Guardião da Galáxia

Mileti Markovic despertou em sua cabine no transbordador intergaláctico "Panna" ao som de um sinal sonoro modulado. Em seguida, a voz feminina do sistema interno de comunicações anunciou:

- Em duas horas-padrão estaremos aportando na Estação de Transferência Ultima Thule. Os passageiros que forem desembarcar, devem ter seus documentos de ingresso à mão. As astronaves independentes deverão ativar seus transponders antes de deixar o transbordador. A passagem pela alfândega é obrigatória.

Markovic sentou-se no leito e espreguiçou-se. Bom, ele tinha trabalho a fazer, já que o cargueiro no qual estava, o "Dunya", deixaria o transbordador ali, num ponto distante 10 kiloparsecs da Galáxia. Saiu da cabine e no corredor para a ponte de comando cruzou com outros tripulantes e passageiros que também haviam despertado a pouco.

- Ei, Mileti!

Virou-se para ver quem o chamava. Stana Jindrak, um comerciante da Nebulosa da Tarântula, na vizinha Grande Nuvem de Magalhães.

- Salve, Stana. Vai nos privar da sua companhia, imagino - comentou em tom afável.

- Vou para a Borda Oposta, você sabe - explicou Stana. - Mas o que você me sugere? Pego uma nave de carreira ou me recomenda fazer reserva noutro cargueiro?

- Depende da sua pressa - avaliou Markovic. - Os cargueiros podem demorar três ou quatro meses para chegar aos principais mundos da Borda Oposta. Uma nave de carreira vai direto ao ponto, embora você tenha que pagar bem mais caro.

- Eu nunca consegui entender como somos capazes de atravessar dez milhões de anos-luz em poucos dias a bordo desse transbordador e dentro de uma galáxia levamos semanas e meses para cruzar 20 ou 30 mil anos-luz.

- Bom, não vou ter tempo para lhe dar uma explicação técnica - admitiu Markovic. - Mas tem a ver com o sistema de propulsão que o transbordador usa. Se fossemos utilizá-lo dentro de uma galáxia, poderia causar distorções gravitacionais nos sistemas solares ao longo de sua trajetória.

- Isso seria uma catástrofe - ponderou o comerciante.

Markovic fez um aceno de cabeça.

- Exatamente. E é por esse motivo que um transbordador nunca se aproxima a menos de 10 kiloparsecs de uma galáxia.

Nem sempre essa havia sido a realidade, recordou-se Markovic antes de despedir-se de Stana e seguir seu caminho. Mas preferiu omitir a parte onde geradores de distorção de matéria escura haviam sido usados como armas de guerra, cinco mil anos atrás. A informação fora praticamente esquecida, mas ele se lembrava muito bem das circunstâncias. Afinal, estivera lá, na linha de frente contra os invasores de Andrômeda. O fato de ter se ejetado no espaço intergaláctico, num módulo criogênico de fuga, antes que sua nave fosse destruída, lhe fizera perder os acontecimentos dos últimos 4.700 anos. Mas o importante é que ele havia sobrevivido, e sabia perfeitamente o que deveria ser feito se os invasores tentassem um novo ataque.

A Galáxia não seria pega novamente de surpresa.

- [22-09-2023]