O dia em que Referência se sentiu desapontada

Referência vinha pensativa, amuada, cabisbaixa. Refletia sobre seu papel, sua real importância para a humanidade, para a sociedade.

Embora fosse de natureza otimista, tanto tempo na estrada como dizia, consciente de seu satisfatório desempenho passado, plenamente conhecedora do papel a cumprir, as vezes irrompia uma crise existencial, como esta de agora. Até então, sofreu sozinha sem compartilhar suas temporárias aflições, incertezas, angústias. Até que algo mudasse e a crise partisse. Não conseguia encontrar uma chave que pudesse girar e sair desta acídia. Procurava escapulir de comparações com colegas, mas acabava vencida.

Lembrava-se de seu colega, o Referencial. Via-o sempre alegre, confiante, objetivo, satisfeito com os usos que as pessoas faziam dele.

Resolveu ir à Praça das Palavras, onde por certo o encontraria por lá, como de hábito.

Lá estava, amável como sempre. Demonstrou alegria em vê-la.

Referencial logo perguntou o que se passava. Fazia uma semana que não aparecia na praça. Nada comum para dois amigos tão próximos, ambos presentes, com frequência, em pensamentos e ações de buscas que as pessoas empreendem para realizar, criar, se deslocar, trabalhar, se apaixonar, melhorar.

Referência continuou:

- Infelizmente, também para se odiar, roubar, matar, enganar, trair.

- Verdade- retrucou Referencial. Somos como ferramentas, que as pessoas usam para o bem ou para o mal. Está desapontada por este uso negativo que alguns fazem?

-Na realidade, não. É que estou me vendo inútil neste contexto todo.

-Ora, você é conhecida e utilizada desde os primórdios, por todo tipo de pessoa. Figuras famosas, filósofos, da antiguidade e atuais, viviam e vivem mencionando-a nos mais variados usos e formas. Eu, Referencial, com certeza sou muito menos mencionado.

- Entre os significados que me dão, sou muito mais utilizada como menção, alusão, insinuação. Não são usos objetivos, de valor intrínseco. “Ah! Isto é apenas uma referência”, dizem. “Se não quiser, não use”. Sou abstrata. Você não. Dentre seus significados, o mais forte é aquele que contém uma informação objetiva, determinada, que é efetivamente utilizada. É um farol. Um local definido por coordenadas. É concreto. Vê? É útil de imediato. De posse de um referencial a pessoa o usa. Afora isso Referencial tem conceitos importantes na física, na matemática.

- Veja, um meu significado, também importante, é que posso ser um conjunto de referências- argumentou Referencial.

-Pois é! Necessário juntar algumas referências, selecionadas a dedo, descartar outras tantas, para formar algo objetivo, um referencial.

- Ora, nem sempre é assim- retrucou Referencial. Está muito amarga!

Referência observou:

- Falando em referências vem lá a Referências. Verá como é toda senhora de si. Orgulhosa.

Após os cumprimentos, Referencial resumiu o que estavam discutindo. Referências tomou um ar de superioridade e disparou:

- Um desavisado pode pensar que sou, apenas, o plural desta nossa amiga aqui, a Referência, quando na realidade meu foco é disponibilizar indicações de pessoas que possam abonar a integridade ou a capacidade de outra pessoa ou de uma empresa. Um significado direto, determinado, importante, como você pode verificar em um bom dicionário.

Nisto, um senhor que estava sentado em um banco próximo, pediu licença, disse que ouvia com atenção e zelo a conversa dos três e gostaria de se apresentar e fazer algumas ponderações. Uma vez aceito, começou:

- Meu nome é Referendo e, por função, sou um representante diplomático que expede mensagem a meu governo solicitando instruções variadas. Sou, também, o direito que os cidadãos têm de se pronunciar diretamente a respeito de questões de interesse geral. Pretendo ser agora o cidadão que usa este direito. Entendo que vocês três são expressões de interesse geral. Vejo que você, Referências e você, Referencial, estão muito satisfeitos e confiantes sobre os usos e seus significados. E assim devem continuar. A você, Referência, digo que ocupa, no dicionário, mais espaço que os outros dois. Você também tem significados diretos, objetivos, como Referência de Nível, Referência Bibliográfica. Tem significado na Semiologia, quando o signo transmite ao seu usuário, uma referência, seja um conceito, informação ou imagem mental. Importante, também, é que constitui a base de pensamento, de reflexão, de aprendizagem daqueles que estão buscando soluções para problemas, para a evolução, para o desenvolvimento intelectual. Até quando se erra você é lembrada em expressões como “use seu erro como uma referência”. Me vem à lembrança a personagem George, do conto Profissão, década de 50, que se vê decepcionado, inútil, pois não lhe deram, quando chegou à fase adulta, nenhuma capacitação profissional. Enquanto os outros da mesma idade, foram testados e receberam treinamento para profissões padronizadas no mundo futurístico de Isaac Asimov. Todavia, em oportuno momento, os avaliadores novamente o convocam e revelam seu nível intelectual elevado. Para ele é reservada atuação diferenciada em atividades referenciais voltadas à base de pensamento, estudos, programação, planejamento, para evolução da humanidade.

Calou-se. Os quatro permaneceram em silêncio, calmamente absorvendo aquele clima enriquecedor que ali se instalou.

Edson Gomiero
Enviado por Edson Gomiero em 12/02/2024
Código do texto: T7997507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.