Entrevista de Emprego Exemplar

Ajeitando seu terno, Hugo entrava com cautela na sala depois de chamado. Respirou fundo. Já havia praticado bastante. Se formou entre os melhores cinco da sua graduação, sempre manteve um exemplo de pontualidade e diligência, e até seus professores costumavam elogiar seu desempenho. Depois de abrir mão de vários momentos de diversão e ociosidade para se dedicar aos estudos, chegara a hora de colher os frutos. Tomou um passo para a sala onde faria sua primeira entrevista de emprego.

- Por favor, sente-se. – Uma mulher de expressão séria apontava-o uma cadeira quando entrou.

Ele se sentou, nervoso. Depois de se ajeitar na cadeira, o que se seguiu foi um momento de silêncio intenso em que nem Hugo, ou nem um dos três avaliadores presentes falavam algo. Os avaliadores o encaravam com uma expressão de decepção e expectativas. Hugo havia tido a impressão que deveria esperá-los falar algo primeiro, mas devido a situação, decidiu se levantar e se apresentar logo.

- Meu nome é Hugo, me formei recentemente, e estou à procura de um emprego no momento, também-

Um dos avaliadores balançou a cabeça.

- Entendo, mas na próxima vez espere até pedimos para você se introduzir, certo?

Hugo acenou com a cabeça e se sentou, pálido.

Um dos avaliadores olhava um caderno em sua mesa e se virou para o candidato.

- Então, por que gostaria de trabalhar nessa empresa? – Perguntava enquanto encarava Hugo intensamente.

- Certo. – Hugo limpou sua garganta e se levantou. – Almejo trabalhar aqui pois se encaixa na minha área e estou interessado nas possibilidades de ascensão que apresenta.

O avaliador olhou para o lado, desapontado.

- Então não é do tipo que se satisfaz com o que tem, huh...

Um outro avaliador se levantou.

- Qual você diria que é seu pior defeito?

Hugo respirou fundo, e falou da forma como tinha ensaiado.

- Eu não consigo tolerar injustiças ocorrendo em minha frente, e faço questão de interferir com qualquer um e fazer o que for possível para resolver a situação.

Dois dos avaliadores se aproximaram e cochicharam algo entre si.

- Entendo, então tem dificuldade em aceitar a opinião dos outros.

A seguir a avaliadora no centro se levantou, olhou nos de Hugo e perguntou:

- Se você fosse um animal, qual seria?

- Um lobo. – Hugo respondeu de forma firme e quase instantânea, como havia treinado. – Eles são ótimos em trabalhar em equipe para alcançar o que um não conseguiria sozinho. Um exemplo de eficiência.

- Dificuldade com... independência... – A avaliadora escrevia no caderno.

Depois de escrever, se virou novamente para Hugo.

- Última pergunta... Quanto tempo você demorou para chegar até aqui?

- Hm? – Hugo não entendeu o propósito da pergunta. – Em torno de meia hora. Não moro longe, mas vim de ônibus.

A avaliadora fez a expressão de maior decepção que fizeram nessa entrevista. Hugo conseguia escutar vagamente eles cochichando entre si.

- Não deve ter carro... – Sussurravam. – Quer promoção... Vai denunciar o que fizermos...

Depois de alguns minutos conversando entre si e fazendo anotações, se viraram para Hugo.

- Obrigado por seu tempo, entraremos em contato até sexta-feira.

Se cumprimentaram, e Hugo foi para casa. Não achou que tinha sido tão bom quanto poderia, mas havia feito o seu melhor e achou os resultados satisfatórios. Receberia uma resposta até o final da semana, e dependendo dos outros candidatos, deveria ter uma boa chance. Estava até otimista.

Infelizmente, na sexta-feira, não recebeu contato algum. Não receberia qualquer tipo de mensagem alguma mesmo após de semanas. A avaliadora principal acabou contratando um sobrinho de um conhecido, após ficar impressionada com o fato de ter conseguido tirar um vírus “XXXXX123” de seu computador.

RCS
Enviado por RCS em 20/06/2017
Código do texto: T6032529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.