Rádio Fantasma

Problemas em equipamentos eletrônicos é um fato considerado normal. Não pela freqüência com que acontecem, mas pela possibilidade da ocorrência de fatores externos como falhas elétricas, mau uso, ou os chamados fenômenos da natureza. O caso que eu tinha nas mãos era um destes típicos, não fora provocado por trovões, raios ou outras intempéries, mas por efeitos da própria natureza, muitas vezes a mais comum, a natureza humana.

Aquele humilde Senhor de aparência tranquila, conseguira finalmente comprar seu primeiro rádio após receber o salário da tão esperada aposentadoria. Era um aparelho portátil, de boa marca, cor preta e de seis faixas, pilha e luz. Após os devidos testes lhe foi entregue, motivo pelo qual foi para casa feliz da vida com o seu receptor novinho.

Dias depois, retornou à loja reclamando do seguinte defeito: que o rádio em determinado período, só sintonizava uma emissora. Fato que lhe deixara bastante irritado, por esta ser a única hora em podia dividir com a mulher e os filhos, instantes de entretenimento antes de dormirem, pois foi para isso que o comprara, mas o danado teimava em só pegar uma rádio, queria devolvê-lo.

Em atendimento a sua reclamação, foram feitos novos testes e comprovado que o mesmo não apresentava nenhum problema, mas devido a sua insistência, foi trocado por outro igual.

No outro dia, para a surpresa de todos, lá estava novamente ele, reclamando do mesmo defeito: por mais que tentasse, em determinadas horas da noite, só pegava uma emissora. Novos testes foram feitos, e provado que como antes, o aparelho estava em perfeito funcionamento, foi mais uma vez sintonizadas todas as seis faixas de frequência. Após uma boa conversa e respondidas algumas perguntas, foi enfim solucionado o grande dilema:

Ele poderia sintonizar qualquer emissora, desde que fosse após o horário da Voz do Brasil.