Viver é Melhor que Sonhar: O Conselho de um Amigo

Era uma tarde ensolarada, daquelas que convidam a uma pausa no ritmo frenético da vida. Eu e meu velho amigo, Lucas, estávamos sentados em um parque, observando a vida seguir seu curso. Ele estava absorto em seus pensamentos, com um olhar distante que denunciava a luta interna que travava.

"Lucas, parece que você está com a cabeça em outro lugar", eu disse, tentando quebrar o silêncio que o envolvia.

Ele suspirou, e seus olhos encontraram os meus. "Sabe, tenho sonhado tanto ultimamente. Sonhos grandiosos, planos mirabolantes. É como se eu estivesse vivendo em um mundo paralelo, onde tudo é perfeito e tudo é possível."

Eu o escutei com atenção, sabendo que essa era uma daquelas conversas importantes. "Lucas, sonhar é maravilhoso, e nossas ambições são o que nos impulsionam a ser melhores. Mas lembre-se de que viver é melhor do que sonhar."

Ele franziu a testa, tentando entender meu ponto de vista.

"Os sonhos, meu amigo, são como faróis distantes que nos guiam na escuridão. Eles nos motivam, dão um propósito à nossa jornada. Mas o problema é quando nos perdemos neles e negligenciamos o que está bem diante de nós. A realidade, com todos os seus altos e baixos, é onde encontramos o verdadeiro significado da vida."

Lucas assentiu, visivelmente tocado. "Mas e se meus sonhos se realizarem? E se eu conseguir tudo o que desejo?"

"Isso seria maravilhoso, Lucas", eu disse com um sorriso, "mas a realidade é que nem todos os nossos sonhos se tornam realidade, e isso não é o fim do mundo. Às vezes, a jornada é mais importante do que o destino. É nas experiências que vivemos, nas lições que aprendemos e nas pessoas que encontramos ao longo do caminho que encontramos o verdadeiro tesouro."

Lucas ponderou minhas palavras por um momento e então sorriu. "Você está certo, meu amigo. A vida é uma aventura cheia de surpresas e desafios, e é hora de eu abraçá-la plenamente. Não vou deixar meus sonhos me afastarem da realidade."

Nós dois nos levantamos do banco do parque, com um novo ânimo no coração. Lucas parecia mais decidido do que nunca a viver cada momento, a abraçar a vida em toda a sua complexidade. Às vezes, tudo o que precisamos é uma amizade sincera e um lembrete de que, no grande espetáculo da existência, viver é, sem dúvida, melhor do que apenas sonhar

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 29/10/2023
Código do texto: T7919741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.