Conto de Natal - o frango que sobreviveu duas vezes

Tempos difíceis. Mas a família ainda consegue se reunir.

Nada muito sofisticado, o prato principal era um chester, aquele frangão, que pode usar soutien...

O irmão trouxe do supermercado, e avisou para mãe para colocar no forno mantendo o invólucro interno, com bastante antecedência. Assim o galinhão - não foi informado o sexo - foi para o forno às 18 horas. Feito isso, pandemia, lembra? Família vacinada, poucas demonstrações de carinho, medo. Espaço amplo e em pequeno número, chegaram. Alegria, sorrisos, zoação, felizes pelo encontro muitas vezes adiado.

Noite I - Ceia

Alguma preocupação na cozinha, o 'personagem' principal já assava fazia tempo (gás caro...), porém não tinha a aparência da TV. Precisava se 'bronzear'. Os donos da casa estavam visivelmente preocupados, por sorte, uma sobrinha levaria um 'lagarto' - carne bovina- recheado. Noite agradável, mas já se aproximava das 23 horas e o frango nada de pegar 'cor'. Chega o lagarto. era visível a euforia. Iniciou-se a confraternização, risos e descontração à mesa e claro, lembraram do personagem que agora era 'banhado' com a gordurinha depositada na embalagem. O anfitrião gracejou "achei que teria de servir ovos, porque o frango não ficava pronto...". Servida a sobremesa houve troca de presentes e em seguida voltram para suas casas.

O frango? Repousou no tabuleiro na temperatura ambiente dentro do forno desligado, o resto da noite.

Dia II - Almoço

Apenas parte da família estava, outra parte, mas o personagem central era o mesmo, agora já pré-assado, e se bronzeando...

Conversa vai, prosa vem, muita animação! E o frango relaxava. Dessa vez não haveria o ''lagarto salvador" que foi servido como 'beliscos' para aperitivo. Preocupação! Os anfitriões buscavam alguma solução, quando uma prima sugeriu que fosse tirado o papel alumínio que cobria o tabuleiro.

Finalmente o galinhão, com o peito a mostra, se bronzeou!

Alívio geral! Se fartaram da apetitosa refeição...

Esse assunto rendeu gargalhadas na última reunião, com outro frango, assado e bronzeado.