Deus gosta di proseá

- Ô, Tonho, tava pescano nada. Pelei pru santo e num diantô. Óia que num trusse nadica.

- Pelô errado, Tião. Num dianta pelá pra santo, ômi. Num sabe que santo é ômi como nóis?

- Ara, Tonho! Mas santo tá mais perto di deus, caboco.

- Tá nada, capiau. Tá tudinho di debaxo da terra. Pelô pra nada, Tião. Tem que pelá pra deus, cabra.

- E tu agora tá mitido em batina de seminarista, ômi?

- Num é nada disso, caboco. Num credito mais nessas coisa di santu, num sabe? Fica im casa sem trabaiá e vê si santu ajuda? Sai pra trabaiá e vê si santu ajuda? O qui ajuda, ômi, é nosso isfôrsso, num sabe?

- Eita, Tonho, tu tá virado...

- Tô virado, não, ômi. Eu tô cum os ói aberto.

- Tô veno, mas toma cuidado cum esses pensamento, sô. Issu num é bom. Um primo meu lá da cidade cumessou assim. Ôje num credita mais im nada.

- Num carece di preocupá dissu, não, cumpadi. Meu casu é ôtro. Tô cansado é dus santu. Issu é uma cambada de parasita, num sabe?

- Eita qui a coisa é séria memo. Cumpadi, você já pensô em falá cum padre Afonso?

- E é cum esse memo qui num falo mais. Me passô um sermão e mandô fazê reza. Saí chutano pedra em mindingo.

- Virgem mãe santíssima, cumpadi!

- Eu prucurei a mãe Joana.

- A ispirita, ômi?

- Essa memo, Tião. A mema ladainha, num sabe? Só muda di nomi. O padre fala di santu, ela falava de intidade.

- E aí, cumpadi, qui tu fez?

- Ara, cumi as pipoca e fui s’imbora.

- Eita! Tu cumeu as pipoca du santu?

- Cumi, ispirito num comi, ara!

- Eita que cumpadi Tonho tá endoidado da cabeça!

- Tô não, ômi. Eu tô é curado.

- Sei não, ômi. Daqui im pôco num credita mais nem im deus.

- Ah, não cumpadi. Em deus sempre credito. Deus é mais discretu, num sabe?

- E é?

- É sim. Ele num prometi nada. Ele criou essi mundão e deu as ordem. E num tem santu, num tem ispirito qui muda issu, Tião. Tem não.

- Eita qui falô bunitu, Tonho!

- Ara, e falei é?

- E pruquê cumpadi pédi as coisa pra deus? Cumpadi num dis qui deus é discretu e num prometi nada?

- Pesso nada, não, Tião. Sigo só conversano com ele. Só conversano, num sabe? Deus gosta di proseá.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 12/07/2017
Código do texto: T6052823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.