DESCOBRI EM ONIRÓPOLIS

DESCOBRI EM ONIRÓPOLIS

Há poucos dias, estive em Onirópolis – “refúgio dos poetas” ou “cidade dos sonhos”, edificada virtualmente pelo nobre poeta João Bosco Esmeraldo (OD L’Aremse M. Peterson) e descobri um lugar belíssimo, com características de cartões-postais das terras glaciais. Fiquei absorta diante de tanta beleza e, ao mesmo tempo, receosa de estar em um lugar desconhecido, de que eu nunca tinha ouvido falar.

De repente, uma imensa região verde, em material luminoso fosforescente, descortina-se diante de mim, ostentando um grande laço prateado a transmitir mensagens de felicidade, paz, amor. Serve de base a uma montanha de neve alvíssima, onde minúsculas crisálidas coloridas, usando bicicletinhas, deslizam suavemente, em grande velocidade. Mais parece uma competição de patinadores em que cada um quer chegar em primeiro lugar. E as borboletas multicores, assemelhavam-se a flores em um jardim. Em Onirópolis, não existem mosquitos peçonhentos, porque as pessoas não acumulam lixo nas ruas nem água estagnada, onde os mosquitos se proliferam com facilidade. Não existe o Aedes Aegypti ou Aedes Albopictus, transmissores do vírus da Dengue, Zica, Chikungunha e da febre amarela urbana, que fazem a humanidade sofrer e, às vezes, morrer.

As crisálidas alegram o campo de neve como se estivesse na primavera. Um deslumbramento para os olhos de quem está acostumada às paisagens tropicais, vítimas de secas, longos períodos de estiagem e infestações de mosquitos que destroem vidas. Eu, nordestina cearense, testemunhei por várias vezes essa triste realidade. Diante do colorido e alacridade dos pequeninos seres, soaram aos meus ouvidos, as primeiras notas da Estação “Primavera” de Vivaldi.

O laço prateado continua a brilhar como uma bandeira, transmitindo uma mensagem de FELICIDADE, PAZ, AMOR, que em Onirês se expressa assim: SHAMEISITO, SHAL, LIFT!

* Onirês - Lingua falada pelos habitantes de Onirópolis. Uma criação do próprio fundador da fictícia Cidade Onírica. (João Bosco Rolim Esmeraldo)

***

Maria de Jesus Araújo Carvalho

Fortaleza, 27/06/2017

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 27/06/2017
Código do texto: T6038982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.