OS NÃOS DE DOLORES

OS NÃOS DE DOLORES

Dolores é uma vaca, muito mimosa por sinal.

Sua aventura começou assim: Certa vez, em sua fazenda natal, Dolores percebeu que algo estava errado; Seus olhos atentavam a tudo e a todos.

Sua fazenda era muito limpa e organizada; Havia até computadores e robôs em cada curral.

Grama fresca, boa água, e a convivência com os vizinhos era bastante harmoniosa.

Então, o que estava faltando? Dolores se deu conta de que era ela quem estava infeliz, pois havia profundos desejos em sua alma bovina: Ir além do seu campo/pasto.

Entretanto, havia nela também uma certa vontade de se conformar; Era como se tivesse nascido somente para pastar...

Esses pensamentos a incomodavam, e pela primeira vez ela disse não a si mesma e rejeitou aqueles

pensamentos depreciativos.

Cheia de certezas, foi conversar com sua mãe, que estava numa espécie de spa, onde quanto mais leite era tirado, mais magra ficava, (a mãe de dolores era vaidosíssima).

Ao saber dos planos da filha, sua mãe soltou um mugido de exclamação:

-Filha você é somente uma vaca, e no grande curral do mundo, seu destino é o mesmo que o de todos... E além do mais você está sendo preparada para ser uma linda vaquinha de presépio, para ser

exposta, se conforme!

Dolores não discutiu, mas silenciosamente traçava planos. Esse foi seu segundo não.

O dono do gado, não se sabe como, tomou conhecimento dos planos de Dolores, e mandou cercar toda a fazenda com fios elétricos. A fazenda se revelou uma verdadeira prisão.

Dolores não se intimidou, fez amizade com um grupo de tatus performáticos; Tatu Peba, Tatu Bola, Tatu Canastra e o mais novo, Tatuzinho, artistas incríveis, livres, criativos e, subversivos por natureza, que viviam nos subterrâneos da fazenda.

Dessa linda amizade surgiu um enorme túnel que levou Dolores para fora daquela propriedade. Dolores tinha dito não àquela vida regrada/confinada.

Dolores segue sua viagem em busca de seu sonho. Graças aos seus amigos, ela embarca clandestinamente em um navio cruzeiro.

Nesse ambiente, Dolores, por ser uma vaca, é hostilizada e sofre bullying. Contudo, tinha aprendido

a dizer não a pessoas idiotas, e em seu lindo maiô, passa a maior parte do tempo, caminhando ou na piscina, tomando sol. Impávida.

Dolores curte a viagem; Brinca, se diverte com seus amigos tatus. Ela sorrir pra vida e a vida lhe sorrir de volta.

Nesse contexto, alguns passam a prestar especial atenção naquela passageira tão singular e charmosa: Boi Bumbá, boi Caprichoso e boi Garantido, famosos dançarinos do Norte e

Nordeste do Brasil, que deslumbrados com a postura de Dolores lhe oferecem cartas apaixonadas, flores e olhares ruminantes.

Poderíamos dizer que quase rolou um “quadrado amoroso” naquele cruzeiro; Mas eram boêmios e festeiros demais, Dolores preferia calmas leituras e as celebradas postagens em seu blog pessoal.

As postagens estavam ficando famosas; Muita gente acompanhava a aventura da vaquinha, pela internet.

Corria tudo tranquila até o momento em que o navio passou por uma tempestade em alto-mar. Todos no navio se apavorava, inclusive Dolores, mas como tinha aprendido a dizer não a tudo negativo, disse não também para o medo, e enquanto todos tremiam de pavor, Dolores dançava e cantava celebrando a chuva e o vento. A vida era uma benção e ela iria aproveitar cada momento.

O coração de Dolores só pensava em uma coisa: Alcançar seu sonho, sua realização pessoal, crescer como pessoa, se autoconhecer para conhecer e ajudar os outros.

Aquela viagem de navio trazia esperanças ao coração de Dolores, que sabia que estava no

caminho certo, e com certeza, chegaria ao porto/ponto desejado.

Finalmente, após alguns meses, chega ao seu destino e é recebida com honras e pompas; Ela tinha se tornado uma celebridade, uma popstar, quase uma deusa.

Hoje Dolores vive muito bem; Trabalha como modelo e atriz, casou com o boi da cara preta, que no Brasil tinha tido uma vida muito dura como Boi de piranha, mas, com muita luta e dignidade, deu a volta por cima. Teve filhos e filhas e se tornou uma lenda no meio da manada.

A vaquinha dolores não foi pro brejo. De aspirante a vaquinha de presépio à vaca sagrada na Índia, Dolores pode se considerar uma vitoriosa, alcançou seu sonho.

Quando tem folga das suas atividades, pode ser vista meditando hinduisticamente nos jardins do Taj Mahal.

FIM