A vida de um sertanejo

O sol a pino, a terra seca, o gado magro. Essa é a realidade do sertanejo, que luta diariamente para sobreviver em uma das regiões mais difíceis do país. O sofrimento é constante, e os desafios são muitos.

O sertanejo aprende a lidar com a falta de água, com a falta de comida, com a falta de recursos. Ele sabe que a natureza é sua maior aliada, mas também sua maior inimiga. Ele sabe que precisa cuidar da terra, da flora e da fauna, mas também sabe que precisa estar preparado para lidar com as intempéries do clima.

A seca é o pior inimigo do sertanejo. Ela leva embora a esperança, a vida, o futuro. Quando a água falta, a terra se transforma em poeira, e os animais ficam fracos e doentes. É uma cena triste e desoladora, que se repete todos os anos, sem exceção.

Mas o sertanejo não se deixa abater. Ele é forte, é guerreiro, é persistente. Ele luta com todas as suas forças para manter sua família, seu gado, sua terra. Ele enfrenta a seca, a fome, a sede, sem nunca desistir.

E é por isso que o sertanejo é um exemplo de força e perseverança. Ele enfrenta o sofrimento de cabeça erguida, sem perder a fé nem a esperança. Ele sabe que, no fim das contas, a vida é feita de altos e baixos, que é preciso saber lidar com ambos.

O sofrimento do sertanejo é real, é intenso, é constante. Mas é também um lembrete de que a vida pode ser difícil, mas também pode ser bela. O sertanejo sabe que cada gota de água, cada fio de grama, cada raio de sol são verdadeiros presentes da natureza, e que é preciso valorizá-los e protegê-los a todo custo.

E é assim que, apesar de todas as dificuldades, o sertanejo segue em frente, com o coração cheio de esperança e de amor pela sua terra. Ele sabe que sua luta é árdua, mas que vale a pena, pois, no fim das contas, é isso que o define: sua força, sua resiliência, sua perseverança.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 22/02/2023
Código do texto: T7725480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.