE EU VÍ OU NÃO... O FATO É QUE FOI TUDO MUITO RÁPIDO ACONTECEU COMO UM RELÂMPAGO, FOI FULMINANTE QUANDO EU OLHEI NO CHÃO ALGUNS METROS ATRÁS DE MIM, ONDE ATÉ ALGUNS INSTANTES ESTAVA O MEU AMIGO, NÃO HAVIA NINGUÉM, FOI QUANDO UM ESPANTOSO GRITO ECOOU NOVAMENTE, O MESMO PEDIDO DE SOSCORRO QUE TODOS OUVIRAM A CADA ASSASSINATO.

TOMADO PELO MEDO CORRÍ EM DIREÇÃO DO HOTEL ONDE PASSEI A NOITE INTEIRA TENTADO ENTENDER O QUE TINHA ACONTECIDO, TERIA SIDO O TAL FANTASMA?

O POBRE COITADO QUE ESTAVA ME ACOMPANHADO TERIA SE TORNADO A PRÓXIMA VÍTIMA?

PELA MANHÃ A CONFIRMAÇÃO, ERA MAIS UM CRIME, NO CHÃO DO CEMITÉRIO O CORPO DE MEU AMIGO, O NEGÃO ESTAVA NÚ E SEM CABEÇA.

APAVORADO NÃO TIVE DÚVIDA, ANTES QUE EU ACABASSE ME TORNANDO O PERSONÁGEM PRINCIPAL DA MINHA MATÉRIA, ASSIM QUE VOLTEI APAR O HOTEL, ARRUMEI MINHAS COISAS E TOMEI O ÚNICO ÔNIBUS QUE SAÍA DA CIDADE.

PUBLIQUEI NA PRIMEIRA PÁGINA DE MEU JORNAL, EXATAMENTE O QUE ACABARAM DE LER, A SOMBRA DO MORTO ESTÁ LÁ! E QUEM A DESAFIAR CERTAMENTE ACABARÁ NO CEMITÉRIO NÚ E SEM CABEÇA.

JORNALISTA: MARCOS AURÉLIO DE ALMEIDA

JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO

NOMES FICTÍCIOS.

PARANAGUÁ 10 DE FEVEREIRO DE 2010

AUTOR: LORENZI MONTEIRO