Rua dos sebos

Na tranquila Rua dos Sebos, o tempo parecia desacelerar, um convite irresistível para os apreciadores de boa leitura. O cheiro de café fresco flutuava no ar, envolvendo os sebos como um abraço acolhedor. Cada esquina era um convite ao escapismo literário, onde páginas amareladas e capas desgastadas contavam histórias que resistiam ao teste implacável do tempo.

O ritual era quase sagrado. Entre as prateleiras repletas de volumes distintos, os amantes da literatura perdiam-se em escolhas, suas mãos percorrendo lombadas gastas como mapas de aventuras já vividas. O dono de cada sebo, um guardião dos tesouros literários, sorria com olhos cúmplices, compartilhando o amor pelas palavras.

Mas, como tudo na vida, a Rua dos Sebos também teve seu encontro com a inexorável marcha do progresso. Os livros, outrora tesouros desejados, foram deslocados para o papel de peças de museu, suas histórias agora expostas em vitrines, como lembranças de uma era em que o ato de folhear uma página tinha um encanto único.

Os cafés que serviam como refúgios para a mente inquieta, agora, eram substituídos por cafeterias modernas, onde o cheiro de grãos recém-moídos tentava emular a atmosfera perdida. As conversas calorosas sobre os clássicos e as descobertas literárias foram substituídas pelo zumbido das máquinas de café expresso.

A Rua dos Sebos tornou-se uma relíquia, um retrato estático de um tempo em que a busca pelo conhecimento e o prazer da leitura eram experiências tangíveis. Contudo, nas entrelinhas dessa transformação, há uma esperança latente de que, mesmo nas páginas digitais do futuro, a essência mágica daquela rua perdure, ecoando através das gerações como um sussurro atemporal de saudades.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 27/11/2023
Código do texto: T7941471
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.