A religião é um canto...

- Você na missa? Você não é agnóstico?

- Sim. Não.

- Sim e não?

- Sim, sou eu na missa. Não, eu não sou agnóstico.

- Ah, entendi. Como não é agnóstico? Você vive criticando a igreja, o clero e os fiéis.

- Sim, é verdade. Mas o agnosticismo não tem relação com essas amenidades humanas. O agnosticismo é uma dúvida racional sobre a existência ou não de deus ou deuses.

- Ah, sim. É o sujeito que fica em cima do muro, não?

- Bem, não o vejo assim. Acho até mesmo um sujeito razoável. Um sujeito pragmático que não quer se comprometer com coisas que não têm respostas ou resposta.

- Sei, apenas uma maneira bonita de se referir a ficar em cima do muro. Mas o que você faz aqui, na igreja durante a missa já que critica tanto os religiosos?

- Sim, parece uma auto-contradição, não? Bem, não parece, na verdade é uma mesmo. Mas venho aos domingos na primeira missa por causa do canto gregoriano.

- Ah, entendi. Na verdade você apenas dissimula rebeldia.

- Não, meu caro, não sou rebelde. Sou até mesmo bastante conservador em questões de moral. Venho apenas por causa da música. E isso não é uma parte eclesiástica de minha existência, mas apenas um sentimento estético.

- OK, mais uma maneira bonita...

- Não, acredite, eu digo a verdade. A música é alimento para a minha imaginação, para minha atividade criativa.

- Você é um artista?

- Sim, sou um artista independente.

- E qual a sua arte?

- Escrever contos. Sou contista.

- E isso conta?

- Para mim, sim. Muitos artistas famosos eram contistas e foram reconhecidamente célebres por esta arte.

- É verdade.

- Agora se o amigo me der licença está na hora do miserere e preciso terminar esse conto.

- Ah, sim, a vontade.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 08/07/2017
Reeditado em 08/07/2017
Código do texto: T6049350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.