DIA DO JOGO

Acordei bem cedinho, hoje era o dia do jogo com Cangati, um dia muito importante para todos nós. Ivo Gonçalves já estava acordado há tempo, passou por mim com uma bermuda imensa, na altura do umbigo, toda de seda, com uma toalha branca enrolada no pescoço, na mão um punhado de tralhas para o processo de aformosiamento, diria um verdadeiro ritual, que durava mais de uma hora, para isso acordava duas horas antes. Chaguinha já preparava o cuscuz, o café já estava à mesa, depois faria alguns ovos frito e para os mais exigentes uns bifes de bode, acompanhado de beju. Compadre Zé Campos ja trouxera dez litros de leite, que seriam fervidos para evitar abortos. Uma parte ia para virar coalhada, e a de ontem já estava nos pratos, para serem consumidas. Vovó já ha muito tempo conversava com seu gerente, o elegante e bonito Bastos, homem para ninguém botar defeito. Lele já procurava algo para aprontar com a meninada e tia Margarida já separava uns pedaços de galinha da sobra do jantar para ele, pois ele gostava de comer dentro do pão com café. Cleia ja estava calmamente sentada à mesa, sempre suave e educada. Carlão estava no primeiro sono e seu cunhado não ia se acordar tão cedo. Dr. Ramalho com Carlos seu motorista já tinham ido para o Jerônimo, antes passavam na bodega do Chico mulato para tomar uma Brahma, podia ser quente. De repente entra alguém assobiando, deu uma rodada na mesa, alguém oferece café para o mesmo que recusa, pois já tinha tomado na sua casa.qA grande mesa começa a ficar pequena, ao ponto de Jaqueline se sentar na rede peidona, para tomar seu café. Já aconteceu a primeira discórdia entre parentes, da sala dona francisquinha repreende a arrenga, com um só grito --não quero ninguém brigando na mesa do café, olhe o cipó aqui pedindo para entrar em ação, pode ser em quem for. Pedro Paulo passa com uma cuia cheia de milho e um cabresto enrolado no pescoço para pegar um cavalo na roça. Lele pega um giz e escala o time na porta da sala. Marcão, Cabral, Taciano, Hélio e Orlando, Roberto, Fred e Veim. Major, filho do Veim e Teté. Na reserva os meninos, Nuna, João Edson e Jusié. Massagista João Cristóvão. Treinador Ivan. Olheiro Mário Sérgio e árbitro Dacildo Mourão. Nota: após o jogo todos iriam para Cangati beber cerveja, Cabral foi vetado pela misse Meire.

Fred Coelho
Enviado por Fred Coelho em 16/02/2018
Código do texto: T6255396
Classificação de conteúdo: seguro