Lamento de um RIO

Por décadas cumpri silenciosamente a minha missão que era correr livremente pelos campos, planícies e vales. Ao longo de minha trajetória, deixei um rastro verde, abundante e farto. E homens, animais e pássaros, todos foram saciados abundantemente por longos anos. Missão única missão era gerar vida em todo lugar que passava.

E hoje lamento profundamente o que está acontecendo por toda Nação. Confesso que fiquei indignado com as loucas palavras de uma jornalista esquerdopata que trabalha na “Globo Lixo”. Quando disse: “Rio furioso invade cidade, causando uma dantesca destruição. A fúria era tanto que casas, carros, homens e animais, eram arrastados sem nenhuma piedade.” E ainda a repórter frisou muitas vezes que “vidas inocentes” foram ceifadas devido a horrenda enchente, em que o RIO, abandonou o seu leito natural e foi destruindo tudo o que se encontrava pela frente.

A maneira como foi a frase foi dita, até parece que SOU um assassino cruel e cujo único objetivo é matar e destruir. Mas, foi você “bicho homem”, que mudou o rumo da história e sei que você tem a memória curta, todavia, exporei o que vocês fizeram por ganância não só comigo, mas com todos os RIOS da Nação e do Mundo.

Vocês destruíram a mata ciliar que nos protegia, construíram suas casas em aéreas de nascente. Todo resíduo industrial é jogado sem piedade em nós. E também todo esgoto doméstico, muitas vezes sem nenhum tratamento.

E hoje na rede social, muitos expõem os vídeos assustadores, cujo tema é “RIO furioso transborda impiedosamente”. E no meio de todo caos, sofrimento e lama, aparece motos, camas, fogões, geladeiras, armários e toda sorte de lixo que são descartados em nossas margens todos os dias, pelo homem que se diz civilizado.

Colhe-se o que planta, e vocês estão colhendo o que plantaram nas últimas décadas. E digo com muito temor e sapiência, “dias piores virão”, e a geração futura colherá os frutos amargos, de tudo aquilo que vocês estão fazendo hoje.

Lamento tanto estrago, perdas de vidas inocentes e milhões em prejuízo. Penso que está na hora de vocês assumirem a culpa e não transferir toda está desgraça a MIM.

Por isso eu falo em nome dos meus irmãos que aos poucos estão perecendo como eu. Rio Nilo, Rio Amazonas, Rio Yangtze, Rio Mississippi, Rio Ganges, Rio São Francisco, Rio Tejo, Rio Tietê, Rio Paraná, Rio Congo, Rio Negro, Rio Pó, Rio Purus, Rio Madeira, Rio Paraguai, Rio Tocantins. Enfim, também abro a minha boca em defesa de todos os Rios pequenos e anônimos que humildemente têm cumprido sua missão, e estão morrendo devido a ganância e avareza humana.

Termino este lamento em lágrimas, e vem em minha memória as palavras do profeta Isaías quando disse: “Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna, por isso a maldição consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados”. Isaías 25:5,6.

Carpe diem.

Antonio Magnani
Enviado por Antonio Magnani em 10/01/2022
Código do texto: T7426216
Classificação de conteúdo: seguro