A Festa da Primavera
 
 
Mãe natureza estava preparando uma festa para receber uma ilustre convidada. Ela disse para andorinha avisar os pássaros que o inverno estava para terminar, o pinta roxo é quem vai preparar o almoço.
A garça ficou com ciúmes, fez uma confusão porque o azulão vai ser o garçom.
O sabiá foi avisar o beija-flor que setembro chegou  e a primavera está se aproximando na madrugada do vigésimo terceiro dia do mês de setembro.
Rouxinol começa cantar, bem-te-vi veio avisar que a primavera acabou de chegar acompanhada pelo rei dos astros e o cardeal, está pronto para lhe fazer as honras da floresta, é uma vez no ano que isso acontece então as flores agradecem.
Todos os pássaros formaram um coral, menos o pardal, foi ajudar o pica-pau porque o bico grudou no pau.
O trinca-ferro cantou tão alto e esquisito que o periquito se mandou junto com o condor.
Bico-de-lata e o Inhambu ficaram de guarda na floresta, pois falcão estava para chegar. 
O pavão é quem organizou a recepção; A arara deu uma ordem para que os passarinhos arrumassem seus ninhos porque irá visita-los, Tiziu e tico-tico disseram que seus ninhos serão os mais bonitos.
Beija-flor ficou encantado com a brisa da primaveram, sai beijando todas as flores, o Arari veio avisar que tem barulho estranho por aqui, o urubu voando baixo e sinal que tem alguma ruim bem perto.
Cúrio foi encantou-se com a gralha para reunir as passaradas que na mata tem gente armada, o macuco respondeu:
- Eles estão malucos, vamos nos proteger, se não, vamos morrer. 
Cuidado João, sua casa vai para chão!
O rei dos astros olhando o sofrimento da floresta resolveu se esconder e mandou chover para proteger a mata, pois havia um enorme pé de Ingá carregado de frutos maduras, e era dos pássaros se alimentar.

E o pé de jambolão foi cerrado ao meio, e os pedaços jogados ao chão , havia um pé de paineira, era uma velha companheira.
O sabiá ficou tão triste que não queria mais cantar, João de barro, ficou sem casa para morar, falcão preocupado com a situação de João ofereceu-lhe ajuda;
- Não sou um pedreiro mas posso carregar um pouco de barro para uma nova construção.
- Obrigado eu sei que você é um grande amigo não se preocupe comigo, primeiro a floresta,ela está correndo perigo.
Começou a chover, os homens malvados começaram a correr e foram atacar em outro lugar. Preparavam armadilhas para caçar jacarés, a bicharada vendo o movimento da lagoa resolveu se esconder, mas era tarde demais o jacaré morreu, mas o temporal foi tão grande que o rio transbordou, formou uma correnteza, os homens malvados foram arrastados com seus barcos e afundaram.
A paz na floresta voltou , a festa continuava e o rei dos astros voltou, o cardeal, o pardal e o pavão, felizes entoavam a seguinte canção:

- Hoje na floresta vai ter festa, com certeza chegou a primavera, pra alegrar a natureza, mas que beleza!

A festa estava tão bonita e animada, também chamou atenção da bicharada, a onça escondida atrás da árvore deu uma olhadinha, o quati chegou mais perto queria conferir tudo, mas se assustou com o porco-espinho, si ele ficar com medo sai do caminho lá vai espinho, mas quem do buraco sai ?
O tatu e as formigas vizinhas, tatu recomenda para elas não carregarem as comidas da festa, se não elas serão engolidas.
Todos comemorando aquela grande festa, até a borboleta chegou toda cheia de amor e fantasiada, estava sendo escoltada pela jaguatirica, o tigre olhou para ela e disse:
- Mais tarde vamos fazer um piquenique.
Ela responde:
- Que pena e a jaguatirica como fica ?
Bicho preguiça tão devagarinho vem chegando, a raposa vem se aproximando cheia de planos, quer enganar o azulão e ele é o garçom, ela quer estragar o jantar.
A garça e tucano perceberam o plano que a raposa está armando para a hora do jantar. A garça lembra do que a raposa armou trocando os pratos.
Quanti chamou a coruja, quer ver isso acabar, ela por perto vai dar azar; Coruja chegou, todas as penas se arrepiou, cardeal falou para o periquito:
- Porque todas as festas sempre tem que entrar um bico.
O pavão para animar a festa, chama a garça para dançar, arara também foi mostrar o seu xaxado para animar os convidados, trinca-ferro e o rouxinol cantaram para alegrar o ambiente.
De repente chega o gambá, veio também comemorar, mais seu cheiro ninguém pode aguentar, o pavão e os passarinhos resolveram que a festa vai terminar, os passarinhos voltaram para os seus ninhos, foram descansar.
 
Mara de Andrade
Enviado por Mara de Andrade em 02/09/2016
Reeditado em 02/03/2018
Código do texto: T5748143
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.