ALGO ENTRE NÓS...

Entre eu "menina" e aquele meu retorno ali, havia vinte e cinco anos.

Nós nos conhecemos na época dos sonhos, em que a vida me acabara de começar, e eu, recém admitida no primeiro emprego, subia aquele elevador para os primeiros cadastros trabalhistas.

O mundo era outro.

Lá as pessoas se tratavam com respeito e cordialidade, pois a boa educação reinava em todos os setores.

Lembro-me da primeira pessoa que me atendeu do lado de lá do balcão.

Sim, era ele! Aquele mesmo rosto gentil, agora emoldurado pela cor prateada da vida, era um resquício do tempo...

Pensei no meu rosto.O que ele acharia de mim? Percebi que me reconheceu e me saudou com um "como vai?" sorridente...

-Vou indo... e o senhor ainda por aqui?- perguntei devolvendo-lhe o mesmo sorriso.

-Meu último mês.No ano que vem já estarei aposentado. Quarenta de trabalho bem contados!

Olhei para a edificação.Tudo parecia igual.O elevador antigo, com frisos

de metal bem polidos, o chão em mámore travertino, as salas, as paredes dum branco caiado...por instantes tive a sensação que entrava pela máquina do tempo. Toquei o meu corpo para ter certeza se era eu quem estava alí.

Mas não era. Muito havia mudado. O tempo é uma avalanche, e nos leva aos pouquinhos de nós mesmos.

Apertei o mesmo botâo e o elevador chegou.Não reconheci a ascensorista.

-Que andar, senhora?

-Por favor, ao andar do ontem.