RECANTO ENCANTADO

Recanto Encantado

Em visita a uma grande amiga, levava comigo um dos meus livros para marcar o encontro postergado por anos a fio. À mesa o café da tarde, o papo animado, ela me conta dos seus escritos para um Jornal da cidade. Até então não sabia desta paixão na vida dela, escreve por prazer e em grande estilo. Ela me falou de mais um canal onde publicava seus textos – “Recanto das Letras”. Pensei: “recanto?”, sim, um cantinho reservado para intelectuais sem nenhuma outra pretensão, a não ser, o prazer de escrever. Poder receber os comentários e mesmos críticas de outros iguais. Norma Astéria, contribuinte de ideias, distribuidora de conhecimento. Graças a esse encontro no cantinho de sua casa, e outros cantos temos encontrado pelo caminho do “Recanto das Letras”, o Recanto Encantado.

Escrevendo sobre: O LUGAR DA CRUZ DE CRISTO, encontrei Miguel Rodrigues – “concordando plenamente – a cruz de Cristo tem que estar primeiramente no coração do cristão – um Estado que se diz laico não deve se envolver com a religião.” Numa VISÃO DE MUNDO, Norma Aparecida Silveira Morais, faz seu apreço: “muito belo, concordo plenamente... aplausos mil... seja muito bem vindo ao Recanto”. Que coisa gostosa de ser considerada. Claro e objetivo foi Scrittore: “Muito bom texto” – O USO DO NOME DE DEUS, palavra de intelectual que sabe das coisas. SORTE OU DESÍGNEO DE DEUS, Jhon Macker dá o tom de boa amizade – “tenho dito que cada um com a sua fé e crença. E o seu texto é uma confirmação do que penso. Por exemplo, aquele que perdeu o voo e o avião caiu, se for religioso, vai dizer que Deus o livrou da morte e vai agradecer por isso, mas certamente o parente de uma das vítimas, mesmo que sendo religioso, vai desconfiar da onipresença de Deus. Já para o agnóstico, a pessoa não morreu porque não chegou a tempo de embarcar e que o avião caiu por falha técnica ou mecânica”. Por sua vez Tex Rocketann, afirma que o texto: PROBLEMAS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS – “...me fez lembrar de uma reflexão que tenho feito frequentemente. Deus não se compraz com a atitude de quem força o perigo e não toma providências preventivas práticas antes de acontecer o infortúnio. Quando deixamos de analisar nossos próximos passos para afastarmos o perigo, e então que infringimos o mandamento: não tentarás o Senhor teu Deus. Abraços Tex!”. Muito respeitosa avaliação. Neste mesmo texto, Rosangela lembra do Apóstolo Paulo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” Rosangela dá seu acordo ao texto, com os parabéns – “belo texto”. Muito gentil! O simples texto: “POR UM PÉ DE ALFACE”, levou Léo Costa a dar luz destacando sobretudo o “ensinar a pescar”. “Qualquer assistencialismo deve ser ministrado emergencialmente, agindo na outra ponta do problema social com a motivação, a elevação da auto estima, profissionalização e a capacitação. Existe uma tendência ao comodismo quando a oferta se torna abundante e frequente”. São palavras de um poeta, para ser lembrada sempre. Com o cognome de Mutável Gambiarreiro, a sua seca resposta ao texto: A QUEM PERTENCE O FUTURO? “direta e convincente: à funerária já vai tarde. Boa viagem, boa viagem”. Qualquer conclusão, melhor ir ao texto. Bem curiosa a sua apreciação. UM DIA SEM A IGREJA NO MUNDO, texto que mereceu o comentário da simpática Maria Tereza Bodemer: “Pelo que a história e a Bíblia nos conta, estamos em tempos do fim da tribulação dos cristãos. Mas no início da tribulação dos infiéis, perseguidores de Cristo. Ai deles! Mas os filhos de Deus, tem as ‘marcas de Cristo’, e não está em algum sinal, mas nas suas obras de amor e caridade, em suas mentes, suas almas, seus seres espirituais devotos a Deus e ao bem (mesmo falhos, sempre buscando se corrigir e acertar, mais e mais – na pouca força, não negam a Deus, nem a Cristo – Ap.3,v8). Belo texto.” Com um ‘bom dia’ se despede. Gostei! Em LIÇÕES DA PRIMAVERA, Rosangela faz um pedido: “mande uma joaninha para mim... se tivesse uma por aqui, minha linda papoula cor de abóbora não teria pulgões... Mas na verdade, somos insensíveis, como dizes... Não é preciso ir muito longe de nosso espaço para sentir... pois tanto a beleza de tudo o que Deus criou, como nossa realidade social, está bem aí ao nosso redor e quase sempre somos insensíveis tudo isso...” Curtiu parabenizando. Fico muito grato. QUEM É O ATEU, o texto trouxe a preocupação do Miguel Carqueija: “eu me preocupo com o problema do ateísmo, algo difícil de entender, ou seja, como pode existir contra toda a lógica? Veja aqui nesta resenha parcial do livro: ‘Curso de Apologética Cristã’ sobre a prova da existência de Deus, saiu em 12\o1\2019: recantodasletras.com.br\resenhadelivros\6548927”, foi sua sugestão. Por sua vez, o poeta Frederico Trindade Teófilo de seu aval: “Bem argumentado Florêncio. Abraços poéticos”. Isso é muito bom, poder encontrar em cada canto desse imenso país Brasil um “Recanto Encantado”, com tanta gente boa, de verdadeiros promotores do conhecimento e da paz. Por tudo isso é que, usei a palavra “encantado” para traduzir um sentimento que não podia ficar incontido na alma do poeta ou do escritor que nestes meandros distribui bens de valores morais e benfazejos. Como aprendi com meus amigos coreanos: cabeção - no Recanto das letras encontramos muitos ‘cabeções’ – referindo-se aos bons pensadores deste tempo. Que recanto encantado!