O BOMBEIRO PIRÔMANO

Jomeri morava numa cidade pequena e conhecia quase todas as pessoas, só não conhecia as que ainda não haviam nascido. Conhecia também, as pessoas mais importantes da cidade, como prefeitos, vereadores, desembargadores, deputados, açougueiros, padeiros, ladrões e quadrilhas. Jomeri era conhecido por ser o homem da água mineral, ele aprendeu com o pai o ofício de coletar água na nascente e distribuir, vende-la, na cidade; 30 anos se passaram e eis que Jomeri se tornou o grande fornecedor de saneamento básico de sua cidade, com água encanada para quase todo mundo, fundou a "Jomerágua", e estava tudo uma beleza de lindo. Contudo, porém e entretanto, 2015 foi um ano fastidioso ao povoado, pois a matriz mais límpida e renovadora não se fez presente devido a sazonalidade causada pelo El Niño, por se tratar de uma cidade tropical e de latitude mediana, resumindo a ópera, não houve chuva sequer um dia do ano. O povo precavido fez o mais inteligível: economizar. No ano posterior, o fenômeno foi o oposto, nenhum dia sequer a chuva parou, as vezes mais fraca ou uma torrente, mas chovia algumas horas todos os dias. Frente a isso, o povo que aprendeu a economizar, usava cada dia menos água encanada, pois contava com a água da chuva para satisfazer as necessidades. Jomeri, a cada mês vendia menos água, mas a represa estava pelas tampas; inclusive, Jomeri estava empobrecendo quilômetros por dia, coitado, logo ele que era quase sempre sozinho, apesar de conhecer a todos, mas sempre solitário começou a enlouquecer, então, num dos atos de loucura ele colocou fogo na bicicleta de uma criança, mas, para sua frustração, a chuva apagou o incêndio. Dois dias depois a frustração só aumentava, ele arrancava os cabelos, e foi correndo colocar fogo no carro de um vizinho. O mesmo aconteceu: a chuva apagou. Jomeri começou a chorar feito chuva, a cada lágrima que caía ele lembrava e passava a chorar ainda mais, por horas a fio. Então ele teve a ideia do terrível ato, pois ele precisava recuperar sua riqueza adquirida pela água: Jomeri esperou a chuva cessar e foi às insulas, essas casas que são terrivelmente inflamáveis e começou a incendia-las, o fogo se espalhou incontrolavelmente pela cidade, se espalhava como água da chuva, até que Jomeri foi para sua casa, mas nesse momento eis que surge a corporação de bombeiros pedindo sua ajuda, ele diz para a corporação que o custo seria alto, então surge o prefeito desesperado e negociam, Jomeri libera o fluxo de água para apagarem o incêndio que ja tomara metade de cidade. Após isso, incêndio controlado, o terrível ato se repetiu mais duas vezes de forma semelhante, Jomeri colocando fogo em tudo. O prefeito, porém, descobriu, e o que fez o prefeito em nome de sua cidade? Sugeriu a Jomeri uma associação, uma parceria entre os dois, então a Jomerágua passou a ser pública e seus rendimentos foram cada vez melhores, como nunca se viu.