É PRECISO QUERER CAMINHAR...

DO LIXO QUE SUSTENTA A CAMINHADA E ACELERA OS CORAÇÕES...

Sempre aparecia por lá.

Animada e falante, naquele dia seus pés me chamaram mais a atenção.

Desde criança sempre claudicara uma das pernas, e constantemente se queixava de dores.

Mas jamais a adversidade lhe vencera! Controlava-a com analgésicos e continuava pela estrada.

Agora quase na terceira idade, já mostrava algum sinal de cansaço, mas nada que a impedisse de puxar firmemente seu utilitário de madeira pelas ruas, que sempre lhe garantira o sustento, e o de sua família, como catadora de papel.

-Lindas as suas sapatilhas...são novas? perguntei-lhe encantada.

E então contou-me a sua história.

Sempre tivera o hábito de vasculhar os "containers" à cata de papéis recicláveis, após separar os materiais encontrados.

Mas naquele dia, encontrara uma sapatilha de couro delicado, ainda em plenas condições de uso.

Lamentou muito ao perceber que o número lhe vestia, porém, lhe faltava o outro pé.

Guardou-a no bolso do avental e resignou-se... ao acreditar, quem sabe num milagre, que a faria ainda encontrar o outro pé.

E depois concluiu-me espantada:

-E você acredita que encontrei o outro pé jogado ao meio fio depois de uma semana, bem distante do container? Dei apenas uma limpadinha e pronto! Não estão novas para a festa de fim de ano?

Acelerei o peito.Aquilo não era um história, era um sinal!

Parei para analisar quantos pés e almas jogamos nos nossos lixos!

Então respondi:

-Claro, estão perfeitas! São um presente de Natal à sua esperança e perseverança.

E concluí:

Nesta vida, com certeza não nos basta apenas ter pés.

É preciso querer caminhar.

"Dedico este conto verídico ao exemplo de vida daquela senhora que conheci um dia"