O COIOTE

Num lugar muito distante de tudo, onde não há presença humana, habitava um coiote. O velho animal era um grande caçador, e a despeito de tudo que já havia enfrentado, superava muito bem as grandes dificuldades. Numa manha o velho coiote sai para caçar e se depara com um cena nada comum, ele avistou um leopardo, uma hiena, e um veado campeiro. A cena lhe chamou muito a atenção, de modo que, se aproximou com muito cuidado para ver do que se tratava. Chegando perto pode ouvir tudo e ver nitidamente a cena curiosa. Dizia o leopardo: _minha cara hiena, tenho por certo que este veado é meu, pelo simples fato de quando eu me aproximei dele estava eu sozinho, portanto, tenho o total direito de come-lo. A hiena muito esperta disse: _concordo plenamente com vossa colocação, mais tenho algo por demasiado importante, estas terras em que vossa realeza se encontra, és minha, portanto o direito legal de come-lo, tenho eu. O veado olhou para o leopardo e para a hiena e disse-lhes: _caros predadores, tenho visto a grande aflição com que vós atrelai sobre quem tem direito sobre mim, mais tenho algo também em minha defesa, peço-lhes que me escutem com muita atenção. há muito tempo tenho estado sobre este lugar, de geração a geração, minha família tem sido perseguida por todos vocês, e a despeito de quem deve me comer, fica a critério de vosso bom senso, se de fato houver isto em vocês. O coiote nunca viu tal situação em seu tempo de vida, decidir quem come primeiro o veado, isto incrível. A situação estava num impasse, o coiote resolveu continuar escutando aonde isto iria acabar. Disse-lhes novamente o leopardo ao veado e a hiena:_bom, tenho com toda minha educação efetuado este discurso em prol da boa política, e em virtude da minha boa conduta, não lancei mão sobre vós com ferocidade. A hiena estava sentindo que o negócio ia se perder para a violência, resolveu a situação de uma forma amistosa:_meu nobre leopardo, sei que és muito mais forte do eu, de modo que não tenho como disputar o veado a força, tenho uma idéia: repartamos no meio o diviníssimo veado, eu como a metade e o senhor a outra metade. O veado muito mais esperto que os dois saiu de fininho sem que eles percebessem, quando deram por conta não viram mais o veado. O coiote achou aquilo muito estranho, mais continuou sua caçada sem chamar atenção do leopardo e da hiena.

esta história ilustra a falsa dignidade, em vista dos instintos naturais. Temos que ter em vista o que somos e o que podemos fazer face as grandes necessidades enfrentadas todos os dias em nossas vidas. As vezes temos que agir e não conversarmos.

AUGUSTO SABAOTE
Enviado por AUGUSTO SABAOTE em 06/05/2011
Código do texto: T2952985