FELIZ NATAL MAS NÃO ESQUEÇA O PRINCIPAL!!!

Dezembro. Fim de um ano que passou veloz igual um corredor queniano.

Chegou o natal.

Presépio armado. O pisca pisca na varanda. A propaganda do urso da Coca Cola na televisão.

A carreata dos caminhões iluminados da Coca Cola. A vinheta da Globo. A mesma de sempre que diz que hoje é um novo dia de um novo tempo que começou e, que nós, pobres mortais, ainda esperamos.

Tempo de Papai Noel, o bom velhinho do saco de brinquedos. O bom Noel que admiramos na infância. Aquela roupa no verão brasileiro é pra acabar!!! O Papai Noel do shopping com cara de cansado.

O shopping abarrotado. A mulherada deixa pra comprar presentes na véspera, às quatro da tarde. E fica brava se não encontrar o que quer.

O supermercado na maior muvuca, com fundo musical da Simone cantando: "Então é natal e o que você fez????" Primeiro lugar nas paradas de fim de ano. Coitados dos ouvidos das caixas de supermercado!!! Devem sonhar com a Simone!!!

Fila pra comprar carne. Fila pra comprar gelo. Fila pra comprar carvão. Fila pra abastecer o carro. O preço do panetone nas alturas. Rabanadas tradicionais. A sidra de morango. Coca Cola, Fanta, Sprite, Guaraná Antártica. Suco de uva pra sobrinha fitness. Gostos variados.

A farofa com bacon, salsicha, milho e uva passas. A maionese com uva passa. O salpicão com uva passa. O panetone com frutas cristalizadas e muita uva passa. O arroz festivo com uva passa. O pernil que dormiu no tempero. Marinada é o nome certo. Lombo seco. Tender seco. Peru sem gosto. Todo ano tem uma receita nova que bomba nas festas de família. Um ano foi o salpicão. Noutro, o pernil com abacaxi. Noutro, a salada de alface com molho rosé, coberta com batata palha. Surpresa. Todo mundo tentando adivinhar o que tinha embaixo da batata palha.

Fogos. Um tio de fogo já de manhã. Abraços bons. Abraços falsos. A família reunida. A lona preta na frente da casa. A fumaça .

A tia beata curtindo músicas natalinas. Nozes duras. Castanhas duras. Lichia. Kiwi. Pavê de nozes. Pavê com pêssego em calda. Figo em calda. Abacaxi em calda. Um primo chato que pergunta, todo ano, se é pavê ou pra comer????

Tem aquele que, com tanta comida, ainda pergunta se tem pão!!! Tem aquele que não come sem feijão!!!

Tem aquela tia que gosta da carne bem passada, quase no ponto de carvão. Aquele que prefere carne mal passada, sangrando. Filmes velhos na televisão, , com Steve Martin e Jim Carrey, sobre o natal. O Grinch.

Especial do rei Roberto Carlos. As mesmas músicas há décadas.

A tia que diz sempre que a gente tá cada vez mais gordo. O irmão que tira foto de tudo. O primo que tira sarro de todos. O tio que traz pirulito pra criançada. A turma do truco. A turma do dominó. O irmão que sempre chega atrasado. O primo que sempre está com a camiseta do São Paulo. O sofá apinhado de gente.

O cachorro preso no pé de goiaba. Molecada correndo. Um querendo falar mais alto que o outro. Fotos pra posteridade. Fotos pro grupo da família. A cunhada que só traz cuscuz paulista e se acha máster chefe. A árvore de natal de sempre, com chumaços de algodão imitando neve.

O parente que traz a sogra todo ano. O parente que traz mortadela pro churrasco. O folgado que traz cerveja ruim e toma as boas. Doces com pêssego em calda.

Uma sobremesa indecifrável que ninguém sabe quem fez. Ana Maria Braga e o Louro José, na tevê, com gorros vermelhos. Padaria fechada. Boteco fechado. Igreja fechada. Farmácia fechada. Tem sempre um moleque machucado com caco de vidro.

Vinho importado e vinho nacional. Batidinha de champanhe com leite condensado pra deixar a mulherada zureta. O banheiro da casa pior que banheiro de rodoviária. Salgadinhos enfiados nos vasos de plantas e no vão do sofá.

Sidra sem álcool pra ala evangélica da family. Um penetra aqui, outro alí. A sobrinha desfilando com o novo namorado. Visita dos vizinhos. A prima piriguete com um decote capaz de fazer o padre Fábio de Melo deixar a batina.

Amigo secreto. Você mais uma vez insatisfeito com o presente de amigo secreto. O tio maluco que, todo ano, embrulha um pacote de paçoquinha em várias caixas de presente. A geladeira sem espaço nenhum. A melancia tradicional.

A tia que adora jaca mole e insiste pra todos comerem um pedaço. O resto do peru da ceia que vira farofa. O cunhado que pilota a churrasqueira. A sessão nostalgia com os álbuns de fotografia antiga.

O choro pelo tio que morreu há pouco tempo. Alguém passando vergonha com fotos antigas. Um copo de vidro quebrado. Uma criança que se machucou na piscina.

A tia que traz sempre uma Neosaldina e Merthiolate na bolsa.

Alguém procurando seu Tupperware que sumiu. A tia que fez cirurgia bariátrica e insiste pra gente olhar a cicatriz!!! O primo do interior que está de visita há duas semanas e pelo jeito não quer ir embora.

Um bebê fofo no carrinho, roubando a cena. Uma moça desconhecida dormindo no quarto. Ressaca.

Assunto de futebol e política. Briga entre bolsonaristas e ala petista da família.

Um litro de whisky que passa de mão em mão. Um prato quebrado. A pia lotada de louça suja. Um tio que liga o som do Raça Negra. Alguém que lembra de alguém e chora, ouvindo Raça Negra...."Você jogou fora o amor que eu te dei, o sonho que sonhei. É tarde demais!!!!"

Toalhas de natal. Guirlandas de natal. Papel higiênico com figuras de Papai Noel. Salada de frutas. Gelatina colorida. Sorvetone. Picolé. Bolo de nozes. Pinhas. Velas vermelhas.

Folia de reis na rua. Fiesta, Tender, Chester... ninguém tocou no frango assado. Coitado, vai ficar pra janta. Pavê de biscoito champanhe. -" Não!!! Ele não vai perguntar!!!"

De novo o mala se serve e pergunta se é pavê ou pra comer???? Cesta de natal. Chuva tradicional no fim da tarde do dia de natal. Antepasto de berinjela. Alguém pede a receita do antepasto de berinjela.

-" Olha, não sei quem fez mas tá uma delícia!!!!"

A rede disputada. A prima que sempre leva mousse de maracujá. Um tio bêbado dormindo no chão. O cunhado que faz caipirinha de vodka.

A sobrinha que descobriu que está grávida. Sessão piadas. Foto com a molecadinha. Foto dos tios. Foto das tias. Foto das cunhadas com direito a vaias.

Uma cadeira plástica quebrada. Sai o som de Raça Negra entra Milionário e Zé Rico. Panceta na grelha.

Picanha na grelha, depois que o cara da mortadela foi embora. O tio que sempre chama todos pra uma oração.

De mãos dadas no quintal. Oração de ação de graças. Aleluia, aleluia... Finalmente se lembraram do aniversariante!!!!

No réveillon tem mais!!

Mais festa da família!!! Família é isso, afinal, família é natal.

Feliz natal... mas não se esqueça do principal!!!!

FIM

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 22/12/2019
Reeditado em 16/12/2023
Código do texto: T6824679
Classificação de conteúdo: seguro