As boas obras deixam legado e beneficiam aqueles que dela se apropriam. W.F

 

Quando jovem, fui a uma loja de materiais elétricos na minha cidade. Ao finalizar uma extensa compra, me deparei sem a carteira e sem dinheiro no bolso, pois havia esquecido em casa. Senti um calafrio por dois motivos: primeiro, pelo constrangimento de perder o tempo do vendedor; segundo, de como explicar que estava sem dinheiro naquele momento.

Tive que enfrentar a situação e dizer que havia deixado o dinheiro em casa. Quando ainda me explicava com o vendedor, outro funcionário da loja, vendo a minha situação, apareceu e me perguntou: "Você é neto do Sr. Adão?" Ao que eu disse: "Sim, sou." Então ele disse: "Faça o seguinte: leve todo o material e retorne até amanhã e acerte comigo."

A minha satisfação no momento ao ouvir tais palavras foi imensa. Eram palavras que expressavam uma total confiança e que me vieram como um alívio, tirando toda aquela tensão do constrangimento. Eu o agradeci muito e disse que retornaria até a tarde e assim o fiz.

Fui para casa muito contente, me sentindo abençoado pelo caráter e pela honestidade de meu avô. Ele era um homem digno que deixou uma história, um legado de caráter e de fé. Foi um homem que até hoje nos inspira, que fez um diferencial em muitas vidas, tornando-as bem melhor.

Houve um tempo em que a palavra final de um homem encerrava qualquer questão. A confiança transmitida e a honestidade no cumprimento da palavra prometida eram frutos da ética e do caráter que essas pessoas cultivavam.

 

Hoje, infelizmente, caráter e honestidade são quesitos cada vez mais escassos. Não somente numa população secular como dentro de algumas Igrejas. Pessoas que prometem e não cumprem, que fazem pactos com pessoas erradas por vantagens financeiras, pessoas que falam que vão chegar tal hora, mas sempre atrasam sem motivos justificáveis. Enfim não cumprem suas palavras nem nas mínimas promessas. Muito triste.

Legados de valores nos inspiram e nos motivam,  são legados que deixaram belas  histórias. E você, que história queres construir? Que legado queres deixar? 

 

WALTER FIGUEIREDO
Enviado por WALTER FIGUEIREDO em 23/03/2024
Reeditado em 29/03/2024
Código do texto: T8026015
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.