Jânio - "Fi-lo porque qui-lo"

Foi na eleição para prefeito em São Paulo, no ano de 1985, que tive o prazer de conhecer o ex-presidente Jânio ou Janio, como ele assinava, ora com acento, ora sem. Naquele pleito, nós paulistanos, voltamos a escolher o prefeito diretamente após 20 anos. O encontro ocorreu no Colégio Regina Mundi, onde ele fez um comício. Naquele dia, o auditório do colégio contava com poucas pessoas. O clima do já ganhou do outro candidato disparava nas pesquisas do "Data Folha". E ali eu estava, ansioso em cumprimentar Jânio e, ao mesmo tempo, buscar uma resposta a uma pergunta. Tive muita sorte, pois ao terminar a fala, ele começou a cumprimentar as pessoas com refinada educação e até parava para conversar. Quando chegou próximo a mim, não pensei duas vezes e perguntei: - Em que circunstâncias o senhor disse a frase "Fi-lo porque o qui-lo"? Ele me olhou, colocando uma pequena vassourinha em minha camisa, símbolo de sua campanha, e respondeu: - Seria uma aberração se alguma vez falei esta frase. Se fosse realmente de minha autoria, eu teria dito: - "FI-LO PORQUE O QUIS"! E emendou: - Em "quilo" não existe a junção do pronome. Jânio deu um sorriso e continuou a andança no auditório. Enfim, fiz uma profunda consulta nos jornais nas falas do ex-presidente sobre a tal frase. Realmente, Jânio não é o autor! E quanto à eleição, contrariando todas as pesquisas, em especial o "Data Folha", Jânio Quadros venceu a eleição com 37,53% dos votos, seguido de Fernando Henrique, com 34,16%. Eduardo Suplicy, PT, com 19,75%. Meu voto: - Varre, varre vassourinha, varre a corrupção.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 22/07/2023
Reeditado em 22/07/2023
Código do texto: T7843385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.