Quarta - Feira de Cinzas

Quarta-feira de Cinzas é um dia peculiar. É o dia seguinte à grande festa do Carnaval, quando a alegria dá lugar à reflexão e à introspecção. O clima é de ressaca, tanto para quem exagerou na folia quanto para quem preferiu ficar em casa e descansar.

Nas ruas, os foliões já não se ouvem mais. O silêncio é quebrado apenas pelo som dos carros e pelo vento que sopra, carregando consigo as últimas folhas de papel picado que restaram nas calçadas.

Os blocos de Carnaval já não desfilam mais, as fantasias já foram guardadas e os instrumentos foram silenciados. Nas igrejas, a missa de Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de reflexão e penitência.

As cinzas, impostas na testa dos fiéis, simbolizam a transitoriedade da vida e a necessidade de renovação e transformação. É uma mensagem de que a vida é breve, e que precisamos aproveitá-la da melhor maneira possível.

No entanto, para muitos, a Quarta-feira de Cinzas é apenas um dia triste, marcado pelo fim da folia e pelo retorno à rotina. É um dia em que a cidade parece ter voltado à sua calmaria habitual, mas, ao mesmo tempo, ainda ressoa o eco da música e das risadas do Carnaval.

Em meio a esse clima de transição, a Quarta-feira de Cinzas nos lembra da importância de refletir sobre nossas escolhas e comportamentos, de renovar nossas energias e de buscar o melhor para nós mesmos e para o mundo ao nosso redor.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 22/02/2023
Código do texto: T7725482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.