O SENHOR GENESIO E A VASSOURA

O senhor Genésio é varredor de rua. Varre papeis, latas, copos, comida estragada, cuspe, até cocô de cachorro que as pessoas deixam para ele limpar. Varre tudo. E é invisível. E isso porque ninguém o cumprimenta pela manhã, ninguém o vê apesar de seu casaco verde fosforescente, que fico parecendo um xuxu iluminado, reclama com seus botões que são completamente surdos. O sol é forte e o senhor Genésio sua. Perto dele, ao lado do semáforo uma senhora sorri e lhe diz: - Bom dia! Que trabalhão para o senhor hein- o senhor Genésio leva um susto e grunhe um éé desenxabido e muito, muito surpreso mas a senhora continua: - As pessoas vão jogando tudo pela rua e o senhor tem que limpar a sujeira dos outros! Orgulhe-se de seu trabalho senhor; se não fosse a sua pessoa, imagine como estaria esta cidade! Sorri mais uma vez e atravessa a rua. O senhor Genésio, pela primeira vez em muitos e muitos anos, sorri também e cata do chão sua dignidade e brio que varria com toda a sujeira da rua. O sol lhe dirige uma piscadela amiga, e uma andorinha que passa lhe faz uma continência solene. O coração do senhor Genésio batuca uma canção de alegria. Bom isso.

Vosmecê
Enviado por Vosmecê em 09/12/2012
Reeditado em 09/12/2012
Código do texto: T4026889
Classificação de conteúdo: seguro