A girafa e a galinha – uma história verídica - 15/06/2020

De longe a galinha admirava a girafa há muito tempo e queria ser amiga dela. Mas achava que seria impossível porque ela era apenas uma galinha, morava no galinheiro, tinha que aturar outras galinhas, o galo e os filhos de todas elas. Em noites de lua cheia a galinha pensava na girafa e em como seria bom conhecê-la. Naquele tempo os animais já tinham teias sociais (não chamavam de redes porque redes lembravam animais capturados e preferiram um outro terno). Não demorou muito para que a galinha e a girafa se encontrassem na teia social. Timidamente a galinha pensou que poderiam ser amigas, mesmo que cada uma vivesse realidades muito diferentes. A girafa, que não estava fazendo nada mesmo na floresta, resolveu ser amiga da galinha. Afinal, uma a mais, uma a menos. Mas elas fizeram uma boa amizade. Conversavam bastante e um dia a galinha decidiu que iria à floresta conhecer a girafa pessoalmente (claro que a girafa nunca se despencaria da floresta para ir ao galinheiro, afinal, tinha uma imagem a zelar!). Galinha foi, conheceu a girafa e prometeram ser amigas pelo tempo que a galinha quisesse. Os bichos da parte da galinha achavam loucura e os da parte da girafa achava meio extravagante aquela amizade, mas...

Um dia a galinha decidiu que se mudaria para a floresta porque já não se adaptava mais à vida galinácea e achava a floresta um lugar muito mais legal. Acontece que logo que a galinha se mudou não se adaptou. A girafa até foi à casa nova da galinha, mas não gostava dessa proximidade e convenceu a galinha a voltar para seu galinheiro. Aproveitando uma carona no carro da guarda florestal a galinha, então, voltou para sua antiga casa. Todos se espantaram! A galinha era tão diferente agora! Não era galinha nem era girafa, não se sentia bem nem no galinheiro nem na floresta. Aí a galinha achou que indo morar nas pedras junto ao mar seria bem recebida pelos siris. E foi. Só que chegando lá cada siri estava na sua. Ninguém expulsou a galinha, mas ninguém a acolheu. A galinha lembrou da floresta, do galinheiro... e olhou pro céu. "E se eu fosse morar junto daquelas estrelas? Nada me prende aqui mesmo." A galinha foi na pedra mais alta que achou na praia imaginando que o voo seria rápido e logo brilharia com as estrelas. Subiu, subiu, subiu... Mas suas asas não aguentaram.

De vez em quando em algumas noites a girafa, que na verdade é muito solitária, olha pro céu e pensa: "Nossa, aquela estrela às vezes parece que brilha tanto pra mim! Bobagem, deve ser um satélite novo que foi lançado." E volta ao espelho, ou seja, volta a olhar sua imagem refletida na água e pensa: "É, ainda sou bela, afinal, sou uma girafa!" As amigas da galinha, da girafa, os siris e as estrelas? Não, ninguém toca no assunto.

Cátia Cristina RJ
Enviado por Cátia Cristina RJ em 18/03/2024
Código do texto: T8022923
Classificação de conteúdo: seguro