FRUTAS ESTRAGADAS

A mãe pede para a filha adolescente ir comprar maçãs na quitanda e, quando a menina retorna, a mulher grita zangada: "Estas maçãs estão estragadas! Volte e traga maçãs frescas."

Em um outro dia, a mãe pede à filha para ir comprar bananas e, quando a menina chega em casa, a mulher dá aquele berro bem alto: "Estas bananas estão estragadas! Vá e volte com bananas frescas."

Na outra semana a mulher mais uma vez pede para a menina ir à venda e comprar laranjas. E então novamente a menina retorna com laranjas estragadas e de novo sua mãe com os nervos à flor da pele lhe diz: "Estas laranjas estão totalmente podres! Volte lá e traga laranjas frescas." No entanto, antes da jovem sair, a mãe questiona:

- Escuta aqui, quero saber o porquê quando te peço para comprar frutas tu só me aparece com frutas estragadas. E nem me vem dando uma de doida, conheço bem aquela quitanda e lá o dono coloca sempre frutas frescas!

A adolescente responde:

- Sim, mãe, eu sei que tem. Tanto que lá é cheinho de frutas bem fresquinhas, é até difícil achar uma fruta meio estragada.

A mãe dela mais brava ainda pergunta:

- Então porque diabos tu vai escolher logo fruta estragada, e ainda mais nojentas de podres?!

E então a jovem com cara de paisagem diz:

- É que gosto de achar essas frutas assim por serem raras, bem difícil de encontrar, não sendo abundantes como as que estão boas. Sem falar que gosto de sentir a emoção, aquele friozinho na barriga, do perigo de comer uma fruta estragada mesmo sabendo que faz muito mal. E nem ligo pra o que a senhora fala e aconselha, pra que vou te ouvir? Coroas não sabem de nada.