VIZINHOS

À

Faetonte de Souza Berillo

Rua Sobral, 395 – Edifício Santa Lúcia – 4º andar – Apto. 403

Centro – Porto Alegre - RS

Prezado Sr. Faetonte:

Venho através desta, parabenizá-lo por sua mais nova aquisição. Se o conhecimento musical que tenho for no mínimo razoável, estou certa de que na semana passada o que vi pela minha janela era um grande e belo saxofone lhe sendo entregue por uma dessas lojas de instrumentos musicais.

O motivo desta carta não se restringe apenas em demonstrar minha admiração pelo novo “brinquedinho” que a tão pouco tempo chegou-lhe às mãos. O fato é que esse pouco tempo já foi suficiente para perceber o quanto o senhor necessita de aulas básicas – não apenas de música mas principalmente de educação!!! A partir do momento em que esse maldito saxofone entrou neste prédio não tenho conseguido dormir direito. Sei que o senhor trabalha durante o dia e portanto dispõem de pouco tempo para praticar seus “assopros”. Contudo, acho extremamente indelicado de sua parte (para não utilizar outra expressão mais carregada) ficar “buzinando” essa coisa até altas horas da noite.

Estou certa de que o senhor compreenderá o martírio pelo qual faz passar não apenas eu, mas todos os condôminos que são obrigados a ouvir este “ronco” ensurdecedor. Espero que após ler esta carta tenhamos um pouco de paz e sossego nesse prédio.

Grata pela atenção,

Noeli Castro

À

Noeli Castro

Rua Sobral, 395 – Edifício Santa Lúcia – 4º andar – Apto. 402

Centro – Porto Alegre - RS

Prezada Sra. Noeli (ou seria senhorita ???)

Desde já agradeço pela consideração a respeito do instrumento que a poucos dias adquiri. Quanto a seus conhecimentos musicais, lamento informar que não chegam a ser mínimos, pois confundir um trombone com um saxofone ultrapassa até mesmo as rígidas leis do ridículo.

Também é bom saber que a senhora/senhorita gosta de fazer vigílias na janela a fim de ficar atenta as movimentações de seus vizinhos – o que poderia enquadra-la em uma tipologia social bem específica: fofoqueira! Sendo seus conhecimentos anatômicos talvez melhores que os musicais (o que pode lhe dar a oportunidade de entender a piada), é possível que da próxima vez eu baixe as calças e lhe mostre meu traseiro, não dando margens para confundi-lo com qualquer outra coisa.

Quanto ao “ronco ensurdecedor”, é importante salientar que para ouvidos amadores qualquer lira tem som de reco-reco. A senhora deve convir comigo que sua falta de sono pode muito bem estar vinculada a problemas pessoais, como por exemplo a ausência de um marido que lhe esquente os pés !!!

Quanto a os outros vizinhos, acho que a senhora anda um pouco desavisada: todos apreciam a boa música.

Sem mais para o momento, subscrevo-me atenciosamente,

Faetonte de Souza Berillo

À

Faetonte de Souza Berillo

Rua Sobral, 395 – Edifício Santa Lúcia – 4º andar – Apto. 403

Centro – Porto Alegre - RS

Sr. Faetonte,

Recebi hoje sua carta e fiquei muito satisfeita em perceber sua disposição para o diálogo. Porém, vejo que se fazem necessárias respostas a algumas de suas indagações que, por não serem tão lisonjeiras, desvendam facilmente seu caráter grosseiro, mal-educado e indigesto a qualquer tipo de estômago.

A confusão entre saxofone e trombone é quase imperdoável. Digo “quase” porque a distinção entre instrumentos existe na boa música. Um piano bem tocado se distingui muito de um violão-celo bem tocado ou de um trompete bem tocado. Já na péssima música tudo cai na vala comum daquilo que podemos batizar de “inferno para os ouvidos”. Acho que agora percebe onde quero chegar.

Quanto às vigílias na janela, devo dizer-lhe que está equivocado (como parece tornar-se praxe): Fui arrastada para a janela por gritos frenéticos e impróprios vindos da rua, emitidos por algum debilóde extasiado pela chegada de um brinquedinho de sopro - que me perdoem os que realmente sabem utiliza-lo. Quero ainda aproveitar este parágrafo para alerta-lo sobre os cachorros da vizinhança. Não, não estou me referindo a “alguns” moradores deste prédio, e sim a os vira-latas que perambulam pelas nossas ruas e que podem trazer-lhe danos irreparáveis a seu “bumbum” caso resolva expô-lo em via pública como ameaçou fazer.

Por último, e não menos importante, informo que se eu necessitasse de um marido para esquentar meus pés, ainda assim escolheria um objeto menos inoportuno, como por exemplo meias ou uma bolsa de água quente.

Novamente grata pela atenção,

Noeli Castro

À

Noeli Castro

Rua Sobral, 395 – Edifício Santa Lúcia – 4º andar – Apto. 402

Centro – Porto Alegre - RS

Ilma. Sra./Srta. Noeli

Estupefato !!! Sim, fiquei estupefato pela coragem em responder minha carta, contando como se pode perceber, com tão parcos recursos intelectuais !!!

Vamos por partes: ao me atribuir de forma tão efusiva predicados que deixariam até mesmo certos advogados ruborizados, a senhora/senhorita me coloca em uma posição onde não resta outra alternativa senão a defesa.

Nego, veementemente, ser um sujeito de caráter indigesto. Talvez na sua “idade” não seja conveniente comer qualquer coisa que surja pela frente. Com o tempo o estômago torna-se muito sensível até mesmo à eloquência alheia.

Quanto aos vira-latas que assolam nossas ruas, agradeço sua preocupação. Ninguém mais do que eu sabe do perigo que representa para nossa saúde esses “cães sem pátria” que perambulam por aí. Mas por outro lado - e tenho certeza que encontrarei na senhora/senhorita apoio quanto a isso - não significa que em prédios onde a presença de cães é expressamente proibida “certas pessoas” mantenham de forma, digamos, o-c-u-l-t-a a presença desses animais... não concorda ???

Acho, sinceramente, que já é hora de tratarmos nossas diferenças frente-à-frente e não mais nos escondermos atrás de cartas.

Faetonte de Souza Berillo

À

Faetonte de Souza Berillo

Rua Sobral, 395 – Edifício Santa Lúcia – 4º andar – Apto. 403

Centro – Porto Alegre - RS

Sr. Faetonte,

Concordo plenamente com sua proposição. Vamos acertar nossas diferenças de uma vez por todas. Que tal na próxima sexta-feira, às 20 horas, na praça de alimentação do Shopping ? Espero que sua coragem não esteja limitada ao que pode colocar dentro de um envelope...

Noeli Castro

À

Noeli Castro

Rua Sobral, 395 – Edifício Santa Lúcia – 4º andar – Apto. 402

Centro – Porto Alegre - RS

Sra./Srta. Noeli

Estarei lá !!! Espero que não se atrase como geralmente acontece todos os dias pela manhã quando saí para o trabalho (posso ouvir sua correria pela escada).

Faetonte de Souza Berillo

À

Faetonte de Souza Berillo

Rua Sobral, 395 – Edifício Santa Lúcia – 4º andar – Apto. 403

Centro – Porto Alegre - RS

Fae,

Foi muita gentileza sua pagar o jantar. Sua percepção quanto a safra daquele vinho realmente me deixou encantada. Talvez por isso tenha convidado você para entrar quando me levou até a porta do apartamento. Não costumo fazer esse tipo de coisa, mas seu lindo par de olhos verdes não me deixaram outra escolha. Espero ansiosamente aquela serenata com saxofone que você prometeu... sua melodia é divina !

P.S.: adorei as flores.

À

Noeli Castro

Rua Sobral, 395 – Edifício Santa Lúcia – 4º andar – Apto. 402

Centro – Porto Alegre - RS

Querida,

As horas que separam a última vez que estivemos juntos até o momento que escrevo esta carta, tem sido de imensa saudade. Ainda posso sentir você, linda, delicada, inteligente... não vejo a hora de estarmos juntos novamente.

P.S.: Querida...é um trombone.

Gui Desantana
Enviado por Gui Desantana em 10/01/2022
Código do texto: T7426326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.