Querida eu do passado,

Se você está lendo essa carta então finalmente estou a um passo de configurar a máquina do tempo! Pena que não terei mais tempo para aperfeiçoá-la. E é exatamente por isso que escolhi fazer a primeira experiência mandando essa carta para você, eu de dezesseis anos. Sei que é inteligente o suficiente para saber que não é nenhuma pegadinha e que sou realmente você do futuro.

Sim, nós conseguimos!

Chegamos além dos nossos maiores sonhos! Mas tudo na ciência tem o seu preço. As experiências que conduzi cobraram juros terríveis, levando minha juventude e saúde. Envelheci em poucos anos o que envelheceria em décadas e estou à beira da morte. Sem tempo nem condições de terminar meu experimento.

E isso me leva à intenção desta carta. Quando percebi o que estava acontecendo comigo e que era irreversível, depois de pensar muito, cheguei à conclusão que faria tudo diferente, se tivesse a oportunidade. Vê onde quero chegar? Eu não posso voltar atrás, mas você pode fazer tudo diferente.

Antes de decidir, precisa saber de alguns fatos.

Primeiro: consegui um enorme reconhecimento mundial. Minhas descobertas mudaram o mundo e serei referência em minha área por muitas gerações. Isso é o que conquistei com minhas escolhas.

Segundo: minha vida não se resume apenas ao trabalho. Conheci um homem incrível e vivemos uma história de amor muito melhor do que a que você lê nos livros agora. Temos uma filha maravilhosa que acabou de chegar na adolescência. E "eu" trocaria toda fama e reconhecimento para passar mais tempo com eles.

Terceiro: se eu conseguisse terminar meu experimento sobre a viagem no tempo, o mundo como o conhecemos hoje mudaria completamente, ainda não sabemos se para melhor ou pior. De qualquer forma, não poderei terminá-lo, ficará inacabado até outro cientista colocar as mãos no projeto.

Sei que as coisas não estão boas para você, agora, é difícil ser adolescente, nerd, feia e desajeitada. E tudo o que quer é que alguém reconheça o quanto você é incrível.

Posso te dizer que esse reconhecimento virá de qualquer forma, escolhendo continuar no planejado ou mudando tudo. Porque você é extraordinária e todas as pessoas que cruzarem seu caminho reconhecerão isso.

Você terá sucesso com o que decidir fazer!

Mesmo que escolha viver uma vida comum e longa, que ninguém nunca saiba do potencial que você tem para mudar o mundo.

Talvez sabendo o que sabe agora, essa vida comum não seja mais suficiente. Eu entendo. Até porque já colhi os louros do meu trabalho, vi meus sonhos se realizarem e sei o legado que deixarei. E você ainda não. Então seria injusto te privar de tudo isso. Só quero que saiba que o que for que decidir, entenderei.

Sempre tive a curiosidade de saber se Madame Curie faria tudo igual se soubesse como seria o seu fim. Parece que vou descobrir logo. Não o que ela faria, mas o que eu faria. No caso, você.

Uma última coisa, viva sua vida apaixonadamente cada segundo. Passe mais tempo com seu marido e sua filha. No final, é tudo que importa. Se decidir por sua carreira, deixe seu legado com determinação e coragem, e se decidir gozar uma vida longa junto de quem mais ama na vida, que seja com orgulho e sem arrependimentos.

Nosso futuro está em suas mãos, como sempre esteve.

Com amor,

Sua eu do futuro.

Priscila Pereira
Enviado por Priscila Pereira em 17/10/2023
Código do texto: T7910896
Classificação de conteúdo: seguro