UMA MÃE FAZ TODA A DIFERENÇA

Era numa manhã de sol raiar, quando uma mamãe decide sair em busca de alimento para os seus filhos. Lançou-se esquerda, direita mas de algo para os seus nada achou, desesperada estava ela, pois já não sabia mais o que fazer...intimação.

Como não podia mesmo ficar na rua pelo resto do dia, ao crepúsculo mamãe regressava à casa posto lá, olhava aos seus e uma resposta brevíssima se formava nos seus rostos: Mamãe o que comeremos hoje?

A mamãe sabia a sua resposta, mas limitou-se em calar-calar-se.

Nós céus, estrelas se iam formando, o negro se fazia sentir embora, houvesse o clarão das constelações e da rainha da noite, assim, era cada vez maior a aflição da mamãe. Sentou-se numa cadeirinha feita pelo seu Tio João, a base de pele de cabra, tinha a mamãe, a mão esquerda sobre o rosto e a direita no regaço quando surgiu a ideia de se levantar e orientar Any a mais crescida entre os irmãos para tirar para fora aquele fogareiro que tinha uma idade quase em duplicada comparando com a da Any, obedeceu a mamãe e pô-lo junto a goiabeira que se situava junto a porta de entrada da casa. Com papelão fez do carvão e das linhas a chama fluir e o fogo por fim apareceu. A noite cada vez mais rugia, , ao fogo, uma panela que o negro brilho se apoderou foi posta aí, enquanto fervia mamãe distraiu-os a todos, contando-contando-os histórias. Calmamente mamãe saiu e lavou três pedras e pô-las à panela que fervia ao fogo, após colação das mesmas o seu ferver se parecia à Cachopa, ansiosos estavam seus filhos, mamãe cada vez mais aumentava na panela, a água, por fim, todos os filhos acabaram por adormecer, lá ia a mamãe tirar a panela do fogo, deitou as pedras e foi dormir, pensando já no dia seguinte.

Ao longo da noite, com insônia sentada na cama estava a mamãe e surgiu a ideia de ir bater portas da Dona Luísa sua conterrânea e fê-lo tal como planificou, bem antes de o sol nascer foi a casa da Dona Luísa e recebeu 5kg de farinha de milho e 4 peixinhos seco, com um ar de satisfeita saiu de lá e assim que chegou acendeu o fogo e pos-se a confeccionar a comida para os seus filhos, terminando-a serviu, deixou-a na mesma os filhos pelas 7 h despertaram e não tiveram a melhor surpresa, senão, a de terem encontrado o precioso manjar. Lavaram os seus rostos e finalmente saborearam o jantar na hora do pequeno almoço sem saberem o quanto custou à mãe. Uma mãe faz toda a diferenciam concluí...

Mille Tavares El Dorado
Enviado por Mille Tavares El Dorado em 20/11/2017
Reeditado em 21/11/2017
Código do texto: T6177201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.